Atualizado em 21 de março de 2023.
Tempo de leitura: 6 minutos

Conhecer os ciclos da bateria de um notebook é muito importante no processo de compreender como se dá a duração desse componente tão importante para o aparelho. Contudo, muitos usuários ainda não sabem como os ciclos se comportam e de que maneira eles se relacionam diretamente com o tempo de vida útil da bateria. 

Por isso, nesse texto, vamos te falar um pouco mais a respeito desses ciclos e a importância dele para a bateria de sua máquina. Acompanhe!

O QUE SÃO OS CICLOS DE BATERIA DO NOTEBOOK

As baterias de notebook tem o que chamamos de ciclo de vida. Eles podem mudar de acordo com cada aparelho e cada bateria. Basicamente, os ciclos podem ser medidos através da recarga e descarga completa de energia. Nos notebooks, em média, a duração total desses ciclos está entre 300 e 500, dependendo do modelo da bateria. Isso irá resultar em aproximadamente 3 anos de vida útil do componente. 

É importante salientar, porém, que a vida útil da bateria será influenciada consideravelmente a partir dos hábitos de consumos de cada pessoa. Dessa forma, existem diversas recomendações para que os ciclos de vida de uma bateria alcance a sua máxima capacidade no que diz respeito a sua vida útil. 

COMO MEDIR O CICLO DA BATERIA DO NOTEBOOK 

É possível saber como está a saúde de sua bateria. Para isso, uma boa dica é utilizar o aplicativo gratuito Batteryinfovew. Neles, você poderá consultar o nível de desgaste que o componente possui. Se ele apresentar valor menor do que 40%, é sinal de que sua bateria provavelmente está chegando a fase final de duração. Ao conferir esse ou um número inferior, é interessante que o usuário comece a pensar na substituição da bateria do notebook.

Também existem recursos disponibilizados pelos sistemas operacionais para conferir algumas informações bastante importantes a respeito da bateria. O passo a passo a seguir te mostra como acessar essa funcionalidade no sistema Windows 8 e versões mais recentes.

1 – Clique com o botão direito no menu “Iniciar” (janela do Windows), localizado à esquerda da barra de tarefas;

2 – Selecione a opção “Prompt de Comando (Admin)” e informe sua senha, caso necessário;

3 – Em seguida, digite o comando powercfg /batteryreport /output “C:\battery_report.html”

4 – Pressione a tecla “Enter” e aguarde a exibição da mensagem “Relatório de vida útil da bateria salvo em C:\battery_report.html.”;

5 – Após, feche o Prompt de Comando e abra o Explorador de Arquivos do Windows;

6 – Em “Disco Local (C:)”, a extensão “battery report” deverá aparecer;

7 – Agora, basta você abrir a extensão, clicando sob ela com o botão direito e selecionando o navegador que deverá carregá-la.

Ao acessar essa área e gerar o relatório, é possível consultar algumas informações valiosas a respeito da bateria, como o próprio Battery report, Battery capacity history e Battery usage. O battery report é o panorama geral das atividades da bateria. Já o Battery capacity history mostra os registros do uso da bateria em um intervalo de 72h. Por fim, o Battery usage tem como finalidade comparar a capacidade original da bateria e seu nível atual, permitindo que o usuário tenha uma boa ideia do nível de desgaste do componente.

PRESERVANDO A SAÚDE DA BATERIA

Existem algumas dicas que podem ser uteis na preservação da bateria do notebook. Uma das principais recomendações diz respeito a não deixar que a bateria acabe completamente. Já que, assim, um ciclo de bateria estará sendo gasto. Uma margem considerada adequada para manter a bateria é entre 40 e 80%.

Além disso, existem outras medidas que podem ser adotadas e contribuirão para que sua bateria dure mais. Entre elas, podemos citar o ato de não expor a bateria a altas temperaturas e não utilizar o notebook em cima de almofadas, cobertores ou mesmo no colo. Essas duas ações poderão levar ao superaquecimento da bateria, que poderá até mesmo parar de funcionar, a depender da quantidade de vezes que foi utilizada de maneira incorreta. 

Uma outra dica valiosa é a calibragem da bateria, de fundamental importância na conservação dos ciclos da de energia presentes na bateria do notebook. Mas afinal, você sabe do que se trata esse procedimento e como realizá-lo?

Leia também
Quando devo carregar a bateria do notebook?
Como testar a bateria do notebook

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAGEM NA BATERIA DO NOTEBOOK

O processo de calibragem do notebook é o ato descarga e carga completa da bateria por três vezes consecutivas. O processo é extremamente simples e prático, e pode ser feito por por qualquer um. A melhor parte é que ele não exige nenhum conhecimento específico para ser realizado. A importância da calibragem está na equalização do nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável, otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

É possível agilizar o processo, aumentando o brilho da tela ao máximo e executando a maior quantidade possível de programas ao mesmo tempo. Também é muito importante realizar a calibragem da bateria do notebook sempre que você adquirir uma bateria nova.

AS BATERIAS DE ALTA CAPACIDADE 

Existem baterias que, por possuírem características diferenciadas acabam sendo capazes de durar mais, se comparadas aos componentes “tradicionais”. Elas são as baterias de capacidade, que apresentam em sua estrutura mais células de energia, fazendo com que a autonomia da bateria seja maior, já que, com mais células, a capacidade de retenção também se torna maior.

No entanto, justamente por possuir essas características específicas, nem todos os aparelhos estarão aptos a receber esse tipo de bateria. Se você pretende adquirir uma bateria de alta capacidade para seu computador portátil, é necessário atestar a compatibilidade do notebook em receber esse componente.

COMO SABER O MOMENTO CERTO PARA SUBSTITUIR A BATERIA DE SEU NOTEBOOK 

Existem alguns indícios que podem mostrar ao usuário que esse momento de realizar a troca do componente está chegando. Como, por exemplo, quando a carga da bateria esgota rapidamente. Ou, então, com avisos que próprio notebook nos dá. As mensagens variam de acordo com o modelo e sistema operacional instalado. Alguns podem, por exemplo, apresentar a mensagem logo ao iniciar a máquina, informando que é necessário se conectar a uma rede de energia para funcionar.

Outros indícios incluem o desligamento repentino do equipamento e problemas relacionados ao uso de baterias de baixa qualidade. Essas baterias não irão apresentar o desempenho recomendado e, dessa forma, não são indicadas ao usuário que deseja um componente eficiente e durável. Se o seu aparelho apresenta algum desses sintomas, pode significar que chegou a hora de substituir a bateria por um modelo novo. 

ONDE COMPRAR BATERIA PARA NOTEBOOK 

Mesmo com cuidados e medidas para aumentar sua vida útil, sua bateria, em algum momento, deixará de funcionar. Existem alguns sinais que indicarão que o momento de substituir o componente finalmente chegou, como já vimos, Assim, ao constatar que uma bateria nova deve ser adquirida, você deve buscar por locais confiáveis para realizar a compra.

A BB Baterias possui uma ampla linha de produtos para notebook, que incluem baterias, fontes, teclados, telas e outros itens. Estamos atuando há mais de uma década no segmento de peças para computadores portáteis, possuindo ampla credibilidade de mercado e entre os nossos clientes. Além disso, nossas baterias contam com garantia de 14 meses e nossos consultores realizam o melhor atendimento pós-venda.

Tudo isso para fornecer a você as melhores soluções para notebooks. Se você precisar de ajuda, nós da BB Baterias estaremos prontos para te auxiliar. Não hesite em nos procurar!