Calibrar a bateria do notebook é recomendado em mais de uma situação. Você deve fazer este procedimento ao comprar uma bateria nova, um notebook novo ou quando ela começa apresentar um desempenho inferior. Neste texto vamos te explicar porque é importante fazer a calibragem e como ela deve ser feita. Acompanhe!

Por que calibrar a bateria do notebook?

Ainda que não exista mais “bateria viciada”, com o uso a bateria do notebook sofre desgastes causados por reações químicas. E estes, por sua vez, fazem com que o tempo de autonomia do aparelho diminua gradativamente.

Atualmente, todas as baterias, seja de notebook, smartphone, câmera ou qualquer outro dispositivo, são fabricadas com lítio. No caso dos computadores portáteis, elas podem conter de 3 a 12 células interligadas, as quais fornecem energia ao aparelho.

A bateria de notebook possui um “medidor interno”, chamado de chipset, que faz a leitura de quanta carga está disponível em cada célula, calculando a média entre elas, e envia essa informação para o sistema operacional. Este, por sua vez, irá informar ao usuário o restante de carga e o seu tempo de duração.

Acontece que, ao longo do tempo, o chipset pode começar a fazer isso incorretamente. Isso porque o cálculo não é preciso, uma vez que as células não possuem o mesmo nível de energia e ele não é capaz de identificar a capacidade exata de cada uma delas.

Sendo assim, calibrar a bateria do notebook faz-se necessário para equalizar o nível de energia de cada célula. Assim, evita-se problemas de desligamento repentino e diminui-se o tempo necessário para dar carga à bateria.

calibrar-a-bateria-do-notebook

Saiba mais
Bateria de notebook: veja tudo o que você precisa saber
Tem como recuperar bateria de notebook? Descubra já!

Como fazer o processo de calibragem?

Como calibrar a bateria do notebook é uma pergunta bastante frequente aos que dependem do bom funcionamento da mesma para executar tarefas. O processo é simples, mas, por vezes, pode se tornar cansativo.

A calibragem consiste em carregar e descarregar completamente a bateria de três a seis vezes consecutivas.  No entanto, para tornar o procedimento mais prático, você pose seguir nossas dicas:

  1. Desative a função de bloqueio de tela e de hibernar o notebook após um tempo sem utilizá-lo.
  2. Coloque o brilho no máximo.
  3. Execute programas pesados ou acesse sites que consomem bastante bateria, como os de streaming.

Fique tranquilo, você pode utilizar seu notebook normalmente enquanto realiza o processo de calibragem da bateria. Além disso, após calibrar a bateria do notebook, não esqueça de retomar às configurações anteriores.

A cada quanto tempo é preciso calibrar a bateria?

A calibragem deve ser feita toda vez que se adquire uma bateria nova ou um aparelho novo. Além disso, você pode realizá-la quando percebe alguma perda no seu desempenho.

Aquém dos casos citados acima, você deve calibrar a bateria do notebook a cada 3 meses, pelo menos. Assim, você garante que ela funcione perfeitamente e aumenta o seu tempo de vida útil.

Mas atenção: o ato de descarregar a bateria completamente só é indicado no processo de calibragem. Em outros casos, é recomendado que você evite deixar a sua bateria com menos de 20% de carga – principalmente se for deixar o seu notebook muito tempo sem uso. Isso porque, ainda que com o aparelho desligado, o chipset continua a consumir energia do dispositivo. Porém, caso ele esteja completamente descarregado, o mesmo pode vir a queimar.

Calibrar a bateria do notebook às vezes pode não funcionar em casos em que se pretende recuperar seu desempenho, uma vez que pode ter esgotado a sua vida útil. Nestas situações, o indicado é substituir o dispositivo antigo por um novo. Para isso, você pode fazer sua compra online, em um site seguro e que ofereça um ótimo prazo de garantia.

Se você ficou com alguma dúvida sobre como calibrar a bateria do notebook, deixe nos comentários! Não se esqueça, também, de assistir ao vídeo em que explicamos o passo a passo e contar para a gente o que você achou!