Atualizado em 20 de abril de 2021.
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe o que são as dobradiças do notebook? Mesmo que as vezes sejam pouco comentadas entre os usuários, em comparação a outros componentes, essas peças tem função importante para o computador portátil, especialmente no processo de abrir e fechar o aparelho. Hoje, vamos te falar um pouco mais a respeito dessa item, além de te mostrar quando a dobradiça do notebook quebrou e o que será necessário para substitui-lá. Acompanhe! 

O que são as dobradiças do notebook? 

Basicamente, as dobradiças de um notebook são os itens que irão conectar a tela do notebook ao restante dos componentes do aparelho, permitindo também, que a máquina seja aberta ou fechada, de acordo com o desejo do usuário. Por estarem em constante processo de movimentação, é natural que esses elementos possam se desgastar ao longo do tempo.

Se você encontra dificuldade para abrir e fechar o noteebok ou, então, escuta barulhos ao realizar os movimentos de abrir e fechar, pode ser um sinal de que a dobradiça do notebook apresenta problemas. Saber identificar esses defeitos é fundamental para que o usuário consiga solucionar essa questão.

Sinais que indicam defeito na dobradiça do notebook

Como tratamos anteriormente, os principais indicadores de que a dobradiça de notebook está com defeitos são os ruídos causados ao abrir ou fechar a “tampa” do aparelho e rigidez incomum para movimentar o componente. Nesse último caso, algumas pessoas recomendam o uso de óleo da máquina e alicate para amolecer o item. No entanto, não recomendamos que esse procedimento seja feito, pois ele pode comprometer ainda mais o estado da dobradiça.

Ao identificar o ruído ao “abrir” o notebook, o usuário também deve estar ciente de que, muito provavelmente se trata de um defeito na dobradiça. Nesse caso, por se tratar geralmente apenas de problemas nos parafusos, a troca pode ser mais rápida (e barata). Para certificar de que o defeito é realmente esse, é recomendado levar o aparelho em uma assistência técnica especializada e de sua confiança.

Leia também
Como identificar o modelo do teclado
Como realizar a limpeza correta do teclado do notebook

Principais causas

Esses problemas na dobradiça do notebook podem ocorrer por diversos fatores. Entre eles, podemos citar a ação do tempo (desgaste natural) e maus hábitos de uso. Transportar o notebook com cuidado, evitando que o aparelho se choque com superfícies mais duras pode parecer uma recomendação básica, mas que irá evitar diversos problemas em seu computador portátil.

É necessário também levantar e fechar a tela de seu notebook com leveza, de forma devagar. A sequência de abrir e fechar feita de maneira equivocada pode resultar em problemas na sustentação das dobradiças do notebook.

Dobradiça do notebook quebrou: o que fazer?

Se seu aparelho apresentar qualquer um desses sinais, é necessário avaliar com um especialista qual medida será mais adequada. Nem sempre a dobradiça precisará ser trocada,. Em alguns casos, especialmente em problemas com parafusos, o concerto pode ser realizado até com alguma facilidade. Entretanto, esse diagnóstico só será possível com o auxílio de um profissional.

Quando a dobradiça do notebook estiver mais comprometida e seu conserto exigir uma complexidade maior, é recomendado que o usuário opte por realizar a troca do componente, também a partir de uma orientação de uma assistência técnica. O próximo passo antes de escolher um novo modelo é conferir a compatibilidade da dobradiça no notebook. Se ficar na dúvida, é possível entrar em contato com consultores de empresas especializadas em comercializar esse tipo de produto.

Onde encontrar dobradiça para notebook

Se a dobradiça de seu notebook quebrou e precisar ser substituída, é fundamental buscar uma nova peça em locais confiáveis, com experiência no mercado e reconhecimento entre os clientes. Afinal, produtos de má qualidade não conseguirão suprir as necessidade de seu aparelho e deverão ser trocados com frequência elevada.

Por isso, atuando com produtos de altíssimas qualidade, a BB Baterias surge como o lugar ideal para que você adquira sua nova dobradiça. Estamos há mais de uma década atuando no ramo de componentes para notebooks, possuindo experiência e qualificação para atende-lo. Nossas dobradiças tem 12 meses de garantia, o que deve ser considerado um grande diferencial na hora de realizar a compra.

Temos diversos outros itens como baterias, telas, fontes, teclados das mais variadas marcas, além de diversos outros produtos para seu notebook. Nós, da BB Baterias, estamos sempre a disposição para atende-lo e proporcionar a melhor experiência a quem está procurando itens para computador portátil. Por isso, não hesite em nos procurar.