Última atualização em

A cada dia, os notebooks fazem mais parte da nossa vida. Essas poderosas máquinas oferecem a portabilidade de que necessitamos, tornando tudo muito mais prático. Contudo, devido ao seu tamanho compacto, costumam aquecer mais rapidamente que um desktop. Você sabia que há como resfriar o notebook e reduzir esses efeitos?

Os notebooks contam com um sistema de proteção que o desligam quando a máquina está superaquecida. Esse método evita que suas peças sejam danificadas e proporciona uma segurança a mais para o usuário. Mesmo assim, é importante adotar algumas boas práticas de prevenção.

Então, acompanhe este artigo, descubra o que provoca o superaquecimento e como resfriar o notebook. Vamos lá?

Por que o notebook esquenta?

Existem alguns fatores determinantes que favorecem o superaquecimento. Com o tempo, o desgaste natural de suas peças pode comprometer o equipamento e induzir esse problema.

Outro fator é a falta de limpeza. O acúmulo de poeira nos componentes costuma cobrir as saídas de ar. Esses componentes funcionam exatamente como janelas por onde o ar circula. Desse modo, o calor não é eliminado de dentro do equipamento.

Utilizar o notebook em cima de um cobertor ou toalha também é prejudicial. As dobras do tecido costumam cobrir as saídas de ar, ocasionando sua obstrução. O superaquecimento também pode ocorrer em notebooks que ficam ligados durante muitas horas seguidas ou com várias janelas abertas.

Por que se deve resfriar o notebook?

Um notebook superaquecido pode apresentar comportamentos indesejados. Um dos problemas mais frequentes é que o computador torna-se mais lento. Os programas não iniciam normalmente, e surge maior probabilidade de aparecer a tela azul. O notebook pode travar ou desligar sozinho, fazendo com que se perca todo o trabalho que estava sendo realizado.

Por esses motivos, é essencial manter a temperatura do notebook sob controle. Com alguns cuidados básicos pode-se resfriar o equipamento. Essa providência prolonga sua vida útil. Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe! Vamos ensinar alguns macetes para manter o seu laptop em uma temperatura segura o tempo todo.

Como resfriar o notebook?

Com certos cuidados de manutenção e o apoio de alguns programas, é possível deixar a sua máquina funcionando perfeitamente. Preste atenção. Procure adotar essas boas práticas para que o notebook esteja sempre resfriado e não comprometa o seu trabalho.

Desobstrua as saídas de ar

As saídas de ar da maioria dos modelos de notebook costumam estar localizadas na parte inferior ou nas laterais do aparelho. Como já mencionamos, elas servem para que o ar quente seja expelido por essas frestas. A fim de que o seu propósito seja cumprido com êxito, é necessário que elas estejam desobstruídas.

Também não é recomendado utilizá-lo sobre o colo, em cima de almofadas, cobertores ou tecido que absorva o calor.  Ele deve estar sempre limpo, longe do sol ou de excesso de poeira. Assim, o ar poderá circular e as saídas terão a ventilação necessária.

como-resfriar-o-notebook

Mantenha as saídas de ar do notebook desobstruídas.

Utilize base com cooler

Apesar de os notebooks já virem equipados com um cooler, em alguns casos (por exemplo, quem precisa utilizar por muitas horas seguidas ou em ambientes muito quentes) pode ser necessário adquirir um externo.

Os coolers são como pequenos ventiladores que ajudam a resfriar o equipamento. Essa base mantém a refrigeração diretamente sob a saída de ar. Isso contribui para que os componentes internos não superaqueçam.

Ao ligar a máquina, o cooler é ativado a partir do cabo USB. Ele verifica o nível de calor e interrompe o seu funcionamento ao encontrar temperatura estável. Quando a temperatura estiver elevada, ele voltará a trabalhar, a fim de manter o bom funcionamento da máquina.

Utilize pastas térmicas

A pasta térmica é um líquido viscoso aplicado na superfície do processador, junto ao cooler, e serve para ajudar a manter a temperatura do processador baixa.  Ela funciona como uma condutora de calor e auxilia na sua dissipação.

Os processadores já vêm com essa pasta de fábrica, mas pode ser necessário substituí-la após alguns meses de uso, pois ela pode ficar dura e seca, não servindo mais para a sua finalidade.

como-resfriar-o-notebook

Aplique pasta térmica para resfriar o notebook.

Conte com o auxílio de programas

Caso seja necessário, você pode utilizar programas de monitoramento do sistema, que exibem notificações quando a temperatura estiver elevada. Alguns deles ainda informam a temperatura dos elementos separadamente. Inclusive dos núcleos do processador, das rotações dos coolers e das voltagens da placa-mãe.

Considere também utilizar o Intel Desktop Utilities. Ele é um aplicativo desenvolvido pela Intel especialmente para computadores equipados com processador comercializado pela companhia. Com ele, você poderá monitorar dados detalhados, como modelo dos componentes, temperatura e velocidade dos coolers.

Faça uma limpeza completa

Com o passar do tempo, o excesso de poeira costuma acumular dentro da máquina. Essa sujeira prejudica os coolers, obstrui as saídas de ar e danifica os componentes. Ela é a grande responsável por muitas falhas no equipamento e pelo superaquecimento.

Você pode, periodicamente, realizar limpeza nos componentes internos e externos. Entretanto, com o tempo, essa limpeza caseira não é suficiente. Recomenda-se procurar uma assistência técnica a cada seis meses e realizar a limpeza completa do laptop. Nessa operação será retirada toda a poeira acumulada no interior da sua máquina.

como-resfriar-o-notebook

Faça a limpeza do notebook.

Evite muitos programas abertos

O excesso de programas abertos faz com que o sistema operacional exija processamento acima do necessário. Igualmente é o caso com programas rodando em segundo plano. Por isso, mantenha abertos apenas aqueles programas que sejam essenciais e estejam sendo utilizados no momento.

Elimine, também, os programas que inicializam junto com o Windows. Para isso, digite “msconfig” na busca do seu computador. Acesse a aba “inicialização de programas”. Todos os programas que estiverem listados nessa aba estão iniciando junto com o Windows. Desmarque os que não forem necessários e clique em “ok”. Lembre-se de nunca desmarcar o seu antivírus.

Entendendo melhor como resfriar o notebook você já pode manter o equipamento mais seguro. Ressaltamos que qualquer alteração efetuada nas configurações ou programas instalados pode comprometer o funcionamento da sua máquina. Aja sempre com segurança e responsabilidade!

Continue conosco para descobrir qual a melhor bateria para notebook!