por Nicole Escouto, Assistente de Marketing BB Baterias

A vida útil das baterias de notebook é medida em ciclos, que pode variar entre 300 e 500. É normal que elas passem a sofrer desgastes e apresentar queda de desempenho, pois elas perdem propriedade independente do uso. Mas, afinal, tem como recuperar bateria de notebook?

Quanto tempo dura a bateria de notebook

Como falamos acima, a vida útil da bateria do notebook é medida em ciclos, onde cada ciclo corresponde à uma descarga e uma carga completa da bateria. Sendo assim, não é possível estimar em anos a sua durabilidade. Ela irá variar de acordo com o uso do aparelho longe das tomadas.

Quando falamos em autonomia, a estimativa também é relativa. Isso porque existem modelos de baterias de notebook que possuem de 3 a 9 células, com maior ou menor quantidade de mAh. Quanto maior a quantidade de células e de mAh, mais longo será o período em que você poderá utilizar o seu aparelho somente na bateria.

Porém, fique atento! O tempo de duração da bateria também irá variar de acordo com os programas e tarefas que você realizar.

Como recuperar a bateria do notebook

Em alguns casos, como quando o período de descarga da bateria passa a ser maior ou ela indica o tempo de duração em horas de forma errada, a simples calibragem do componente é o suficiente para que ela retome seu desempenho.

Todavia, realizando uma busca simples na internet, é possível encontrar soluções milagrosas sobre como recuperar a bateria de notebook. Uma das mais comuns é o passo a passo que sugere que a bateria seja colocada no congelador. Outra, é a substituição das células internas.

Porém, antes de tudo, vale ressaltar que não recomendamos que estes procedimentos sejam realizados. Veja porque:

Congelando a bateria

A umidade produzida pelo freezer pode danificar os circuitos internos da placa lógica da bateria. Deste modo, ela pode oxidar (enferrujar) sua parte interna e/ou seus pinos conectores enquanto você a deixa em repouso por algumas horas ou dias.

Mesmo que você a embale em camadas de jornal ou revista e a envolva em um plástico, é possível a formação de umidade. Ainda, a recomendação dos fabricantes é de que as baterias sejam armazenadas em locais secos, entre 15°C e 20°C. Sendo assim, as chances de sucesso com este procedimento são muito baixas.

Trocando as células da bateria do notebook

As células das baterias de notebook são anatomicamente semelhantes às pilhas, porém sua composição e trabalho exercido são bastante diferentes.

Este procedimento exige que a carcaça da bateria seja desmontada; as células antigas, já desgastadas, sejam retiradas e substituídas por células novas e, eventualmente, que sejam soldados componentes que se façam necessários.

Este suposto método de recuperação de baterias de notebook é de alta complexidade, a não ser que você tenha uma boa experiência com eletrônica. Ainda assim, ele pode implicar em algumas complicações e riscos.

Caso não tome os devidos cuidados, as células da bateria podem vir a explodir, causando queimaduras e ferimentos no corpo. Por isso, esteja atento, principalmente, na ligação dos polos de energia e à choques e superaquecimento.

Além disso, pode acontecer de, na verdade, o defeito estar na placa lógica, não nas células ou, ainda, de os drivers e softwares internos não reconhecerem as novas células de bateria.

Afinal, tem como consertar a bateria do notebook?

Não recomendamos que nenhum destes procedimentos sejam feitos. Além das baixas chances de darem certo, você estará se expondo à riscos de queimaduras e outros ferimentos.

Ao constatar a perda de desempenho da bateria do notebook, indicamos que você primeiro realize o processo de calibragem e, caso o problema volte a persistir, compre uma bateria nova.

Neste caso, você deve se certificar da qualidade da bateria a ser comprada. A BestBattery oferece modelos com circuitos de segurança contra curtos e superaquecimento, com vida útil de até 5 anos e garante a troca do produto por até 14 meses.  Do outro lado, marcas genéricas oferecem, em média, 8 meses de garantia e vida útil em torno 3-12 meses.

Entre no site da BB Baterias e encontre o modelo de bateria para notebook ideal para você. Se estiver com alguma dúvida, você pode entrar em contato através do site, Facebook, Instagram ou pelo telefone.