Atualizado em 14 de julho de 2021.
Tempo de leitura: 7 minutos

Quem tem um notebook pode aproveitar a sensação de liberdade que o aparelho oferece por propiciar maior mobilidade. No entanto, é comum ouvirmos das pessoas problemas relacionados ao notebook esquentando demais.

A identificação dessa situação não é uma tarefa muito difícil: ela pode ser realizada por meio da simples percepção, ao sentir o notebook muito quente, e em situações em que o computador reinicia sozinho ou exibe uma tela azul informando o superaquecimento.

Mas, se o sintoma é fácil de ser percebido, o tratamento nem sempre é tão simples. Para saber o que fazer, é necessário, primeiro, identificar o motivo pelo qual o notebook está esquentando para depois saber qual a manutenção que deve ser realizada. Neste post, listamos situações comuns que podem ocasionar o superaquecimento de notebooks. Confira!

Como identificar que seu notebook está esquentando? 

Muitos usuários ainda possuem dúvidas a respeito desta questão. Existe, é claro, a percepção manual. Em vários momentos, é transportando ou manuseando o computador portátil que se percebe uma temperatura acima do normal. No entanto, em determinados momentos, a demora na identificação desse problema pode prejudicar consideravelmente o desempenho do notebook, podendo, se a situação se agravar, inviabilizar defenitivamente o uso do aparelho,

Antes de qualquer coisa, é importante saber diferenciar a temperatura padrão de funcionamento do seu notebook de quando ele realmente está superaquecendo.

Todo notebook naturalmente terá uma temperatura maior, no momento em que estiver ligado e funcionando. Para saber quando ele ultrapassa essa zona e começa a esquentar acima do normal, o ideal é ficar atento ao funcionamento das ventoinhas (ou coolers). Ao sinal de qualquer anormalidade nesses componentes, é normal que elas comecem a funcionar mais rapidamente, na tentativa de dissipar o calor. Sinal de que algo está errado.

Como monitorar que seu notebook está esquentando

Uma outra boa maneira de monitorar a temperatura do seu notebook é instalar softwares como o HWMonitor e o SpeedFan. Eles são capazes de informar se o cooler está trabalhando acima do normal, como também precisar qual componente está superaquecendo.

Outro indicativo de que pode haver algo de errado é a redução de desempenho do seu computador. Se você perceber que ele está esquentando mais que o normal e isso vier associado a uma lentidão fora do comum no sistema, é possível que seu computador portátil tenha reduzido o clock do processador, visando diminuir a temperatura da máquina.

Por fim, outro sinal que definitivamente aponta algo errado — talvez o mais grave entre todos — são os desligamentos repentinos. Se o sistema não puder fazer mais nada para reduzir a temperatura do seu computador, ele forçará o desligamento da máquina para prevenir que os componentes que fazem parte da máquina se danifique. Se isso acontecer com frequência, é sinal de que existe um problema em seu notebook, que provavelmente está relacionado a um superaquecimento.

Leia também
8 dicas para deixar seu notebook mais rápido
Conheça as diferenças entre o HD e o SSD

Os fatores que fazem seu notebook esquentar excessivamente 

Existem diversos motivos que podem fazer com que seu notebook esquentem de forma excessiva, podendo até mesmo ocasionar um superaquecimento na máquina. Esses fatores podem estar ligados a questões de hardware (componentes da máquina, itens físicos como bateria, SSD e processador) e de software (os programas que fazem parte de um sistema operacional). 

Abaixo, veremos quais são as principais causas para o aquecimento do notebook, e como evitar que esses fatores possam colocar em risco a saúde de seu aparelho. 

Saída de ar obstruída

É comum o dono do notebook utilizá-lo nas mais diferentes situações e posições, inclusive apoiando no colo, em cima da cama ou em cima de um travesseiro, por exemplo. O problema é que boa parte dos notebooks tem suas saídas de ar na parte lateral ou na parte inferior.

Isso significa que, dependendo da superfície em que o notebook é utilizado, a saída de ar pode ser obstruída. Com isso, o notebook não consegue tirar o ar quente do seu sistema, o que acaba aumentando sua temperatura.

A solução para isso pode ser simples: utilizar o notebook em superfícies planas, como mesas, ou em suportes específicos. Outra dica é utilizar uma mesa de notebook, que você pode levar em qualquer lugar para colocar em cima do seu colo. Há, inclusive, opções de mesas com coolers extras, que ajudam no resfriamento do notebook.

notebook-esquentando
Saídas de ar obstruídas pode ser o motivo do notebook esquentando

Cooler com defeito

O cooler é o “ventilador” do notebook. Ele é a peça responsável por fazer o ar girar dentro dos sistemas. No entanto, essa peça pode apresentar alguns problemas, que vão desde o acúmulo de sujeira, que o impede de girar normalmente, até um problema permanente, como ter queimado.

Para identificar o problema no cooler, é importante ficar atento aos sons do notebook. Barulhos demais — ou até de menos! — podem significar um cooler com funcionamento anormal. Se o problema for apenas sujeira, uma limpeza simples pode resolver. Em outros casos, pode ser necessária a troca desse componente para evitar o notebook esquentando.

Pasta térmica seca

A pasta térmica é um componente que fica entre o cooler e o processador e serve para que o resfriamento desse item seja realizado de modo mais eficaz. No entanto, não é incomum que a pasta térmica seque e tenha seu efeito prejudicado. O sintoma direto disso são travamentos aleatórios dos programas, depois de um certo tempo de uso do note.

Essa situação, apesar de simples de resolver — basta uma assistência técnica reaplicar a pasta térmica —, pode gerar problemas graves nos notebooks que estão esquentando, como os travamentos citados ou até mesmo a queima do processador.

notebook-esquentando
Pasta térmica seca também pode ser motivo do notebook esquentando.

Programas rodando excessivamente

É comum, com o passar dos dias, adicionarmos cada vez mais programas no nosso notebook. Além disso, os próprios programas existentes vão ficando pesados, por exemplo, o gerenciador de e-mail com muitas mensagens. Quando o processador ficar excessivamente sobrecarregado por estar rodando muitos programas ao mesmo tempo, ele consome mais energia e por consequência gera mais calor.

Confira no gerenciador de tarefas do Windows ou do Mac como está a porcentagem (%) do uso do processador. Se estiver continuamente acima de 60 ou 70%, provavelmente é sinal de sobrecarga.

Um notebook esquentando frequentemente pode gerar problemas na bateria. Por isso, se você teve esse problema em seu aparelho, pode ser que tenha chegado a hora de trocá-la. Para você entender mais sobre esse assunto, preparamos um post específico para falar sobre qual o melhor momento de trocar a bateria. Não deixe de conferir e saiba se está na hora de trocar a sua!

Dicas para evitar que o notebook esquente demais

Para evitar que seu notebook esquente demais, a ponto de comprometer seu desempenho e as tarefas que precisam ser desenvolvidas no aparelho, considere as recomendações abaixo.

Não transporte o notebook ligado

É necessário certo cuidado para transportar o dispositivo. É comum ver as pessoas movendo o aparelho ligado no modo repouso ou hibernação. Contudo, essa não é a maneira ideal e poderá trazer um desgaste desnecessário. visto que o aparelho não está sendo utilizado.
Sempre desligue o notebook antes de fechá-lo. Essa medida impedirá o desligamento incorreto e, consequentemente, contribuirá para impedir seu aquecimento.

Não apoie o notebook na cama ou sofá

Por ser portátil, a flexibilidade de um notebook é ampla em diferentes lugares. Usá-lo na cama ou em um sofá, apesar de ser muito comum e bastante confortável, não é o procedimento ideal. Uma superfície plana é o melhor local para o apoio do aparelho, evitando que a ventilação seja tampada, permitindo, assim, que a máquina consiga aproveitar a própria capacidade de aspirar e ejetar o ar para manter a sua temperatura adequada

Quando o aparelho está apoiado em cobertas, o “cooler” terá que executar um esforço maior para conservar a temperatura sob controle, isso causa um menor tempo de vida útil do notebook. Um suporte portátil é o mais recomendado para superfícies que podem não ser planas, como cobertores, camas e sofás.

Limpe saídas e entradas de ar regularmente

A limpeza nas saídas de ar do notebook pode ser feita por um usuário comum (pois não exige grande conhecimento técnico), apenas sendo necessário o uso de pincéis ou cotonetes no dia a dia para tirar o pó e as demais impurezas que podem se armazenar no local. Panos e tecidos, que não soltam fiapos, também podem ser aliados nessa tarefa. Não é necessário usar produtos abrasivos e de multiuso.

Em uma manutenção preventiva, um pouco mais complexa, um técnico profissional poderá fazer uma desmontagem total do notebook, limpeza da placa mãe, memória, processador, cooler e dissipador de calor, e uma substituição da pasta térmica. A medida eliminará a poeira, pelos de animais que acabam gerando um superaquecimento por entrarem no sistema de resfriamento e o obstruindo. Para esse procedimento, leve seu aparelho para uma assistência técnica de confiança, para minimizar os riscos de danificar algum componente no processo.

Use coolers externos

Os coolers são excelentes acessórios para prolongar a vida útil do notebook e impedir o superaquecimento, pois aumentam a capacidade de resfriamento. Existem produtos de diversos tamanhos para se adaptarem à sua necessidade de portabilidade. De acordo com o MakeUseOf, é preciso verificar se o seu dispositivo puxa o ar de baixo para cima e se o cooler “sopra o ar para cima” para que o seu uso seja eficiente.

Para essas e outros dicas sobre notebooks, continue acompanhando o conteúdo em nosso blog. Também estamos no Instagram e em nosso canal no Youtube. A BB Baterias está sempre a disposição para te ajudar!