Atualizado em 8 de outubro de 2020.
Tempo de leitura: 5 minutos

Nos dias de hoje, o notebook se tornou uma ferramenta fundamental, em nosso rotina de estudo, trabalho ou mesmo nos momentos de lazer. Por isso, quanto melhor for o seu desempenho, melhor será a execução de nossas tarefas. 

Dentro desse contexto, é essencial que a bateria de nosso aparelho apresente um rendimento adequado. Para isso, existem algumas dicas e recomendações que tem o intuito de preservar e aumentar a vida util do componente. Nesse texto, vamos te mostrar algumas delas, para que você possa usufruir de seu notebook da melhor maneira possível. Acompanhe! 

A IMPORTÂNCIA DA BATERIA DO NOTEBOOK

Os notebooks que usamos se aproveitam das baterias para eliminar a necessidade de manter o aparelho ligado a uma tomada o tempo todo. Antigamente, as baterias eram feitas a partir de um elemento chamado níquel-cádmio. Hoje, todas são compostas de lítio e não viciam ao longo do uso. Essa mudança foi um avanço essencial para garantir um deslocamento facilitado dos usuários sem interromper as atividades e o pleno funcionamento da máquina. 

Na estrutura de um notebook, a bateria é a peça responsável por armazenar e fornecer a energia necessária para o funcionamento dos demais componentes. Sua vida útil é medida em ciclos, sendo que cada um corresponde a uma carga e descarga completa do aparelho. Ela pode passar entre 300 e 500 vezes por esse processo dependendo da qualidade da célula de bateria utilizada pelo fabricante. 

Por essas razões, esse componente é extremamente importante para seu computador portátil e a sua conservação deve ser levada bastante a sério. Se você quer fazer a bateria de seu notebook  Acer, Dell, HP ou qualquer notebook de outra marca durar mais, siga nossas dicas abaixo.

Leia também
FAÇA SUA FONTE DE NOTEBOOK DURAR MAIS
SINAIS QUE INDICAM A HORA DE TROCAR A FONTE DO NOTEBOOK

COMO FAZER SUA BATERIA DE NOTEBOOK DURAR MAIS

Existem algumas dicas básicas que você pode aplicar em seu notebook visando uma melhor performance de sua bateria. Elas irão ajudar o componente a durar mais e devem ser seguidas a risca, para que a chance de sucesso nos procedimentos seja maior.

REDUZA O BRILHO DA TELA

Essa pode ser a recomendação mais simples, mas será bastante útil. Se você estiver precisando economizar energia, o indicado é reduzir a iluminação da tela até um nível apenas suficiente para você enxergar o que está fazendo. Cada notebook tem seus próprios atalhos e teclas específicas para fazer isso, mas sempre é possível também por meio do sistema Windows.

DIMINUA A RESOLUÇÃO

Quanto maior a resolução da tela, mais pixels ela precisa processar por vez e, com isso, mais energia ela gasta. Se você estiver simplesmente digitando um texto, a resolução Full HD não vai fazer diferença. Dessa maneira, caso precise economizar bateria, ‘e possivel ganhar algum tempo de vida útil apenas diminuindo a resolução da tela. Para fazer isso, clique com o botão direito na área de trabalho, selecione “Configurações de exibição”, depois “Configurações de vídeo avançadas” e, então, escolha a resolução.

NÃO DEIXE ABERTO MUITOS PROGRAMAS SIMULTANEAMENTE

De forma geral, abrir muitos programas ao mesmo tempo faz com que o computador trabalhe mais e, consequentemente, gaste mais bateria. Isso é especialmente ruim quando você possui pouca memória RAM. Quando a RAM fica lotada, o aparelho passa a utilizar o processador para troca entre arquivos de programas diferentes, o que faz com que o consumo de energia aumente mais ainda. Além de ser melhor para a sua produtividade, realizar uma tarefa por vez irá fazer sua bateria do notebook durar mais. 

UTILIZE APLICATIVOS MAIS SIMPLES SEMPRE QUE POSSÍVEL

Programas mais pesados irão gastar mais bateria, se comparado a programas mais leves. Substituí-los por alternativas mais simples pode ser uma boa opção para fazer a bateria de seu notebook durar mais. Como exemplo: se você quiser fazer anotações simples, procure utilizar o Bloco de Notas do Windows em vez do Microsoft Word, sempre que for possível.

DESCONECTE O WIRELESS E PERIFÉRICOS

Desligue o Wi-Fi e o Bluetooth quando você não estiver utilizando esses recursos. Os dois usam a energia da bateria para procurar redes disponíveis e dispositivos e, portanto, mantê-los ligados também é uma forma de desperdiçar energia da bateria.

EVITE UTILIZAR O NOTEBOOK SOB ALMOFADAS OU TRAVESSEIROS

Usar seu computador portátil sobre almofadas, travesseiros ou cobertores pode diminuir o tempo de vida útil da bateria. O motivo eh que esses componentes rendem melhor em temperatura ambiente e, quando você coloca o aparelho sobre esses objetos, aquece o material, prejudicando a médio prazo o funcionamento da bateria.

DESATIVAR APLICATIVOS EM SEGUNDO PLANO NO SISTEMA WINDOWS

Essa é uma dica bastante simples, mas muitos usuários nem a conhecem. Para desativar os chamados aplicativos em segundo plano de seu sistema Windows, basta acessar Configurações. Em seguida, clique em Privacidade. Uma nova aba será aberta, e nela, você encontrará disponível a função aplicativos em segundo plano. Chegando até aqui, basta desativar esse modo para ajudar a sua bateria a durar mais.

Modelo de bateria da marca BestBattery®.

QUANDO SUBSTITUIR A BATERIA DO NOTEBOOK 

Mesmo se levarmos as dicas a respeito da conservação da bateria ao pé da letra, em algum momento o componente irá, inevitavelmente, esgotar sua capacidade por completo. Existem alguns indícios que podem mostrar ao usuário que esse momento está próximo de acontecer. Como, por exemplo, quando a carga da bateria esgota rapidamente. Ou, então, com avisos que próprio notebook nos dá. As mensagens variam de acordo com o modelo e sistema operacional instalado. Alguns podem, por exemplo, apresentar a mensagem logo ao iniciar a máquina, informando que é necessário se conectar a uma rede de energia para funcionar.  

Outros indícios incluem o desligamento repentino do equipamento e problemas relacionados ao uso de baterias de baixa qualidade. Essas baterias não irão apresentar o desempenho recomendado e, dessa forma, não são indicadas ao usuário que deseja um componente eficiente e durável. 

Se o seu aparelho apresenta algum desses sintomas, pode significar que chegou a hora de substituir o componente. 

ONDE COMPRAR BATERIA PARA NOTEBOOK 

A partir do momento em que você constata a necessidade da reposição de sua bateria, devem ser levados em consideração alguns critérios para identificar um local adequado e de confiança para realizar a compra de um novo produto. Empresas que possuem uma marca própria, as maiores garantias e um atendimento pós-venda diferenciado certamente estão no topo entre os locais mais indicados para adquirir uma nova bateria.

A BB Baterias atende a esses requisitos. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontes, teclados, telas e outros acessórios. Uma empresa que é reconhecida pela sua eficácia, qualidade e seriedade.


Você poderá fazer a escolha de sua nova bateria em nosso site. Lá, você encontrará uma ampla variedade de modelos, das principais marcas do mercado. Temos certeza que você irá achar a melhor bateria para o seu notebook, com as melhores condições de pagamento, 14 meses de garantia e com um serviço de atendimento ao cliente diferenciado. Estamos esperando por você!