Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos
A bateria é um dos principais componentes de um notebook. Se você está precisando de uma nova, saber identificá-la é um processo fundamental para não errar na hora da compra. Neste texto, iremos te auxiliar a identificar o modelo e part number da bateria interna de seu notebook, para que você possa escolher o modelo compatível para o seu aparelho.

Muitos proprietários de notebook têm dificuldade em identificar o modelo de suas baterias. Isso, em muitos casos, acaba levando ao erro na hora da compra e, consequentemente, a não utilização da bateria no aparelho, devido a falta de compatibilidade. Esse equívoco acontece mais do que você imagina, e é preciso estar atento a certas particularidades dos componentes para realizar a escolha certa na hora de substituir sua bateria.

IDENTIFICANDO O PART NUMBER 

O part number pode ser considerado uma espécie de “CPF” da bateria. A identificação dele é primordial para o reconhecimento do modelo de bateria específico e serve, portanto, para auxiliar na hora de escolher um novo produto para seu notebook. Encontrar o part number não é uma tarefa complicada, mas exige atenção do usuário para que erros não sejam cometidos nesse processo.

O primeiro passo é retirar a tampa do equipamento. No caso da bateria interna, não há necessidade de desligar o aparelho e retirar o componente para encontrar o seu part number. Após isso, você deve procurar por um conjunto de número e letras que está inserido na bateria. Esse código pode ser disponibilizado em uma etiqueta ou, então, estar reproduzido diretamente no produto. Antes dos números e letras, você deverá encontrar o identificador a partir de definições como Model, P/N, Type, entre outras. Todos esses termos estão se referindo ao part number da bateria. Saber o part number correto evita problemas de incompatibilidade ao usuário, o que certamente ocasionaria uma “dor de cabeça” desnecessária ao usuário.

Os códigos que compõem o part number são extremamente variados, e irão mudar de acordo com as marcas de notebook. Computadores portáteis da Dell terão formatos de part number diferentes em relação aos lançados pela HP, por exemplo. Isso não significa, no entanto, que determinadas baterias sejam compatíveis apenas com um tipo de notebook. Existem vários modelos que podem ser usadas sem maiores problemas em aparelhos diferentes.

SAIBA MAIS:
Como trocar a bateria interna do notebook

TIPOS DE VOLTAGEM

Embora as diferenças entre as voltagens das baterias mais convencionais sejam muito pequenas entre si, analisar esses números também pode ajudar a identificar o tipo de bateria adequada para cada notebook. As principais voltagens atualmente utilizadas são as de 7.2V / 7.4V, 10.8V / 11.1V e 14.4V / 14.8V. Essa últimas são as voltagens referentes aos modelos de alto desempenho, que proporcionam uma autonomia maior a bateria.

As voltagens variam de acordo com as células presentes em cada componente. Quanto maior a quantidade de células uma bateria tiver, maior será seu tempo útil de duração. Ela também pode apresentar variações de acordo com o agrupamento de células e, dependendo da arquitetura do modelo de notebook, é possível adicionar uma bateria com uma voltagem diferente da original.

Em destaque, podemos ver o part number de bateria modelo Dell e, logo abaixo, as informações de voltagem do componente.

Escolhendo a bateria correta para seu notebook

Após tomar todos esses cuidados, você estará apto a escolher a bateria mais adequada ao seu tipo de aparelho. Identificando o part number e as voltagens dos modelos, o próximo passo é realizar a compra de um novo produto. Você certamente estará buscando um local especializado em baterias para notebook, reconhecido pela excelência em atendimento e que possa oferecer os melhores produtos, com a maiores condições de garantia do mercado.

A BB Baterias possui todos esses predicados e atua há mais de 10 anos na venda de produtos de alta qualidade para notebooks. Além das baterias, possuímos diversos outros itens, como telas, teclados e fontes. Temos uma linha completa para seu aparelho, e estamos sempre prontos para lhe atender e solucionar todas as suas dúvidas, em tudo que envolva o universo dos notebooks.