Atualizado em 27 de julho de 2022.
Tempo de leitura: 18 minutos

Vocé já ouviu falar a respeito do processo de calibragem do notebook? Ele é um importante aliado visando a extensão da vida útil de sua bateria. Por se tratar de um procedimento simples e rápido, diversos usuários de notebook podem usufruir de seus benefícios de forma prática.  Calibrar a bateria de seu notebook é recomendado em mais de uma situação. Você deve fazer este procedimento ao comprar uma bateria nova, um notebook novo ou quando ela começa apresentar um desempenho inferior.

Neste texto, vamos te explicar porque é importante fazer a calibragem e de que maneira ela deve ser feita. 

Por que calibrar a bateria do notebook?

Ainda que não exista mais “bateria viciada”, a partir das novas composições das baterias presentes no mercado atualmente, com o uso diário, a bateria do notebook sofre desgastes causados por reações químicas. E estes, por sua vez, fazem com que o tempo de autonomia do aparelho diminua gradativamente.

Atualmente, todas as baterias, seja de notebook, smartphone, câmera ou qualquer outro dispositivo, são fabricadas com lítio. No caso dos computadores portáteis, elas podem conter de 3 a 12 células interligadas, as quais fornecem energia ao aparelho.

A bateria de notebook possui um “medidor interno”, chamado de chipset, que faz a leitura de quanta carga está disponível em cada célula, calculando a média entre elas, e envia essa informação para o sistema operacional. Este, por sua vez, irá informar ao usuário o restante de carga e o seu tempo de duração.

Acontece que, ao longo do tempo, o chipset pode começar a fazer isso incorretamente. Isso porque o cálculo não é preciso, uma vez que as células não possuem o mesmo nível de energia e ele não é capaz de identificar a capacidade exata de cada uma delas.

Sendo assim, calibrar a bateria do notebook se faz necessário para equalizar o nível de energia de cada célula. Assim, evita-se problemas de desligamento repentino e diminui-se o tempo necessário para dar carga à bateria.

calibrar-a-bateria-do-notebook

Como fazer o processo de calibragem?

Muitos usuários de notebook ainda tem dúvidas ao respeito da maneira correta de calibrar a bateria e, assim, essa se torna uma pergunta bastante frequente para quem depende do bom funcionamento do computador portátil para executar tarefas. O processo é simples e prático, e pode ser feito por qualquer pessoa.

A calibragem consiste em carregar e descarregar completamente a bateria de três a seis vezes consecutivas. Quando o nível de bateria chegar a 100%, é necessário fazer com que o aparelho desligue sozinho. Você pode esperar para que isso ocorra naturalmente ou, então, para tornar o procedimento mais prático, você pode seguir nossas dicas:

  1. Desative a função de bloqueio de tela e de hibernar o notebook após um tempo sem utilizá-lo.
  2. Coloque o brilho no máximo.
  3. Execute programas pesados ou acesse sites que consomem bastante bateria, como os de streaming.

Além disso, existem alguns outros procedimentos que podem te ajudar a realizar o processo de calibragem de forma mais acelerada.

1) Vá ao “Menu Iniciar” e em seguida acesse o “Painel de Controle”. Caso ele não esteja facilmente visível, é preciso apenas pesquisar pelo nome ‘Painel’ no campo de pesquisa do Windows 10, como consta abaixo.

2) Depois de acessar o Painel de Controle, vá até a opção “Hardware e sons”. Chegando lá, clique em seu nome para abrir uma nova janela de opções. Caso clique em alguma opção específica (e não no título da seção), é possível que essa nova janela não abra. Assim, clique no título da seção.

3) Entrando em Hardware e Sons, clique em “Opções de energia” para acessar os comandos próprios de controle do gasto de energia da sua bateria.

4) Aqui, existem duas opções básicas de plano de gasto de energia. Um otimizado, onde o notebook usará o máximo possível de suas funcionalidades, independente do gasto de energia que tive. E outro, chamado de modo “econômico”, onde o notebook priorizará funções básicas e removerá o gasto em outras ações não tão importantes, como o brilho da tela, por exemplo. Independente do plano que você estiver utilizando (o que estiver marcado com um ponto). é preciso clicar em “Alterar configurações do plano”.

5) Nessa parte, podemos escolher o que o notebook fará por inatividade. É importante lembrar que essas configurações afetam algumas atividades que não são consideradas exatamente como atividades pelo notebook.

Por exemplo, caso você pretenda deixar seu notebook fazendo um download muito grande ou atualizando um programa durante a noite toda, é bom deixar a configuração de “Suspender atividade do computador” marcada como “Nunca”. Assim, você evita a possibilidade do seu aparelho desligar durante o download, por exemplo.

Contudo, caso não tenha interesse em manter o notebook ligado por muito tempo sozinho, basta escolher o tempo que levará para ele ser desligado. Após configurar da maneira que você preferir esta parte, clique em “Alterar configurações de energia avançadas”.

6) Por fim, chegamos a um momento crucial do tutorial. Nas opções de Bateria, foque em alterar algumas configurações específicas. Assim, a “Ação de Bateria Crítica” deve estar configurada como Hibernar em todas as situações. Além disso, a seção “Nível de Bateria Crítica” deve estar pelo menos em 5%. Entretanto, você pode diminuir ainda mais este valor, caso queira.

É importante lembrar de recolocar as configurações no modo original após o processo de calibragem, para não prejudicar o desempenho da bateria enquanto o aparelho está sendo utilizado.

No vídeo abaixo, você terá uma visão didática de como realizar o procedimento.

As principais vantagens ao calibrar a bateria do notebook

Ao realizar o procedimento de calibragem do componente, você estará dando a sua bateria níveis iguais de energia para cada uma de suas células, e consertando qualquer tipo de problema a respeito desse nivelamento de energia. Além disso, você também estará combatendo problemas inconvenientes, como o desligamento precoce do aparelho, por exemplo.

Calibrar a bateria do notebook também é útil para diminuir o tempo de carregamento do componente. De forma geral, podemos afirmar que calibrar a bateria de seu notebook é uma das medidas de cuidado mais importantes para esse item tão importante para o funcionamento da máquina.

LEIA TAMBÉM
Conheça os ciclos de energia das baterias
Principais dúvidas a respeito das baterias de notebook

A cada quanto tempo é preciso calibrar a bateria?

A calibragem deve ser feita toda vez que se adquire uma bateria nova ou um aparelho novo. Além disso, você pode realizá-la quando percebe alguma perda no seu desempenho.

Aquém dos casos citados acima, você deve calibrar a bateria do notebook a cada 3 meses, pelo menos. Assim, você garante que ela funcione perfeitamente e aumenta o seu tempo de vida útil.

Mas atenção: o ato de descarregar a bateria completamente só é indicado no processo de calibragem. Em outros casos, é recomendado que você evite deixar a sua bateria com menos de 20% de carga – principalmente se for deixar o seu notebook muito tempo sem uso. Isso porque, ainda que com o aparelho desligado, o chipset continua a consumir energia do dispositivo. Porém, caso ele esteja completamente descarregado, o mesmo pode vir a queimar.

Calibrar a bateria do notebook às vezes pode não funcionar em casos em que se pretende recuperar seu desempenho, uma vez que pode ter esgotado a sua vida útil. Nestas situações, o indicado é substituir o dispositivo antigo por um novo. Para isso, você pode fazer sua compra online, em um site seguro e que ofereça um ótimo prazo de garantia.

Ao calibrar regularmente sua bateria, você está contribuindo na conservação desse componente tão importante para seu notebook.

Como aumentar a vida útil de seu notebook?

Além de calibrar a bateria do notebook, processo que, como já vimos, é fundamental visando a conservação do componente, existem outras maneiras de preservar esse item tão importante e, consequentemente, aumentar sua vida útil. Para isso, basta adotar medidas bastante simples, mas que poderão fazer a diferença para o componente. Abaixo, listamos algumas ações que contribuem na conservação da bateria.

LIMPE A BATERIA COM FREQUÊNCIA

A bateria entra em contato com o notebook via conectores metálicos. Por isso, uma das formas de tornar a vida útil da bateria do notebook mais proveitosa é limpá-la frequentemente — em média, de dois em dois meses. Isso garante uma conectividade melhor entre os contatos e otimiza a transferência de energia.

Para limpar, utilize um pano que não solte pelos ou pedaços, sendo ele seco ou com álcool — evite outros ativos químicos para não danificá-la — e, após a limpeza, espere até que a bateria esteja totalmente seca. Conecte-a novamente ao notebook somente após essa etapa.

DESLIGUE O APARELHO QUANDO NÃO ESTIVER UTILIZANDO

Por mais óbvia que possa parecer, essa recomendação não é seguida por muitos usuários. A maioria dos usuários costuma apenas fechar a tampa do notebook ou deixá-lo parado em “stand by”. No entanto, este modo de “encerrar” o computador portátil é uma das responsáveis por consumir grande parte da bateria nos instantes em que você deixa o sistema parado. 

A seguinte situação já pode ter acontecido com você: carregar por completo a bateria do notebook e reutilizá-lo alguns dias após, apenas fechando a tampa ou deixando o aparelho parado. Quando você ativa o sistema, a bateria está zerada ou praticamente em seu final. Isto é mais comum do que você imagina e é a prova de que o aparelho realmente gasta muita energia, mesmo quando não o estamos utilizando. 

CONFIGURAR A ENERGIA DO SISTEMA

A etapa de configuração é esquecida por muitos. Uma das formas mais simples de prolongar a vida útil é alterar as configurações de energia no sistema operacional para que se economize mais.

O brilho excessivo, o não desligamento da tela quando há muito tempo ocioso ou a abertura de muitos programas pesados podem gerar uso excessivo da bateria. Isto faz com que ela dure menos horas do que o especificado e, assim, gaste um maior número de ciclos.

NÃO UTILIZAR O NOTEBOOK EM AMBIENTES MUITO QUENTES OU SEM VENTILAÇÃO

Já observou que, algumas vezes, seu notebook aquece demais? Isso pode acarretar uma diminuição do tempo de vida da bateria.

A regra é que, quando ambiente onde você está apresentar uma temperatura muito alta, se evite utilizar o aparelho. Outro cuidado é não utilizar o notebook sobre superfícies que dificultem a ventilação, o que também causa superaquecimento.

Caso você precise usar o equipamento em um ambiente assim ou verifique que o aparelho anda aquecendo demais, pode ser interessante buscar alternativas para refrigerar seu notebook.

EVITAR A DESCARGA COMPLETA DA BATERIA

Normalmente isso é uma dúvida do usuário. Não deixe que sua bateria descarregue completamente. Se possível, após indicar que você tem apenas 10% de energia restante, conecte o dispositivo para que seja recarregado. Deixar que a bateria descarregue por completo pode diminuir o seu tempo de vida útil.

USAR O NOTEBOOK CONECTADO À TOMADA SEMPRE QUE POSSÍVEL

Se você tem uma tomada por perto, é melhor trabalhar com o notebook conectado. Nos sistemas atuais, assim que a bateria atinge os 100% de carga, o aparelho passa a utilizar a corrente elétrica normalmente, sem utilizar a bateria, o que prolonga a sua vida útil.

A bateria também serve para equilibrar a corrente elétrica. Ela funciona como um nobreak, ajustando a corrente para o notebook em casos de oscilações. Desta forma, mesmo conectado, é sempre bom manter a bateria no aparelho.

Quando substituir a bateria do notebook

Como você já sabe, todos os itens do computador portátil tem um tempo limitado de funcionamento. Com a bateria, não é diferente. Calibrar a bateria do notebook é muito importante para a conservação do componente mas, em algum momento, a bateria dará sinais de esgotamento irreversíveis. A vida útil de uma bateria tem duração média de 3 a 5 anos, a depender dos ciclos de energia que são gastos ao longo desse período. Dessa forma, é natural que, ao alcançar esse período de uso, o componente vá gradativamente diminuindo de desempenho.

Entre outros indicativos que podem indicar a hora de trocar a bateria de notebook podemos citar os avisos do sistema operacional, além, é claro, do tempo de autonomia que a bateria possui. Se o aparelho desliga automaticamente ou então tem pouca duração longe das tomadas (mesmo com o procedimento de calibragem feito), é sinal de que o item está em estado avançado de desgaste e, portanto, deve ser substituído. Nesse texto, falamos um pouco a respeito das melhores opções para substituir sua bateria.

Testando a bateria de seu aparelho

Caso você tenha dúvidas a respeito do desempenho de sua bateria, existe uma ferramenta disponibilizada pelo sistema operacional que pode ajudar. Os notebooks de marcas como HP, Dell, Samsung, Acer, entre outros, costumam trabalhar com o sistema operacional Windows. Este sistema permite que, através de um comando, seja possível visualizar um relatório com os detalhes de opções e uso de energia do aparelho.

Além disso, ele pode ser utilizado para testar a bateria do notebook, visto que também extrai informações sobre a sua capacidade original e última carga completa. Com estes dados é possível, inclusive, avaliar o quanto de desgaste que a sua bateria sofreu e quanto tempo de autonomia o seu laptop suporta. Para conferir essas informações, siga os passos abaixo.

1 – Clique com o botão direito no menu “Iniciar” (janela do Windows), localizado à esquerda da barra de tarefas;

2 – Selecione a opção “Prompt de Comando (Admin)” e informe sua senha, caso necessário;

3 – Em seguida, digite o comando powercfg /batteryreport /output “C:\battery_report.html”

4 – Pressione a tecla “Enter” e aguarde a exibição da mensagem “Relatório de vida útil da bateria salvo em C:\battery_report.html.”;

5 – Após, feche o Prompt de Comando e abra o Explorador de Arquivos do Windows;

6 – Em “Disco Local (C:)”, a extensão “battery report” deverá aparecer;

7 – Agora, basta você abrir a extensão, clicando sob ela com o botão direito e selecionando o navegador que deverá carregá-la.

Como descobrir o modelo correto da bateria

Para efetuar a compora o modelo correto para seu computador portátil. é importante que seja feita a identificação da bateria do aparelho, pois muitos proprietários de notebook ainda encontram algumas dificuldades para identificar o modelo de suas baterias. Isso, em muitos casos, acaba levando ao erro na hora da compra e, consequentemente, a não utilização da bateria no aparelho, devido a falta de compatibilidade.

A forma mais fácil de identificar a bateria do seu computador portátil é através do part number. O part number é uma espécie de CPF da bateria, responsável por levar ao usuário a confirmar se aquela bateria específica é compatível com o notebook. Para encontrar o part number da bateria, o usuário deve retirar a “tampa” do equipamento que conserva a bateria.

Após isso, você deve procurar por um conjunto de número e letras que está inserido na bateria. Esse código pode ser disponibilizado em uma etiqueta ou, então, estar reproduzido diretamente no produto. Antes dos números e letras, você deverá encontrar o identificador a partir de definições como Model, P/N, Type, entre outras. Todos esses termos estão se referindo ao part number da bateria. Com o número de série anotado, você estará apto a escolher um modelo de bateria compatível para seu aparelho.

Também existem outras formas menos utilizadas para identificar a bateria. Podemos citar, como exemplos, a verificação da voltagem e da amperagem desses componentes. 

Como trocar a bateria do notebook

Existem, basicamente, dois tipos de bateria: os modelos externos e internos. Os primeiros são mais comuns e estão presentes na maioria dos notebook. A troca, nesse caso, é rápida e bem mais prática, como te mostramos no vídeo abaixo.

No entanto, para trocar o componente interno, alguns usuários tem dúvidas de como efetivamente podem efetuar a troca. Fique tranquilo: também é bastante simples. Abaixo, você confere um passo a passo do procedimento:

PASSO 1: A primeira coisa que você precisa fazer é desligar o notebook, retirar da fonte de alimentação, caso esteja conectaro a ela, e retirar também qualquer outro hardware que esteja plugado a máquina.

PASSO 2: Na sequência, com a ajuda de uma chave de fenda, solte os parafusos. Inicialmente, remova a tampa do HD e da memória. Deixe os parafusos agrupados conforme a peça para facilitar na hora de os recolocar novamente na estrutura. Exemplo: parafusos da carcaça, da bateria, do HD…

PASSO 3: Usando uma espátula, faça o contorno do notebook para desprender a carcaça. Para não ser preciso fazer tanta força para remover a carcaça correndo o risco de causar algum dano, você pode utilizar uma palheta ou cartão de crédito para ajudar a desencaixar, caso não tenha em mãos a espátula. Tome cuidado e não seja brusco nessa ação.

PASSO 4: Agora, remova o parafuso, o cabo flat da bateria e finalmente, a desconecte do aparelho.

PASSO 5: Após chegar a esse ponto, agora é só substituir o modelo antigo pela bateria nova, recolocar os parafusos e utilizar seu notebook normalmente.

Abaixo, você confere um vídeo que ilustra esse procedimento:

Bateria padrão ou de alta capacidade?

Podemos dividir as baterias para notebook em baterias padrão e de alta capacidade. A diferença entre elas é, basicamente, o número de células e, consequentemente, a duração da carga, já que um maior número de células trará maior autonomia ao componente.

As baterias de 4 a 6 células são consideradas as “baterias padrão”, enquanto que a partir de 8 células as baterias são consideradas como de “alta capacidade” ou “longa duração”. Como já explicamos, a principal diferença entre elas está justamente no formato, que acaba fazendo com que as baterias a partir de 8 células tenham uma maior capacidade de retenção de energia, fazendo com que a autonomia do componente seja maior (assim como o tamanho da bateria.)

Para usuários que utilizam o aparelho apenas para tarefas cotidianas mais simples, como acesso da caixa de e-mails, navegação pela web e uso de programas como Word, por exemplo, é indicado a aquisição de baterias do estilo padrão, que poderão desempenhar satisfatoriamente de acordo com as atividades exercidas.

Já para aqueles que desejam uma maior performance longe das tomadas e que utilizam aplicativos mais pesados, como os de programação, por exemplo, podem optar pelas baterias de alta capacidade. Mas atenção para o detalho estético: devido ao maior volume pela presença de mais células de energia, esses componentes podem levar ao notebook uma saliência. É importante considerar esse detalhe, especialmente se você preza bastante pela questão visual.

Quanto custa uma bateria para notebook?

Alguns fatores importantes irão contribuir para definir o preço da bateria. É o caso do modelo do componente, da capacidade da bateria, da qualidade do produto e também de qual aparelho portátil estamos falando. Notebooks mais modernos e sofisticados terão, naturalmente, valores mais elevados no que diz respeito ao preço de suas baterias. Na contramão, as linhas de uso doméstico (os chamados notebooks convencionais)  estarão à venda por preços mais acessíveis. 

No entanto, tenha especial atenção com valores muito abaixo dos que em média estão presentes no mercado: geralmente, produtos que possuem preços muito pequenos irão trazer prejuízos a seu notebook, já que se tratam de itens de baixa qualidade, geralmente sem garantia, e que irão causar uma enorme dor de cabeça ao usuário. Dessa forma, para adquirir uma nova bateria para seu notebook, dê preferência para lojas especializadas e que possuem credibilidade comprovada.

Qual a melhor marca de bateria para notebook?

O usuário sempre almeja o produto com a melhor qualidade para seu notebook. Afinal, uma bateria que apresente um rendimento satisfatório rapidamente se torna a melhor amiga do computador portátil. Dessa maneira, a primeira questão que deve ser considerada é: o usuário precisa ter clareza que a melhor bateria para notebook é aquela que é compatível com o modelo da máquina e adquirida a partir de lojas e empresas confiaveis.

Você já sabe que, ao contrário das fontes, por exemplo, não existe um componente universal capaz de atender todos os modelos existentes de notebook. Desse jeito, se você respeitar esses dois critérios fundamentais (adquirir um modelo compatível em locais confiáveis), com certeza terá uma bateria que desempenha um bom trabalho junto a seu aparelho. Na hora de substituir sua bateria de notebook, é possível optar entre itens originais das marcas de fabricação ou componentes alternativos, mas que funcionam perfeitamente bem em sua máquina e ainda por cima entregam um excelente custo-benefício.

Bateria de notebook original x não-original: qual escolher?

Existem diversos modelos de notebook presentes no mercado e assim, consequentemente, muitas também são as opções para realizar a aquisição do novo produto, dada a quantidade gigantesca de opções que são frequentemente oferecidas ao usuário. Como vimos no tópico acima, pode ter a preferência por baterias originais, das marcas de notebook mais conhecidas, ou então, escolher modelos semelhantes, de empresas consolidadas e com longa experiência nesse tipo de comércio.

Do ponto de vista técnico e de compatibilidade, não existe diferença considerável entre as duas opções. O que dever ser considerado pelo usuário segue o mesmo critério para baterias originais ou alternativas: é necessário respeitar as especificações técnicas do produto, Além disso, em caso de preferência pelas baterias não-originais, os usuários devem prestar atenção em alguns pontos importantes. O preço dos produtos estão condizendo com os oferecidos no mercado? A garantia da bateria é um diferencial? A empresa em questão possui credibilidade junto a seus clientes? Fatores determinantes para substituir esse item tão importante e ter a garantia que o o novo modelo apresente desempenho semelhante a bateria anterior.

Onde comprar bateria para notebook

Mesmo com procedimento de calibragem da bateria seja feito de maneira adequada, e você tome outros cuidados em relação a bateria de seu aparelho, em algum momento, inevitavelmente o componente, que tem um tempo de vida útil programado, deixará de funcionar. Existem alguns sinais que indicarão que o momento de substituir o item finalmente chegou. Após constatar que uma bateria nova deve ser adquirida, você deve buscas por locais confiáveis para realizar a compra.

A BB Baterias possui uma ampla linha de produtos para notebook, que incluem baterias, fontes, teclados, telas e outros itens. Estamos atuando há mais de uma década no segmento de peças para computadores portáteis, possuindo ampla credibilidade de mercado e entre os nossos clientes. Além disso, nossas baterias contam com garantia de 14 meses e nossos consultores realizam o melhor atendimento pós-venda.

Tudo isso para fornecer a você as melhores soluções para notebooks. Se você precisar de ajuda, nós da BB Baterias estaremos prontos para te auxiliar. Não hesite em nos procurar!