Atualizado em 20 de abril de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

Não dá outra: no momento em que você mais precisa do seu notebook, ele está descarregado! Pior ainda é quando estamos no meio de um trabalho, a bateria descarrega e perdemos tudo o que havíamos feito anteriormente. Quem nunca passou por alguma dessas situações, não é mesmo? Mas tenha calma, pois é possível aumentar a duração da bateria do notebook e evitar esses problemas.

Fatores internos e externos reduzem a duração da bateria do notebook. Isso afeta o desempenho e a carga acaba mais cedo do que o esperado. Mas, com alguns cuidados básicos, você mesmo pode aumentar o desempenho da bateria.

Quer saber como? Continue conosco e veja as dicas que preparamos!

10 DICAS PARA AUMENTAR A DURAÇÃO DA BATERIA DO NOTEBOOK

duração bateria notebook
Dicas sobre bateria de notebook

AJUSTE O BRILHO DA TELA

O ajuste do brilho da tela permite que seu notebook seja menos exigido e a bateria dure mais. Para ajustar:

  1. Abra o painel de controle (se não conseguir achar, digite o termo “painel de controle”, sem as aspas, na pesquisa do Windows).
  2. Selecione a opção “Vídeo” e, em seguida, clique em “Ajustar brilho”.
  3. Altere as preferências abertas e regule o brilho da tela por meio do mecanismo localizado no rodapé da página.

A luz de retroiluminação costuma exigir muito consumo de bateria. Em laptops de 15 ou 17 polegadas, o gasto de energia costuma ser ainda maior. Por isso, sempre mantenha o brilho em um padrão aceitável para não forçar seus olhos e nem exagerar na emissão de luz.

DESATIVE OS DISPOSTIVOS INTEGRADOS

Para aumentar o desempenho da bateria, é recomendado que os dispositivos integrados que não estejam sendo utilizados sejam desativados. Quando falamos de dispositivos integrados estamos falando do Bluetooth, Wi-Fi, LAN, USB, webcams, entre outros.

A maioria dos modelos de notebooks conta com um software que permite desativar todos esses dispositivos com apenas um clique. Caso sua máquina não possua esse sistema ou você não consiga localizá-lo, é possível desativar manualmente.

Para isso, é preciso:

  1. Abrir o “Menu Iniciar”, clicar com o botão direito do mouse em “Computador” e selecionar “Propriedades”.
  2. Na tela que se abrirá, escolha a opção “Gerenciador de Dispositivos” e clique em “Continuar”.
  3. Selecione na lista o dispositivo que quer desativar.
  4. Clique sobre o nome com o botão direito do mouse, selecione “Desativar” e confirme a operação. Repita os passos para cada dispositivo que desejar.

Leia também
FAÇA SUA FONTE DE NOTEBOOK DURAR MAIS
SINAIS QUE INDICAM A HORA DE TROCAR A FONTE DO NOTEBOOK

FECHE APLICATIVOS

Feche programas que não estão sendo usados por você, especialmente quando não estiver com um carregador por perto.

Nessa mesma linha, limpe a barra e o gerenciador de tarefas do Windows para evitar que nenhum programa desnecessário esteja em execução. Esses aplicativos irão diminuir o tempo de duração de sua bateria.

ATIVE A ECONOMIA DE ENERGIA

É possível aumentar a duração da bateria do notebook ativando o recurso de economia de energia do Windows. Ele desativa atividades em segundo plano, além de reduzir o desempenho do processador e da placa de vídeo. Assim, você consegue preservar um pouco mais de carga para uso.

Para contar com a ajuda desse recurso, é muito simples: basta clicar na barra de tarefas e em “Economia de Energia” na sequência. Já os usuários do Windows 10 devem:

  1. Clicar na barra de tarefas;
  2. Depois em “Opções de energia”;
  3. E por último em “Economia de Energia”.

Você também pode escolher “Criar um plano de energia”. Escolha o tempo de espera para desligar a tela ou suspender as atividades do notebook quando não estiver conectado à tomada. Opte por um valor de 5 a 15 minutos para economizar energia.

USE O MODO HIBERNAR DO NOTEBOOOK

Para deixar o seu notebook ligado e salvar as informações da sua sessão, use a opção de hibernar. Isso desliga os outros componentes do notebook e salva tudo no disco rígido.

Desse jeito, quando você ligar novamente o notebook, o sistema voltará a de onde parou. Assim, não existe preocupação com o consumo de energia, pois ele será nulo.

EVITE UTILIZAR PROGRAMAS PESADOS

Se você estiver precisando da força total da sua bateria, tente não usar programas muito pesados. Games e softwares de edição de imagem ou programação exigem muita capacidade de processamento e memória RAM — com isso, consomem energia em excesso. Portanto, evite ao máximo utilizá-los quando estiver desconectado de uma tomada. Escolha programas mais leves e, se puder, adie essa tarefa até que possa conectar seu notebook na tomada.

DESCONECTE AS PORTAS USB

É importante saber que os dispositivos plugados às portas USB do notebook consomem energia enquanto estão conectados. Não deixe os objetos no lugar só porque pode precisar deles mais tarde. Guarde-os quando terminar de usá-los e, se precisar, pegue novamente.

CALIBRAR PARA AUMENTAR A DURAÇÃO DA BATERIA DO NOTEBOOK

Aumentar o desempenho da bateria é possível através de calibragem. Esta consiste em consumir completamente a carga e recarregar totalmente. Esse processo deve ser repetido por três vezes, é fácil, simples, e pode ser realizado por qualquer usuário.

O procedimento é importante porque equilibra a energia em todas as células da bateria. Desse jeito, você irá tornar sua bateria mais saudável e ao mesmo tempo estará otimizando seu desempenho.

Para acelerar o processo, faça coisas simples como aumentar o brilho da tela e usar vários programas ao mesmo tempo.

Sempre que comprar um produto novo, lembre-se de calibrar a bateria do seu notebook.

UTILIZE AS BATERIAS DE LONGA DURAÇÃO

Existem baterias de alta capacidade que têm mais células de energia, o que aumenta a autonomia da bateria.

Isso dependerá diretamente nas células que estão presentes na estrutura do componente. Quanto mais células tivermos, maior será a capacidade de armazenamento de energia para aumentar a duração da bateria do notebook.

Mas cuidado, nem todos os dispositivos são compatíveis com baterias de alta capacidade devido às suas características específicas, com mais células de energia.

Além disso, baterias de alta capacidade podem não agradar alguns usuários por causa de uma pequena saliência que fica exposta no notebook.

NÃO MANTENHA O NOTEBOOK LIGADO SEMPRE

Muitas pessoas têm por hábito manter o notebook ligado após o uso, com o pretexto de que logo voltarão a usá-lo. Se você pretende realmente utilizá-lo nas próximas horas, pode optar por deixá-lo em modo de espera (suspensão) ou hibernar o aparelho.

Essas opções ainda consomem um pouco de energia, mas desligar o equipamento por completo gasta mais carga no momento de iniciá-lo novamente. Então, se for utilizar o notebook dentro de pouco tempo, selecione “hibernar”. Caso contrário, é seguro desligá-lo.

ONDE ENCONTRAR BATERIA PARA O NOTEBOOK

Você seguiu todas as dicas para prolongar a vida útil da bateria? Ainda não está funcionando? É hora de comprar um novo modelo!

Na BB Baterias, fornecemos peças de alta qualidade e você ainda conta com um suporte para eliminar todas as suas dúvidas. Somos uma empresa focada em baterias, fontes, telas e diversos outros itens para notebook.

Sempre que precisar, conte com a BB Baterias. Estamos ansiosos para prover as melhores soluções em peças para notebook.