Atualizado em 12 de abril de 2024.
Tempo de leitura: 5 minutos

Com o tempo de uso, os componentes do notebook passam a sofrer desgastes. As baterias não duram o mesmo que duravam quando eram novas, fazendo o aparelho reduzir seu tempo de autonomia, e as fontes de alimentação podem apresentar quebras no fio quando não armazenadas corretamente, entre outros danos.

Quando se trata da bateria para notebook Dell não é diferente. Ocorrendo o desgaste, é preciso substituir a bateria por uma nova.

Pensando nisso, reunimos neste texto as particularidades e os modelos mais comuns de bateria para notebook Dell. Você ainda vai conhecer as diferenças entre as linhas de notebooks e como verificar o modelo da sua bateria!

Bateria para notebook Dell

Uma vez que passa a perder desempenho, a bateria para notebook Dell precisa ser substituída. Assim sendo, vamos te explicar tudo sobre elas para não ter erro na hora da compra.

Tipos de bateria para notebook

Basicamente, existem dois tipos de bateria para notebook Dell: as baterias do tipo padrão (comuns) e os modelos de alta capacidade. A primeira possui o mesmo tamanho e especificações técnicas da bateria padrão original do aparelho e oferece até 3h de autonomia.

Já a de alta capacidade, permite que você utilize o seu notebook por até 5h longe das tomadas. Alguns notebooks já vêm de fábrica com este tipo de bateria, mas ela também pode ser uma opção para quem deseja maior tempo de autonomia. Isso porque ela pode ser utilizada para substituir um modelo padrão a quem necessita de mais tempo de energia independente.

Cabe mencionar que este tipo de bateria pode apresentar uma saliência em relação ao notebook, podendo ser para baixo ou para cima. Isso acontece devido ao maior número de células que ela possui. Observe:

bateria-para-notebook-dell

É importante salientar, também, que o tempo de duração da bateria do notebook irá variar de acordo com as atividades que você executar. Isto é, quando você utiliza o seu aparelho desconectado da fonte de alimentação para editar fotos e vídeos ou assistir filmes e séries, será exigida uma maior carga de energia para manter o aparelho ligado. Por outro lado, programas básicos, como os de edição de textos, costumam consumir menos bateria.

Leia também
Bateria de notebook: veja tudo o que você precisa saber
Preciso utilizar a mesma marca de bateria do meu notebook?

Linhas de notebook Dell

A Dell possui diferentes linhas de notebook, cada uma focada em um público-alvo específico. As principais são:

Inspiron: é a linha principal da marca, com mais variações e voltada a usuários diversos, sendo separada por séries. Os Dell Inspiron da série 3000 são os modelos de entrada da Dell, com boas máquinas para uso casual, estudar ou até mesmo trabalhar. Os Dell Inspiron série 5000 são indicados para quem não quer um aparelho tão simples em mãos e pode investir um pouco mais para ter um produto melhor. Já os Dell Inspiron Série 7000 contam com os componentes mais avançados e, consequentemente, preços maiores do que os citados anteriormente.

Latitude: os notebooks da linha Dell Latitude são desenvolvidos com vistas ao uso corporativo e vendidos a empresas que precisam de máquinas funcionais, simples e robustas para seus funcionários.

Precision: os notebooks Dell Precision possuem performance para atender às necessidades de criadores e designers. São menores, mais leves e foram criados com materiais de alta qualidade, oferecendo memória ultrarrápida e placa gráfica profissional.

Vostro: os notebooks da linha Dell Vostro foram criados para o uso corporativo de pequenas empresas. Ele possui design profissional, fino e leve para fácil portabilidade a um preço baixo.

Alienware: a linha Dell Alienware é voltada para o público gamer, sendo muito mais agressiva no visual, configurações e preço. Além disso, possui conexões para suportar os acessórios mais atuais e recebem suporte premium da fabricante.

Modelos mais comuns de bateria para notebook Dell

Uma bateria pode ser compatível com mais de um modelo de notebook. Sendo assim, separamos alguns exemplos dos modelos e compatibilidades mais comuns de bateria para notebook Dell para cada uma das linhas citadas:

Bateria para Dell Inspiron

Bateria para Dell Latitude

Bateria para Dell Precision

Bateria para Dell Vostro

Bateria para Dell Alienware

Como verificar o modelo da bateria 

Essa lista acima é apenas uma referência de alguns modelos mais populares. Porém, a Dell possui mais de 1000 diferentes notebooks. Portanto, se o seu modelo não está na lista acima, você precisa consultar na BB Baterias a lista completa com todos os modelos de baterias para notebook Dell.

Outra maneira de encontrar a bateria correta é pelo part number da mesma, que está sempre destacado na etiqueta da bateria original. Para encontrar este código, basta retirar a bateria do seu notebook e identificá-lo. Ele contém números e letras, como J1KND, por exemplo, e também pode aparecer com a nomenclatura “type”, “model ID”, “replace” ou “battery pack”. 

Neste vídeo ensinamos como encontrar o modelo de bateria para notebook Dell, confira:

Esperamos ter te ajudado com essas informações! Mas caso você ainda tenha alguma dúvida sobre bateria para notebook Dell, os modelos mais comuns e suas as particularidades, deixe nos comentários. Você ainda pode entrar em contato conosco por meio do chat do nosso site, pelo Facebook ou pelo nosso perfil no Instagram