Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você reparou que o tempo de autonomia do seu computador portátil Apple diminuiu, pode estar na hora de comprar uma nova bateria para MacBook. Para ter certeza que é o momento certo para fazer a substituição e como determinar o modelo correto para o seu notebook, continue a leitura.

Como verificar o status da bateria

A partir do recurso “status da bateria”, você pode verificar a sua quantidade de carga, se ela está sendo carregada no momento ou se a tela ou algum app está consumindo muita energia.  Ele fica no lado direito da barra de menu. Para acessá-lo, basta manter a tecla “option” pressionada e clicar sobre o ícone da bateria. Um destes indicadores será exibido:

    • Normal: A bateria está em perfeito estado
    • É preciso trocá-la em breve: A bateria está funcionando normalmente, mas permite menos tempo de autonomia do que quando era nova. Fique atento.
    • É preciso trocá-la agora: A bateria funciona normalmente, porém a carga retida por ela é consideravelmente inferior à quando era nova.
    • Verifique a bateria: A bateria não funciona normalmente. Você deve levar o seu MacBook a uma assistência.

Diferença entre duração e vida útil da bateria

A duração da bateria para MacBook diz respeito ao tempo de funcionamento do dispositivo antes que ele precise ser recarregado. Já a sua vida útil, diz respeito ao tempo de uso antes que ela precise ser substituída. Esta última, é medida em ciclos, o que corresponde a uma recarga e carga completa da bateria.

Para manter seu bom desempenho, são recomendadas algumas boas práticas, como pode manter o software sempre atualizado; evitar temperaturas extremas; remover a capa do MacBook antes de carregar e deixar a bateria carregada pela metade quando for guardar seu dispositivo por um longo tempo.

Saiba mais
Bateria de notebook: veja tudo o que você precisa saber
Preciso utilizar a mesma marca de bateria do meu notebook?

Características da bateria para MacBook

As baterias para MacBook podem ser internas ou externas e, diferente das baterias para outras marcas, não possuem modelos de alta capacidade. Além disso, costumam ter a vida útil mais elevada. Os modelos mais novos de bateria para MacBook Air podem durar cerca de mil ciclos antes de apresentar degradação significativa.

Embora seja mais comum encontrar baterias com 6 células, os modelos fabricados a partir de 2010 podem apresentar apenas 4 células. Também, desde essa mesma data, elas passaram a ser compostas por polímeros de lítio.

Modelos mais comuns de bateria para MacBook

Essa lista é apenas uma referência. Existem centenas de modelos de bateria para MacBook. Se o seu aparelho não estiver nela, você pode procurar na lista completa no site da BB Baterias, onde há opções também para PowerBook e iBook.

Outra maneira de encontrar a bateria correta é pelo part number da mesma, que está sempre destacado na etiqueta da bateria original. Para encontrar este código, basta retirar a bateria do seu notebook e identificá-lo.

Se você estiver precisando substituir a sua bateria para MacBook, acesse nosso site! Você também irá encontrar uma linha completa de telas, memórias e fontes para MacBook. E se estiver com alguma dúvida, não hesite em nos chamar pelo chat, estamos à disposição para ajudá-lo!