Atualizado em 27 de novembro de 2023.
Tempo de leitura: 4 minutos

Desde os tempos em que o celular começou a se popularizar, um dos problemas mais recorrentes é a bateria viciada. Isso significa que o desempenho da bateria cai de forma drástica, fazendo com que o aparelho desligue rapidamente e o usuário não consiga utilizá-lo por muito tempo.

Embora tal situação fosse característica em celulares de tecnologia analógica, que utilizavam baterias de níquel — e tiveram seu fim decretado em 2017 —, atualmente ainda ouvimos falar dos “vícios em smartphones”.

Apesar de o problema persistir, salientamos que ele não está mais ligado ao tipo de bateria utilizada, já que as de lítio — usadas nos smartphones e notebooks atualmente — não causam essa complicação. O que atrapalha o bom funcionamento da bateria, refletindo diretamente no seu tempo de vida útil, é o modo como usamos os aparelhos de celular.

Para ajudar você a descobrir o que fazer com a bateria do celular viciada, apresentaremos, neste artigo, os meios para recuperá-la. Vamos começar?

Como identificar o problema?

bateria celular viciada

Antes de saber se a bateria está viciada, é importante que você se atente a alguns aspectos para identificar outras anormalidades. Assim, além do rápido descarregamento, verifique se o celular está aquecendo demais, se apresenta ruídos mesmo quando não está em uso e, ainda, se a bateria está estufada. Nesse caso, pode ser necessário substituí-la por uma nova. Existem também alguns mitos e verdades a respeito do problema. Separamos dois deles para você conferir abaixo

Carregadores universais desgastam a bateria?

Em alguns casos, sim, mais especificamente quando o item apresenta corrente mais potente do que o aparelho pode suportar, a bateria tem chances significativas de se viciar. Por isso, dê preferência sempre a utilização de um carregador original, tendo em vista que as fontes universais apresentam diversas variações de desempenho e muitas vezes não é possível identificar prontamente se o carregador pode ou não viciar o celular.

Deixar o dispositivo carregando a noite compromete a bateria?

Não. É bastante comum que o carregamento seja feito enquanto a pessoa dorme e o celular só seja tirado da tomada na manhã seguinte. Se esse é o seu caso, fique tranquilo: esse procedimento não vicia a bateria, já que os aparelhos atuais conseguem encerram o trabalho de carregamento no sistema após atingirem 100% de carga.

No entanto, uma das desvantagens dessa prática é que esta conexão noturna gera mais gastos e aumenta a conta de energia, já que os consumos energéticos não se interrompem até o aparelho ser desconectado da tomada.

Como recuperar a bateria do celular viciada?

Caso tenha identificado que a bateria do seu celular está mesmo durando muito pouco, saiba que pode existir uma solução para melhorar seu desempenho. Uma das técnicas é garantir o carregamento completo.

O primeiro passo é desligar o aparelho para iniciar um carregamento. Mantenha o carregador na tomada até que o celular fique com 100% de carga. Feito isso, com o aparelho ainda desligado, aguarde por 1 minuto e reconecte-o à tomada, verificando se a carga caiu durante o período. Se ela estiver abaixo de 100%, é um indício de que a bateria não estava calibrada.

Repita o processo até que o seu celular mantenha 100% de carga após um tempo desconectado. Quando isso acontecer, a bateria não estará mais descalibrada e apresentará melhoria na durabilidade. Se não houver melhora significativa, é sinal que o problema é realmente esgotamento das células da bateria, necessitando uma substituição.

Leia também
Como prolongar a vida útil da bateria do celular
Como espelhar a tela do celular no notebook

Como evitar que o problema volte a acontecer?

Vale destacar a importância de usar um carregador original, não apenas no processo de recuperação da bateria, mas em todo o ciclo de uso do aparelho. Isso porque os carregadores alternativos, que costumam prometer uma performance elevada (o carregamento “turbinado”), nunca serão mais apropriados do que o carregador de fábrica que já vem com o produto.

Por fim, após fazer o procedimento, você pode testar a bateria por meio de aplicativos específicos, como o Repair Battery Life. Ele fará uma análise do estado da bateria e apresentará um diagnóstico dos pontos defeituosos que podem ser corrigidos pelo próprio aplicativo.

Esperamos que o artigo tenha ajudado a identificar o problema da bateria do celular viciada, a solucioná-lo e a evitar que ele volte a acontecer.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse assunto, não perca tempo e assine a nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos como esse!