Atualizado em 2 de março de 2022.
Tempo de leitura: 7 minutos

por Nicole Escouto, Assistente de Marketing BB Baterias

A vida útil das baterias de notebook é medida em ciclos, que pode variar entre 300 e 500. É normal que elas passem a sofrer desgastes e apresentar queda de desempenho, pois elas perdem propriedade independente do uso. Mas, afinal, tem como recuperar bateria de notebook?

Quanto tempo dura a bateria de notebook

Como falamos acima, a vida útil da bateria do notebook é medida em ciclos, onde cada ciclo corresponde à uma descarga e uma carga completa da bateria. Sendo assim, não é possível estimar em anos a sua durabilidade. Ela irá variar de acordo com o uso do aparelho longe das tomadas.

Quando falamos em autonomia, a estimativa também é relativa. Isso porque existem modelos de baterias de notebook que possuem de 3 a 9 células, com maior ou menor quantidade de mAh. Quanto maior a quantidade de células e de mAh, mais longo será o período em que você poderá utilizar o seu aparelho somente na bateria.

Porém, fique atento! O tempo de duração da bateria também irá variar de acordo com os programas e tarefas que você realizar.

Como recuperar a bateria do notebook

Em alguns casos, como quando o período de descarga da bateria passa a ser maior ou ela indica o tempo de duração em horas de forma errada, a simples calibragem do componente é o suficiente para que ela retome seu desempenho.

Todavia, realizando uma busca simples na internet, é possível encontrar soluções milagrosas sobre como recuperar a bateria de notebook. Uma das mais comuns é o passo a passo que sugere que a bateria seja colocada no congelador. Outra, é a substituição das células internas.

Porém, antes de tudo, vale ressaltar que não recomendamos que estes procedimentos sejam realizados. Veja porque:

Congelando a bateria

A umidade produzida pelo freezer pode danificar os circuitos internos da placa lógica da bateria. Deste modo, ela pode oxidar (enferrujar) sua parte interna e/ou seus pinos conectores enquanto você a deixa em repouso por algumas horas ou dias.

Mesmo que você a embale em camadas de jornal ou revista e a envolva em um saco plástico, é possível a formação de umidade. Ainda, a recomendação dos fabricantes é de que as baterias sejam armazenadas em locais secos, entre 15°C e 20°C. Sendo assim, as chances de sucesso com este procedimento são muito baixas.

Trocando as células da bateria do notebook

As células das baterias de notebook são anatomicamente semelhantes às pilhas, porém sua composição e trabalho exercido são bastante diferentes.

Este procedimento exige que a carcaça da bateria seja desmontada; as células antigas, já desgastadas, sejam retiradas e substituídas por células novas e, eventualmente, que sejam soldados componentes que se façam necessários.

Este suposto método de recuperação de baterias de notebook é de alta complexidade, a não ser que você tenha uma boa experiência com eletrônica. Ainda assim, ele pode implicar em algumas complicações e riscos.

Caso não tome os devidos cuidados, as células da bateria podem vir a explodir, causando queimaduras e ferimentos no corpo. Por isso, esteja atento, principalmente, na ligação dos polos de energia e à choques e superaquecimento.

Além disso, pode acontecer de, na verdade, o defeito estar na placa lógica, não nas células ou, ainda, de os drivers e softwares internos não reconhecerem as novas células de bateria.

Afinal, tem como consertar a bateria do notebook?

Não recomendamos que nenhum destes procedimentos sejam feitos. Além das baixas chances de darem certo, você estará se expondo à riscos de queimaduras e outros ferimentos.

Ao constatar a perda de desempenho da bateria do notebook, indicamos que você primeiro realize o processo de calibragem e, caso o problema volte a persistir, compre uma bateria nova.

COMO FAZER SUA BATERIA DE NOTEBOOK DURAR MAIS

Existem algumas dicas básicas que você pode aplicar em seu notebook visando uma melhor performance de sua bateria. Elas irão ajudar o componente a durar mais e devem ser seguidas a risca, para que a chance de sucesso nos procedimentos seja maior.

REDUZA O BRILHO DA TELA

Essa pode ser a recomendação mais simples, mas será bastante útil. Se você estiver precisando economizar energia, o indicado é reduzir a iluminação da tela até um nível apenas suficiente para você enxergar o que está fazendo. Cada notebook tem seus próprios atalhos e teclas específicas para fazer isso, mas sempre é possível também por meio do sistema Windows.

DIMINUA A RESOLUÇÃO

Quanto maior a resolução da tela, mais pixels ela precisa processar por vez e, com isso, mais energia ela gasta. Se você estiver simplesmente digitando um texto, a resolução Full HD não vai fazer diferença. Dessa maneira, caso precise economizar bateria, ‘e possivel ganhar algum tempo de vida útil apenas diminuindo a resolução da tela. Para fazer isso, clique com o botão direito na área de trabalho, selecione “Configurações de exibição”, depois “Configurações de vídeo avançadas” e, então, escolha a resolução.

NÃO DEIXE ABERTO MUITOS PROGRAMAS SIMULTANEAMENTE

De forma geral, abrir muitos programas ao mesmo tempo faz com que o computador trabalhe mais e, consequentemente, gaste mais bateria. Isso é especialmente ruim quando você possui pouca memória RAM. Quando a RAM fica lotada, o aparelho passa a utilizar o processador para troca entre arquivos de programas diferentes, o que faz com que o consumo de energia aumente mais ainda. Além de ser melhor para a sua produtividade, realizar uma tarefa por vez irá fazer sua bateria do notebook durar mais. 

UTILIZE APLICATIVOS MAIS SIMPLES SEMPRE QUE POSSÍVEL

Programas mais pesados irão gastar mais bateria, se comparado a programas mais leves. Substituí-los por alternativas mais simples pode ser uma boa opção para fazer a bateria de seu notebook durar mais. Como exemplo: se você quiser fazer anotações simples, procure utilizar o Bloco de Notas do Windows em vez do Microsoft Word, sempre que for possível.

DESCONECTE O WIRELESS E PERIFÉRICOS

Desligue o Wi-Fi e o Bluetooth quando você não estiver utilizando esses recursos. Os dois usam a energia da bateria para procurar redes disponíveis e dispositivos e, portanto, mantê-los ligados também é uma forma de desperdiçar energia da bateria.

EVITE UTILIZAR O NOTEBOOK LIGADO SOB ALMOFADAS OU TRAVESSEIROS

Utilizar seu computador portátil sobre almofadas, travesseiros ou cobertores pode diminuir o tempo de vida útil da bateria. O motivo eh que esses componentes rendem melhor em temperatura ambiente e, quando você coloca o aparelho sobre esses objetos, aquece o material, prejudicando a médio prazo o funcionamento da bateria.

DESATIVAR APLICATIVOS EM SEGUNDO PLANO NO SISTEMA WINDOWS

Essa é uma dica bastante simples, mas muitos usuários nem a conhecem. Para desativar os chamados aplicativos em segundo plano de seu sistema Windows, basta acessar Configurações. Em seguida, clique em Privacidade. Uma nova aba será aberta, e nela, você encontrará disponível a função aplicativos em segundo plano. Chegando até aqui, basta desativar esse modo para ajudar a sua bateria a durar mais.

QUANDO SUBSTITUIR A BATERIA DO NOTEBOOK

Assim como outros componentes importantes que fazem parte de um computador portátil, a bateria também irá dar sinais de desgaste. Em alguns casos, esses indicativos serão claros o suficientes para que o usuário perceba que a vida útil da bateria está finalmente chegando ao fim. 

Alguns sinais são: bateria desliga repentinamente, dura menos do que anteriormente e também quando o Sistema Operacional avisa que o nível de bateria está baixo, informando que é necessário conectar o aparelho a uma rede de energia para que ele possa continuar sendo utilizado. Em todos esses casos, é preciso pensar seriamente em substituir o componente por outro modelo.

O primeiro ponto ao respondermos essa questão é: o usuário precisa ter clareza que a melhor bateria para notebook é aquela que é compatível com o modelo da máquina e adquirida a partir de lojas e empresas confiaveis.

Não existe uma bateria universal capaz de atender todos os modelos existentes de notebook. Assim, se você respeitar esses dois critérios fundamentais (adquirir um modelo compatível em locais confiáveis), com certeza terá uma bateria que desempenha um bom trabalho junto a seu aparelho. 

ONDE ENCONTRAR BATERIA PARA SEU NOTEBOOK

Mesmo com todos os cuidados exercidos, em algum momento, inevitavelmente, sua bateria irá cumprir o tempo de vida útil programado e, de maneira progressiva, deixará de funcionar. Existem alguns sinais que indicarão que o momento de substituir o componente finalmente chegou. Após constatar que uma bateria nova deve ser adquirida, você deve buscas por locais confiáveis para realizar a compra.

BB Baterias possui uma ampla linha de produtos para notebook, que incluem bateriasfontestecladostelas e outros itens. Estamos atuando há mais de uma década no segmento de peças para computadores portáteis, possuindo ampla credibilidade de mercado e entre os nossos clientes. Além disso, nossas baterias contam com garantia de 14 meses e nossos consultores realizam o melhor atendimento pós-venda.

Tudo isso para fornecer a você as melhores soluções para notebooks. Se você precisar de ajuda, nós da BB Baterias estaremos prontos para te auxiliar. Não hesite em nos procurar!