Atualizado em 24 de abril de 2023.
Tempo de leitura: 9 minutos

Identificar o notebook com bateria estufada e não tomar medidas emergenciais é semelhante a entrar em casa, encontrá-la alagada por causa de um cano estourado e continuar com sua rotina como se nada tivesse acontecido. Apesar de dramática, a comparação entre as situações dá um peso real ao problema de estufamento. Afinal, muitas pessoas detectam, mas continuam usando os equipamentos cotidianamente, sem perceberem os riscos que os aparelhos nessas condições podem oferecer.

No post de hoje, você saberá qual é a gravidade desse problema, quais são os motivos para que ele apareça e também vai entender melhor o funcionamento de uma bateria. Acompanhe! 

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DA BATERIA

Atualmente, todas as baterias de celulares, notebooks e demais dispositivos móveis são feitas a partir da presença de íons de lítio — ou Li-Ion, em sua representação química. Esse elemento é escolhido pelos fabricantes pois tem uma capacidade de retenção maior e assim, faz com que a vida útil dos dispositivos sejam maiores do que eram antigamente.

O lítio é considerado um dos mais leves metais conhecidos e seu processo de extração em grandes quantidades é extremamente complexo. Ele é processado, prensado e armazenado em grandes bobinas que, posteriormente, são utilizadas para a fabricação de células de baterias.

O armazenamento e fornecimento de energia de uma bateria de íons de lítio ocorre por reações químicas. Isso significa que o superaquecimento, o processo de fabricação, os materiais usados na confecção das células e até o formato da bateria podem afetar no desempenho e causar anomalias. Também indica que alguns cuidados devem ser tomados na hora de manusear, substituir ou dar manutenção nesse item, pois acidentes podem ocorrer.

O QUE CAUSA A BATERIA ESTUFADA

As células de bateria podem ter diversos formatos. No entanto, os mais comuns e mais presentes em aparelhos eletrônicos são o retangular e o cilíndrico. Este último é o mais resistente às pressões causadas temporariamente pelo superaquecimento, carregamento incorreto ou sobrecarga. Já o retangular e achatado, que pode ser encontrado em baterias de celulares, tablets e alguns notebooks, possui menor resistência para a blindagem.

Em outras palavras: as células cilíndricas de baterias tendem a apresentar menos problemas de estufamento. Já as retangulares e achatadas são mais suscetíveis a esse problema. Por isso, essa característica pode ser um fator a ser considerado na hora de substituir a bateria do seu aparelho eletrônico.

Além disso, alguns fatores externos podem colaborar para o notebook com bateria estufada. Como por exemplo, uma fonte de alimentação de baixa qualidade, já que variação de tensão ou um carregador de qualidade duvidosa podem comprometer a vida útil da bateria. Ou, ainda, o calor excessivo em um ambiente que o notebook ou celular estejam sendo utilizados. E, também, em uma última hipótese, um defeito de fábrica, já que nenhum processo fabril está imune a erros.

O QUE ACONTECE QUANDO A BATERIA FICA ESTUFADA?

As baterias de íons de lítio usam uma reação química, responsável pela geração de energia. Conforme a bateria vai se desgastando, essa reação química é executada com mais dificuldade e lentidão, podendo resultar na criação de gás (chamado de liberação de gás), inchando o componente.

Além disso, se as camadas internas da bateria não mantiverem a separação adequada (devido a danos ou defeitos), podem ocorrer gases, inchaço e até mesmo incêndio. O inchaço é o resultado de partículas que ficam presas entre as camadas da bateria e, eventualmente, conseguem penetrar na membrana que separa as camadas.

Quando essa estrutura está comprometida, a umidade do ar pode reagir com a célula, fazendo com que ela inche. Nos notebooks, uma bateria estufada também pode afetar o teclado e o touchpad.

OS RISCOS DA BATERIA ESTUFADA AO DISPOSITIVO

As consequências de usar uma bateria com funcionamento irregular são várias. No caso dos notebooks, uma bateria estufada pode afetar outros componentes do aparelho, como o teclado e a tela. Já em celulares e tablets, uma bateria inchada costuma fazer com que o dispositivo desligue repentinamente.

Também pode causar acidentes, já que as baterias estufadas costumam expor os usuários desses equipamentos danificados a ferimentos. Em 2016, por exemplo, a Samsung interrompeu a comercialização e produção de um modelo específico, pois sua bateria aquecia demais, causando reações químicas imprevisíveis e podendo fazer com que o celular até mesmo explodisse.

QUAL A PROBABILIDADE DA BATERIA DE UM CELULAR EXPLODIR?

Muitas pessoas tem essa dúvida, justamente por incidentes relativamente recentes envolvendo a explosão de celulares. Resumidamente, o risco é pequeno, mas existe, especialmente se alguns fatores estiverem influenciando o aquecimento do componente.

Baterias de íons-lítio são projetadas para suportar temperaturas de até 60ºC. O calor pode gerar curto-circuito entre os polos positivos e negativos, desencadeando uma reação até ocasionar a explosão da peça.

Os casos de explosão são mais comuns em produtos de procedência duvidosa devido à ausência de dispositivos de segurança nestes aparelhos, o que faz o celular trabalhar com tensões perigosas. Por isso, é muito importante evitar comprar esses tipos de itens.

POR QUE OS GASES NO INTERIOR DA BATERIA SÃO UM RISCO PARA SAÚDE

Além do risco de explosão, em casos mais graves, os gases por si só que estão presentes interior de uma bateria podem ser bastante nocivos para a saúde. Isso se dá pela composição deles, de fluoreto de polivinilideno, também conhecido como PVDF. Geralmente essa substância é encontrada na forma sólida – o carbono liberado pelo grafite, como exemplo.

Em forma de gás, essa substância se torna inflamável, quando exposta a altas temperaturas. Dessa maneira, o mesmo problema que pode causar o inchaço de uma bateria pode, em casos mais extremos, fazer com que o componente entre em estado de combustão e, consequentemente, exploda. Uma simples faísca em um curto circuito é suficiente para desencadear esse processo.

Leia também
Como fazer a bateria do notebook durar mais
Saiba identificar o modelo de sua bateria

SAIBA COMO EVITAR O SUPERQUECIMENTO

O primeiro passo é carregar seu dispositivo da maneira correta, realizando pequenas cargas ao longo do dia. Procure manter a carga de energia entre 20% e 80%. Essa medida vale tanto para celulares quanto para notebooks.

Não permita também que o celular ou tablet se aqueçam. Caso isso ocorra — mesmo fora da tomada — é recomendado desligá-lo e esperar que o aparelho resfrie. Se o incidente acontecer outra vez, o ideal é acionar o fabricante ou procurar uma assistência técnica especializada para entender o que está acontecendo com a bateria.

No caso de um notebook, também evite o seu aquecimento com a realização de limpezas periódicastransportando-o da maneira correta, utilizando-o em locais planos e que deixem as entradas de ventilação do equipamento sempre livres. Evite usar o notebook na cama ou no colo, pois isso resulta no bloqueio da ventilação, aumentando a temperatura da bateria e de outros itens da máquina.

Verifique se o carregador utilizado é o modelo ideal para seu aparelho. Consulte o manual do usuário para saber a tensão e amperagem corretas para uma carga segura e, caso necessário, adquira um novo carregador de uma marca confiável, que ofereça garantia. Nunca compre carregadores de marcas desconhecidas e pouco confiáveis.

Quase sempre a economia na compra de itens mais baratos se transforma em prejuízos com a manutenção ou substituição do equipamento. Afinal, não é possível saber se o processo de fabricação desses componentes foi realizado da maneira ideal e se as informações fornecidas pelo fabricante são corretas.

Agora você já sabe como funciona uma célula de íons de lítio, conhece os motivos que resultam no fenômeno notebook com bateria estufada e como evitar que isso aconteça. No entanto, o estufamento ainda pode vir a acontecer. Nesse caso, só existe uma opção: adquirir uma bateria nova. O investimento é muito menor do que substituir seu equipamento inteiro.

notebook com bateria estufada
A bateria estufada é um dos principais problemas que podem ocorrer em um notebook

DICAS PARA FAZER SUA BATERIA DURAR MAIS

Existem diversas recomendações e dicas simples que podem ajudar a conservar a vida útil da bateria de seu notebook e fazer o componente ter mais tempo de vida útil. A principal delas é, sem dúvida, a calibragem da bateria do notebook. O processo de calibragem do notebook consiste na descarga e carga completa da bateria por três vezes.

O processo é extremamente simples e prático, e pode ser feito por qualquer pessoa. Ele é particularmente importante para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável e otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

Para agilizar o processo, você pode colocar em prática ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo, executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Lembrando que sempre ao adquirir um novo produto é recomendado realizar a calibragem do notebook.

OUTRAS MEDIDAS

Além da calibragem da bateria, existem outras recomendações para conservar o componente, tornando sua vida útil maior. Entre elas, algumas das principais são: diminuir o brilho da tela e a resolução, não deixar muitos programas abertos simultaneamente, desconectar wireless e periféricos e fechar aplicativos secundários no sistema operacional.

Entre as dicas relacionadas ao manuseio e cuidado externo do aparelho, indicamos que o usuário não utilize a máquina sob almofadas e travesseiros ou sobre o colo, pois, dessa forma, o aparelho corre o risco de superaquecer, prejudicando diretamente a bateria.

DESCARTANDO A BATERIA DO NOTEBOOK CORRETAMENTE 

É seguro utilizar aparelhos com a bateria inchada? Como você já pode concluir ao ler o texto, a resposta é não. Nesse momento, é necessário pensar no descarte correto do aparelho. O descarte incorreto das baterias representa um sério risco ao meio-ambiente, já que, se jogados em lixões comuns, os elementos que fazem parte da composição da bateria podem entrar em contato no futuro com solo e água, contaminando os mesmos.

Para se desfazer do componente de forma correta, entre em contato com a fabricante do seu notebook ou celular, já que ela é a recolhimento do modelo inutilizável.  Você pode entrar em contato com eles por e-mail e telefone e se informar sobre o retorno desses materiais. Alguns locais, como supermercados maiores, contam com materiais para realização do descarte correto. Assim, caso você tenha um desses perto de sua casa, também pode se desfazer de sua bateria inchada lá.

ONDE COMPRAR BATERIA PARA NOTEBOOK 

Mesmo com todos os cuidados exercidos, em algum momento, inevitavelmente, sua bateria irá cumprir o tempo de vida útil programado e, de maneira progressiva, deixará de funcionar. Existem alguns sinais que indicarão que o momento de substituir o componente finalmente chegou. Após constatar que uma bateria nova deve ser adquirida, você deve buscar por locais confiáveis para realizar a compra.

A BB Baterias possui uma ampla linha de produtos para notebook, que incluem bateriasfontestecladostelas e outros itens. Estamos atuando há mais de uma década no segmento de peças para computadores portáteis, possuindo ampla credibilidade de mercado e entre os nossos clientes. Além disso, nossas baterias contam com garantia de 14 meses e nossos consultores realizam o melhor atendimento pós-venda. Os melhores modelos de bateria você encontra em nosso site.

Tudo isso para fornecer a você as melhores soluções para notebooks. Se você precisar de ajuda, nós da BB Baterias estaremos prontos para te auxiliar. Não hesite em nos procurar!