Atualizado em 9 de outubro de 2020.
Tempo de leitura: 5 minutos

Você já parou para analisar quanto tempo o seu notebook aguenta ficar longe das tomadas? Recentemente, percebeu alguma queda no rendimento das cargas? Caso tenha notado alguma diferença, pode ser que esteja na hora de trocar a bateria do notebook. Mas, afinal, como saber o momento certo de fazer a substituição?

O tempo pode variar dependendo do modelo do notebook. Esse dispositivo é preparado para indicar o fim de sua vida útil. Uma queda repentina da energia, por exemplo, mostra que você deve se preparar para substituir o antigo componente.

Ao terminar de ler nosso artigo, você saberá quais são os sinais que indicam necessidade de troca e os perigos em escolher uma bateria de baixa qualidade. Para que, assim, na hora de trocar o componente, você consiga adquirir um produto ideal e de qualidade para o seu notebook. Vamos listar alguns sinais de que a durabilidade de sua bateria está chegando ao fim. Acompanhe!

A bateria esgota rapidamente

Quando adquirimos um novo notebook, nos primeiros momentos de uso, percebemos o quanto ele pode durar longe das tomadas. É importante ressaltar que não existe uma regra para o tempo de duração de cada bateria. Elas irão variar de acordo com a potência do componente e o modelo específico da bateria, por exemplo. Em média, baterias consideradas “padrão” apresentam uma duração estimada entre 2h e 2h30.

Com o passar do tempo, o desempenho apresentado não é o mesmo, sendo necessário, em alguns casos, deixar que o aparelho fique conectado à tomada até mesmo para ligar. Sendo assim, quando perceber que seu desempenho é inferior a uma hora longe das tomadas, você já deve considerar a compra de uma nova bateria.

A vida útil está no fim

A vida útil da bateria varia muito, dependendo do modelo do notebook e da maneira em que foram utilizadas. Geralmente, elas mantêm o bom funcionamento entre 3 e 5 anos.

Como a vida útil das baterias tende a diminuir de forma gradual, o usuário deve ficar atento quanto a esse tempo e se preparar para a troca depois de um determinado período. Existem ferramentas disponíveis que podem facilitar o diagnóstico do usuário em relação a bateria do notebook.

Em caso de dúvida, os usuários do sistema operacional Windows podem utilizar o programa “BatteryInfoView”. Ele mostra todas as informações sobre o estado do sistema de energia da sua máquina. Entre elas, podemos encontrar: o nome da bateria, a vida útil em porcentagem, a sua capacidade atual e o número de ciclos de carregamentos já utilizados. Com isso, se o valor apresentado em “Battery Wear Level” estiver abaixo de 40%, é interessante começar a pensar na aquisição de uma bateria nova, pois temos um sinal de que o componente não está saudável como antes e pode apresentar um problema para o usuário a médio prazo.

Leia também
Bateria estufada: por que isso acontece e o que fazer?
Saiba como identificar o part number da bateria do notebook

Os avisos do sistema

Para termos um sinal claro de quando a bateria não tem mais o mesmo desempenho de antes e ter certeza de que chegou a hora de trocar o componente, podemos ter como aliado os avisos do próprio notebook nos fornece. As mensagens variam de acordo com o modelo e sistema operacional instalado.

Alguns podem apresentar a mensagem logo ao iniciar a máquina, informando que é necessário se conectar a uma rede de energia para continuar. Esse indicativo é um dos mais comuns para apontar problemas na bateria do aparelho.

Outra forma de ser avisado, caso tenha o Windows instalado, é uma mensagem informando que o dispositivo não pode ser carregado, e que ele corre o risco de ser desligado caso seja desconectado da tomada.

Se você utilizar um Mac, para saber o estado do componente basta segurar apertada a tecla “Option” enquanto clica no ícone da bateria na barra de menu superior.

O notebook desliga automaticamente

Mesmo que os avisos de sistema que listamos que falamos acima apareçam em seu dispositivo, é possível que em, alguns casos, ele se mantenha ligado (mesmo que por poucos minutos) se você desconectar da energia.

No entanto, se o computador desliga automaticamente, você não terá escolha a não ser substituir a velha peça por uma nova imediatamente, já que o uso contínuo de uma bateria velha não é recomendado. Quando seu notebook desliga sozinho frequentemente, sua bateria basicamente está dizendo para você que seu ciclo de vida útil chegou ao fim.

Neste caso, é recomendado que você utilize o seu notebook conectado a uma fonte de alimentação, até que a troca da bateria seja feita. Isso permitirá com que você realize suas tarefas sem sofrer quedas de energia inesperadas em seu computador portátil e, consequentemente, não corra o risco de perder arquivos e documentos importantes inesperadamente.

Quando a bateria estiver no fim de sua vida útil, utilizar o aparelho com junto com a fonte se tornará indispensável,

O problema das baterias de baixa qualidade

Depois de seguir as dicas acima e perceber que está na hora de trocar a bateria do notebook, você deve ficar atento ao seguinte detalhe: apesar do preço atrativo, fique longe das baterias baratas. Na grande maioria dos casos, elas não irão apresentar qualidade semelhante aos produtos originais.

Uma bateria com preço abaixo do mercado, mesmo quando os vendedores insistem em dizer que ela é nova, pode apresentar mau funcionamento. Usando baterias de preço baixo você pode se deparar com diversos problemas: bateria incompatível com o seu modelo de notebook, peça usada (apesar de ser apresentada como nova) ou até mesmo uma bateria com risco de entrar em combustão por ter sido produzida com materiais duvidosos.

Outro ponto importante é ter cuidado na hora de substituir a sua bateria antiga pela nova. Para saber como trocar a bateria sem correr riscos de danificar o seu aparelho, assista ao vídeo:

Onde encontrar as melhores baterias para notebook

Depois de atestar alguns desses problemas em seu componente, você chegou a conclusão de que precisa trocar a bateria de seu notebook? Para adquirir um produto de qualidade, é recomendado optar por locais que possuem histórico confiável na vende de peças e itens para notebook. Além disso, buscar uma empresa com os melhores produtos e maiores condições de garantia devem ser um diferencial.

A BB Baterias se enquadra nesses critérios, e tem disponíveis diferentes modelos para atender a sua necessidade. Somos uma empresa especializada no comércio de diversos itens para notebook, como telas, fontes, teclados, e, claro, nossas baterias. Se você estiver precisando substituir componentes de seu computador portátil, é só falar com a equipe da BB Baterias. Nossos consultores estarão preparados para fornecer os melhores produtos do mercado para que você compre sua bateria e possa usufruir do melhor rendimento em seu notebook. Conte conosco!