Última atualização em

Por quanto tempo o seu notebook aguenta ficar longe das tomadas? Percebeu alguma queda no rendimento das cargas? Caso tenha notado alguma diferença, pode ser que esteja na hora de trocar a bateria do notebook. Mas, afinal, como saber o momento certo de fazer a substituição?

O tempo pode variar dependendo do modelo do notebook. Esse dispositivo é preparado para indicar o fim de sua vida útil. Uma queda repentina da energia, por exemplo, mostra que você deve se preparar para substituir o antigo componente.

Ao terminar de ler o artigo, você saberá quais são os sinais que indicam necessidade de troca e os perigos em escolher uma bateria de baixa qualidade. Vamos lá!

A bateria esgota rapidamente

Quando adquirimos um novo notebook, percebemos o quanto ele pode durar longe das tomadas. Com o passar do tempo, o desempenho apresentado não é o mesmo, necessitando, em alguns casos, deixar que o aparelho fique conectado à tomada até mesmo para ligar. Sendo assim, quando perceber que seu desempenho é inferior a uma hora longe das tomadas, você já deve considerar a compra de uma nova bateria.

A vida útil está no fim

A vida útil da bateria varia muito, dependendo do modelo do notebook e da maneira em que foram utilizadas. Geralmente, elas mantêm o bom funcionamento entre 3 e 5 anos.

Como a vida útil das baterias tende a diminuir de forma gradual, o usuário deve ficar atento quanto a esse tempo e se preparar para a troca.

Caso queira tirar a dúvida, os usuários do sistema operacional Windows podem utilizar o programa “BatteryInfoView”. Ele mostra todas as informações sobre o estado do sistema de energia da sua máquina, entre elas: o nome da bateria, a vida útil em porcentagem, a sua capacidade atual e o número de ciclos de carregamentos já utilizados. Dito isso, se o valor apresentado em “Battery Wear Level” estiver abaixo de 40%, qualquer imprevisto poderá acontecer.

Os avisos do sistema

Para termos um sinal claro de quando a bateria não tem mais o mesmo desempenho de antes, podemos contar com os avisos do próprio notebook. As mensagens variam de acordo com o modelo e sistema operacional instalado.

Alguns podem apresentar a mensagem logo ao iniciar a máquina, informando que é necessário se conectar a uma rede de energia para continuar.

Outra forma de ser avisado, caso tenha o Windows instalado, é uma mensagem informando que o dispositivo não pode ser carregado, e que ele corre o risco de ser desligado caso seja desconectado da tomada.

Se você utilizar um Mac, para saber o estado do componente basta segurar apertada a tecla “Option” enquanto clica no ícone da bateria na barra de menu superior.

O notebook desliga automaticamente

Mesmo que os avisos, como citados acima, apareçam em seu dispositivo, em alguns casos ele se mantém ligado por poucos minutos se você desconectar da energia.

Agora, se o computador desliga automaticamente, você não terá escolha a não ser substituir a velha peça por uma nova imediatamente, já que o uso contínuo de uma bateria velha não é recomendado.

Neste caso, é recomendado que você utilize o seu notebook conectado a uma fonte de alimentação, até que a troca da bateria seja feita.

O problema das baterias de baixa qualidade

Depois de seguir as dicas acima e perceber que está na hora de trocar o componente, você deve ficar atento ao seguinte detalhe: apesar do preço atrativo, fique longe das baterias baratas.

Uma bateria com preço abaixo do mercado, mesmo quando os vendedores insistem em dizer que ela é nova, pode apresentar mau funcionamento. Usando baterias de preço baixo você pode se deparar com diversos problemas: bateria incompatível com o seu modelo de notebook, peça usada (apesar de ser apresentada como nova) ou até mesmo uma bateria com risco de entrar em combustão por ter sido produzida com materiais duvidosos.

Outro ponto importante é ter cuidado na hora de substituir a sua bateria antiga pela nova. Para saber como trocar a bateria sem correr riscos de danificar o seu aparelho, assista ao vídeo: 

E você, precisa trocar a bateria do notebook? Caso esteja procurando por uma bateria de qualidade, a BB Baterias tem diferentes modelos para atender a sua necessidade. Quer saber mais? Entre em contato com a gente!