Atualizado em 16 de março de 2023.
Tempo de leitura: 9 minutos

Quando estamos tratando de baterias de notebook, sempre existem algumas questões que podem causar dúvidas aos usuários. Afinal, trata-se de um componente complexo e fundamental para que possamos utilizar o aparelho integralmente em nosso dia a dia. 

No texto de hoje, vamos responder 12 dúvidas frequentes sobre a bateria de notebook, que vão te ajudar a entender melhor esse componente tão importante para o funcionamento do computador portátil.

Quais são os componentes da bateria

Primeiramente, é interessante falar da composição da bateria. Você sabe, afinal, o que existe no interior dela. A estrutura de uma bateria é composta por células, componentes principais e que se assemelham a pilhas recarregáveis (a quantidade dependerá do modelo da bateria), que são responsáveis pelo processo de carga e descarga. Também temos a placa controladora, que tem como principal intuito armazenar informações da bateria. Ainda fazem parte da estrutura do componente a carcaça e o driver.

Como descobrir o modelo da bateria do notebook

Quando você precisar trocar sua bateria, é necessário conhecer identificação da bateria do aparelho. Por incrível que pareça, muitas pessoas não sabem qual o modelo de suas baterias. Por isso, acabam errando na hora da compra e, assim, não conseguem utilizar a bateria, devido a falta de compatibilidade.

A forma mais fácil de identificar a bateria do seu computador portátil é através do part number. O part number é uma especie de CPF da bateria, responsável por levar ao usuário a confirmar se aquela bateria específica é compatível com o notebook.  Também existem outras formas menos utilizadas para identificar a bateria. Como exemplos, podemos citar a verificação da voltagem e da amperagem desses componentes. 

Quanto custa uma bateria de notebook

Não há um preço fixo para para definir o valor do componente. Alguns fatores irão podem diretamente o preço da bateria. É o caso do modelo do componente, de sua capacidade, o fato do produto ser de qualidade ou não e também de qual aparelho estamos falando. Notebooks lançados mais recentemente tem a tendência de possuírem baterias com valores mais elevados. Por outro lado, baterias dos chamados notebooks convencionais estarão à venda por preços mais acessíveis. 

Contudo, cuidado com valores muito abaixo do mercado: geralmente, produtos que possuem preços muito pequenos irão trazer prejuízos a seu notebook, ja que se tratam de itens de baixa qualidade. Procure comprar a bateria de seu notebook em lojas especializadas e com credibilidade. 

Qual a melhor bateria de notebook

Respondendo de forma bastante objetiva: a melhor bateria para notebook é aquela que acaba sendo compatível com o modelo da máquina e adquirida a partir de lojas e empresas confiaveis.

Não existe uma bateria universal capaz de atender todos os modelos existentes de notebook. Assim, respeitando os critérios fundamentais (adquirir um modelo compatível em locais confiáveis), você com certeza irá adquirir um componente que executa um bom trabalho junto ao computador portátil.

O que são os ciclos da bateria

Os ciclos da bateria de um notebook são parte fundamental para entendermos como se dá o processo de duração desse componente.  Basicamente, os ciclos da bateria são definidos como a recarga e descarga completa de energia. Nos notebooks, em média, a duração total desses ciclos está entre 300 e 500, dependendo do modelo da bateria. Isso irá resultar em aproximadamente 3 anos de vida útil do componente. 

É importante salientar, porém, que vida útil da bateria é fortemente influenciada pelos hábitos de consumos que os usuários possuem. Dessa maneira, existem diversas recomendações para que os ciclos de vida de uma bateria alcance a sua máxima capacidade no que diz respeito a sua vida útil. Como eh o caso da calibragem da bateria, assunto que abordaremos a seguir. 

Como calibrar a bateria do notebook 

O processo de calibragem da bateria de notebook é o ato de, basicamente, carregar e descarregar o notebook por três vezes seguidas. Se trata de um processo simples e prático, podendo ser feito por qualquer pessoa, e não exigindo nenhum conhecimento técnico específico. Ele é particularmente importante para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Dessa forma, você vai tornar sua bateria mais saudável e consequentemente também conseguirá otimizar o desempenho do componente a médio prazo.

Se você quiser tornar a calibragem mais rápida, também é possível prática algumas ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo, executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Lembrando que sempre ao adquirir um novo produto é necessário realizar a calibragem do notebook.

Como fazer a bateria durar mais

Além da calibragem do notebook, também é possível adotar outras medidas visando a conservação do componente, e, consequentemente, possibilitando que sua vida útil seja maior maior. Entre elas, algumas das principais são: diminuir o brilho da tela e da resolução, não deixar muitos programas abertos simultaneamente, desconectar wireless e periféricos e fechar aplicativos secundários no sistema operacional. 

Entre as dicas relacionadas ao manuseio e cuidado externo do aparelho, indicamos que o usuário não utilize a máquina sob almofadas e travesseiros ou sobre o colo, pois, dessa forma, o aparelho corre o risco de superaquecer, prejudicando diretamente a bateria.

Usar o notebook no colo não é recomendado aos usuários.

Por que a bateria de notebook estufa

Esse é um problema grave e que pode inviabilizar por completo o uso da bateria. O superaquecimento é o principal responsável pelo estufamento da bateria. Na verdade, os dois processos podemos dizer que os dois processos estão diretamente ligados. Alguns circunstâncias podem contribuir para o inconveniente, como processo de fabricação, os materiais usados na confecção das células e até o formato da bateria, que podem afetar o desempenho e causar anomalias.

É necessário também prestar atenção em práticas que podem contribuir com o superaquecimento, como o uso inadequado do notebook em locais como travesseiros, cobertas ou qualquer outra superficie que tem a capacidade de abafar as saidas do aparelho. 

Diferença entre bateria padrão e de alta capacidade

Podemos definir que baterias que tem de 4 a 6 células são consideradas modelos de “baterias padrão”, enquanto que componentes que possuam 8 ou mais células são classificadas como baterias de “alta capacidade” ou “longa duração”. A grande diferença entre elas reside no formato, que acaba possibilitando que as baterias de 8 células ou mais consigam reter mais energia, fazendo com que a autonomia do componente se torne maior (assim como o tamanho da bateria.)

Não existe um número exato, mas geralmente as baterias de alto padrão oferecem entre uma e duas horas a mais de duração da bateria, em comparação direta com os modelos tradicionais. 

Como recuperar bateria de notebook 

 Se realizarmos uma busca simples na internet, encontraremos algumas soluções milagrosas sobre como recuperar a bateria do notebook. Uma das mais comuns é o passo a passo que sugere que a bateria seja colocada no congelador. Outra, é a substituição das células internas do componente. No entanto, não recomendamos que esse tipo de procedimento seja realizado. Isso porque é necessário um grande conhecimento técnico e, além disso, os resultados não são 100% garantidos.

Dessa forma, para otimizar o desempenho da bateria, é recomendado seguir as dicas padrão relacionadas a conservação do componente (como a calibragem da bateria, por exemplo). Essas pequenas e efetivas medidas serão as responsáveis pelo aumento na duração de vida útil de sua bateria.

Como testar uma bateria de notebook 

Os notebooks de marcas como HPDellSamsungAcer, entre outros, costumam trabalhar com o sistema operacional Windows. Este sistema permite que, através de um comando, seja possível visualizar um relatório com os detalhes de opções e uso de energia do aparelho.

Além disso, ele pode ser utilizado para testar a bateria do notebook, visto que também extrai informações sobre a sua capacidade original e última carga completa. Com estes dados é possível, inclusive, avaliar o quanto de desgaste que a sua bateria sofreu e quanto tempo de autonomia o seu laptop suporta. 

Para realizar o teste, o o usuário pode seguir os passos abaixo:

1 – Clique com o botão direito no menu “Iniciar” (janela do Windows), localizado à esquerda da barra de tarefas; 

2 – Selecione a opção “Prompt de Comando (Admin)” e informe sua senha, caso necessário;

3 – Em seguida, digite o comando powercfg /batteryreport /output “C:\battery_report.html”

4 – Pressione a tecla “Enter” e aguarde a exibição da mensagem “Relatório de vida útil da bateria salvo em C:\battery_report.html.”;

5 – Após, feche o Prompt de Comando e abra o Explorador de Arquivos do Windows;

6 – Em “Disco Local (C:)”, a extensão “battery report” deverá aparecer;

7 – Agora, basta você abrir a extensão, clicando sob ela com o botão direito e selecionando o navegador que deverá carregá-la. 

Quando trocar a bateria de notebook 

Assim como outros componentes importantes que fazem parte de um computador portátil, a bateria também irá dar sinais de desgaste. Em alguns casos, esses indicativos serão claros o suficientes para que o usuário perceba que a vida útil da bateria está finalmente chegando ao fim. 

Alguns sinais são: bateria desliga repentinamente, dura menos do que anteriormente e também quando o Sistema Operacional avisa que o nível de bateria está baixo, informando que é necessário conectar o aparelho a uma rede de energia para que ele possa continuar sendo utilizado. Em todos esses casos, é preciso pensar seriamente em substituir o componente por outro modelo.

Quando a bateria descarrega mais rapidamente do que o normal, pode ser um sinal de chegou a hora de substitituir o componente.

Onde comprar bateria para notebook

Para adquirir um produto de qualidade, é recomendado optar por locais que possuem histórico confiável na venda de peças e itens para notebook. Além disso, buscar uma empresa com os melhores produtos e maiores condições de garantia devem ser um diferencial.

BB Baterias se enquadra nesses critérios, e tem disponíveis diferentes modelos de marcas como HP, Dell, Acer, Apple e muitas outras, para atender a todas as suas necessidades.Somos uma empresa especializada no comércio de diversos itens para notebook, como telasfontesteclados e, claro, nossas baterias. Se você estiver precisando substituir componentes de seu computador portátil, é só falar com a equipe da BB Baterias. Nossos consultores estarão preparados para fornecer os melhores produtos do mercado para que você compre sua bateria e possa usufruir do melhor rendimento em seu notebook. Conte conosco!