Atualizado em 20 de julho de 2021.
Tempo de leitura: 6 minutos

Problemas na bateria do seu notebook fazem parte da sua rotina? As coisas não precisam ser assim. Contar com a carga dos aparelhos é fundamental para poder usá-los adequadamente no dia a dia. Isso não só diminui a incidência de erros como também melhora a vida útil dos seus eletrônicos.

A melhor forma de usar os seus dispositivos é ter o conhecimento das principais causas das falhas que ocorrem neles. É o caso, evidentemente, da bateria, que se trata de um dos elementos mais importantes de um notebook. Dessa forma, é essencial que o usuário esteja atento ao sinais de problemas ou falhas que ocorrem nesse item tão importante.  

Nesse post, você conhecerá 7 problemas comuns que podem aparecer nas baterias, e como resolver esses inconvenientes. 

1. Bateria velha

Por mais que a tecnologia por trás das baterias esteja evoluindo, uma verdade permanece relevante até o momento: elas se tornam cada vez mais ineficientes a partir do momento em que começam a ser usadas. Toda bateria tem seu tempo de vida útil limitado. Esse tempo é medido em ciclos de energia (geralmente, uma bateria padrão tem entre 300 e 500 ciclos) e, conforme esses ciclos vão se esgotando, o componente vai entrando gradativamente em estado de desgaste. 

Se sua bateria já tem tempo de uso considerável, é possível que as falhas apresentadas por ela sejam decorrentes desse desgaste natural. Nesse caso, considere uma troca desse componente. Dê preferência a empresas especializadas e confiáveis, já que existem muitas ofertas na internet que anunciam produtos com preços baixíssimos (e entregam baterias de péssima qualidade).

2. Falha de hardware

Como você já sabe, o hardware é parte física de um computador portáil, e pode ser representado por qualquer item físico que faz parte de um notebook. A parte lógica da bateria precisa interagir com o notebook para comunicar o número de ciclos de carga realizado, a capacidade atual da bateria e o desgaste já ocorrido, entre outros parâmetros.

Quando essa comunicação não ocorre de maneira adequada, mesmo que as células da bateria estejam perfeitas, o uso do notebook vai ficar bastante prejudicado, com falha na comunicação da carga remanescente, por exemplo.

3. Superaquecimento

Nenhum componente eletrônico funciona bem se passar por temperaturas acima do normal. No caso das baterias, o uso em locais inadequados e muito quentes podem causar o que chamamos de superaquecimento, um dos principais problemas na bateria que podem acontecer.

Se você notar que sua bateria está aquecendo em demasia durante o uso, entre em contato com o fabricante ou uma assistência técnica para constatar se o problema se trata, de fato, de um superaquecimento no componente.

Além disso, tome cuidado para que o seu dispositivo não fique exposto ao sol ou permaneça em ambientes quentes demais. Tudo isso contribui para que a vida útil da bateria diminua ou até pare de funcionar. Outras boas dicas para evitar o superaquecimento são: utilizar cooler no notebook, limpar periodicamente as saídas de ar do aparelho e

4. Baixa duração

Está percebendo que a bateria do seu dispositivo está durando menos ultimamente? Aplicativos mais exigentes costumam requisitar mais recursos para funcionarem, fazendo com que o notebook utilize mais bateria para executar mais funções rapidamente.

Nesse caso, a solução é mais simples: feche programas desnecessários, desconecte periféricos, reduza o brilho da tela e desligue componentes que não estão sendo usados, para poupar sua bateria.

Para aumentar a vida útil de um notebook, também é possível adotar o procedimento de calibragem, periodicamente. O processo de calibragem do notebook consiste na descarga e carga completa da bateria por três vezes. O processo é extremamente simples e prático, e pode ser feito por qualquer pessoa. Ele é particularmente importante para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável e otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

Para agilizar o processo, você pode colocar em prática ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo, executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Lembrando que sempre ao adquirir um novo produto é necessário realizar a calibragem do notebook.

Leia também
Como fazer a bateria de seu notebook durar mais
Quando devo carregar a bateria do notebook?

5. Trava de segurança

Você sabia que as baterias têm um mecanismo de segurança que impede que a carga zere totalmente? Afinal, isso pode ser bastante danoso para elas e os dispositivos que as usam.

Se esse recurso não está funcionando bem, então o problema será transferido para a bateria. Um dos sintomas disso é um notebook que desliga sozinho, por exemplo. Tenha em mente os pontos acima ao tentar entender por quais tipos de problemas na bateria o seu dispositivo está passando.

Considere a contratação de um serviço especializado para lidar com as falhas em questão, já que, em muitos casos, é necessário conhecimento aprofundado para resolver as situações. Dessa forma, você poderá contar com o seu aparelho por muito mais tempo.

Saiba mais sobre uma situação que pode acontecer com você e prejudicar a vida útil do seu dispositivo e entenda por que a bateria fica estufada e o que fazer nesse caso.

6. Bateria estufada 

As células de bateria podem ter diversos formatos, mas os mais comuns são o retangular e o cilíndrico. Este último é mais resistente às pressões causadas temporariamente pelo superaquecimento, carregamento incorreto ou sobrecarga. Já o retangular e achatado, que pode ser encontrado em baterias de celulares, tablets e alguns notebooks, possui menor resistência para a blindagem.

Ou seja, as células cilíndricas de baterias tendem a apresentar menos problemas de estufamento. Já as retangulares e achatadas são mais suscetíveis a esse problema.

Em termos técnicos, o estufamento ocorre quando o composto químico LI-Ion entra em contato com o oxigênio. Nesse momento, há uma reação química que passa a oxidar o lítio. Essa oxidação causa a expansão dos componentes da bateria e obriga as paredes do componente a se dilatar de modo não planejado.

Ou seja, uma bateria estufada é sinal de funcionamento anormal do componente, e podem inviabilizar o uso do notebook permanentemente. Os sinais costumam de estufamento costumam ser bem visíveis, o que facilita na compreensão do usuário para diagnosticar o problema.

As baterias de polímero de lítio estão mais sujeitas ao superaquecimento.

7. Bateria não carrega

A bateria do notebook está ligada na tomada, mas não carrega? Antes de tudo, você precisa entender que isso pode ser causado por diferentes maneiras. Mais especificamente pelo hardware, software ou pelas configurações.

No caso das configurações, geralmente a causa pode ser a BIOS ou os drivers desatualizados. Nesse caso, é necessário apenas atualizar esses programas para corrigir o problema.

Entretanto, os problemas mais frequentes costumam ser os de hardware. Os mais comuns são: mau contato entre a bateria e o notebook, resíduo de energia acumulado na máquina, fonte com defeito ou má qualidade dos cabos, problemas na tomada, falta de limpeza dos conectores e superaquecimento.

Para evitar que pontuais falhas possam no hardware, é necessário estabelecer uma rotina de limpeza nos componentes de seu notebook e ficar atento a utilização correta, evitando maus hábitos que possam causar danos ao aparelho.

Onde comprar bateria para notebook

Mesmo com todos os cuidados exercidos, em algum momento, inevitavelmente, sua bateria irá cumprir o tempo de vida útil programado e, de maneira progressiva, deixará de funcionar. Existem alguns sinais que indicarão que o momento de substituir o componente finalmente chegou. Após constatar que uma bateria nova deve ser adquirida, você deve buscar por locais confiáveis para realizar a compra.

BB Baterias possui uma ampla linha de produtos para notebook, que incluem bateriasfontestecladostelas e outros itens. Estamos atuando há mais de uma década no segmento de peças para computadores portáteis, possuindo ampla credibilidade de mercado e entre os nossos clientes. Além disso, nossas baterias contam com garantia de 14 meses e nossos consultores realizam o melhor atendimento pós-venda.

Tudo isso para fornecer a você as melhores soluções para notebooks. Se você precisar de ajuda, nós da BB Baterias estaremos prontos para te auxiliar. Não hesite em nos procurar!