Atualizado em 24 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos
Muitos usuários ficam na dúvida na hora de escolher uma bateria nova para seu notebook. É mais vantajoso adquirir o produto original ou comprar um alternativo, feito por empresas especializadas? Nesse texto, procuramos elucidar essa questão de maneira simples e prática. Acompanhe! 

A bateria é, sem dúvida, um dos principais componentes de um computador portátil. Sem ela, não é possível utilizar o aparelho normalmente. Por essa razão, quando a bateria perde sua vida útil e não funciona mais, muitas pessoas entram em desespero, e uma dúvida frequente aparece: qual modelo comprar para substituir o antigo?

Em primeiro lugar, é importante salientar que existe uma quantidade gigantesca de modelos, das mais variadas marcas. Isso explica a grande variação de preço entre algumas baterias, como pode ser facilmente identificado em uma rápida pesquisa na internet. Notebooks mais modernos terão, naturalmente, baterias com valores mais elevados.

A partir disso, saber identificar a bateria compatível com o seu aparelho é fundamental. Um processo rápido e eficaz consiste em retirar a bateria e verificar seu part number. O part number serve como uma espécie de “CPF” da bateria, tornando possível a sua identificação. Ter o conhecimento do modelo é importantíssimo para não errar na hora da compra e adquirir um produto com as mesmas características físicas e especificações técnicas do anterior.

AS VÁRIAS OPÇÕES PARA SUBSTITUIR A SUA BATERIA

Assim como existem vários modelos diferentes, muitas também são as opções para realizar a aquisição do novo produto. Você pode ter a preferência por baterias originais, das marcas de notebook mais conhecidas, ou então, escolher modelos semelhantes, de empresas consolidadas e com longa experiência nesse tipo de comércio.

A seguir, você confere alguns pontos importantes para não se arrepender após a compra.

PREÇO BAIXO = MÁ QUALIDADE

Existem muitas pessoas que ainda optam pela aquisição de baterias que já foram usadas e tiveram algumas alterações em sua composição, para ganhar uma sobrevida. Essa, no entanto, não é a melhor escolha a se fazer e pode gerar problemas no futuro.

Erro que ainda é bastante cometido por usuários de notebooks, a escolha por uma bateria substituta exclusivamente levando em consideração o valor costuma causar dor de cabeça aos proprietários dos aparelhos. Podemos encontrar diversos anúncios na internet de modelos vendidos a preços baixos e que, supostamente, funcionam muito bem. Porém, na grande maioria dos casos, o preço menos elevado dessas baterias indica uma má qualidade.

Os componentes alterados na bateria garantem a ela um tempo a mais de vida útil, mas estão sujeitos a estragar rapidamente. Essas baterias também costumam ter uma garantia pequena, o que é outra maneira de identificar produtos de baixa qualidade. Portanto, não é recomendado adquirir modelos desse tipo se você pretende contar com uma bateria com bom rendimento e, acima de tudo, durável.

Sabendo definir custo x benefício

O custo benefício na compra de uma bateria sempre vai ser definido pelo que o usuário espera do produto. Atualmente, existem baterias com maior capacidade de carga, oferecendo assim, um maior rendimento ao comprador. Esses modelos oferecem maior desempenho, e essa explicação está na quantidade de “pilhas” presentes nos componentes.

Baterias que possuem de 4 a 6 células são consideradas “padrão”, estando presente em grande parte dos computadores portáteis encontrados no mercado. Já os modelos que apresentam 8 células ou mais são propensos a ter uma maior capacidade de retenção de carga, dando ao aparelho, assim, uma autonomia mais elevada em comparação a baterias com menos células em sua produção.

Esse é apenas um exemplo das funcionalidades e especificidades diferentes que cada bateria possui, e serve para exemplificar as diferenciações que cada modelo terá, e o quanto essas diferenças irão atuar diretamente no desempenho e no rendimento da bateria.

SAIBA MAIS: os componentes de uma bateria
7 perguntas e respostas sobre baterias de notebook

ESCOLHENDO UMA NOVA BATERIA

As baterias originais podem ser encontradas nos sites das marcas mais conhecidas de notebooks e também em lojas físicas. Elas são as baterias que vem acopladas ao aparelho na hora da compra, e são desenvolvidos por fabricantes que disponibilizam o produto posteriormente as marcas.

Outra possibilidade existente é escolher baterias similares as originais, provenientes de lojas especializadas nesse tipo de comércio. Empresas com reconhecimento de mercado, preços adequados e garantia extensa possuem ótimas credenciais para lhe oferecer um produto de qualidade.

O TIPO DE BATERIA IDEAL PARA VOCÊ

É muito importante ter claro as expectativas que você espera da bateria que vai adquirir. Produtos originais certamente apresentarão qualidade elevada. O preço alto e a dificuldade de encontrar exatamente o mesmo modelo que fora usado na compra do notebook, porém, poderão ser fatores impeditivo para algumas pessoas.

A alternativa em muitas ocasiões se torna a compra de baterias em sites e e-commerces especializados, especialmente na praticidade encontrada para adquirir o produto, sem a necessidade de se deslocar até uma loja física. Por essa razão, um endereço virtual com credibilidade pode ser a melhor opção na hora de fazer a substituição da sua bateria.

LEIA TAMBÉM:
Onde comprar bateria de notebook
Os tipos de bateria para notebook

ONDE ENCONTRAR AS MELHORES BATERIAS DE NOTEBOOK

Devem ser levados em consideração alguns critérios para identificar um site confiável e que possua em seu estoque peças de qualidade. Ter uma marca própria na fabricação de baterias reconhecida, as maiores garantias e um atendimento pós-venda diferenciado certamente contam pontos a favor da empresa que está oferecendo os produtos.

A BB Baterias cumpre todos esses requisitos, e ainda tem outros diferenciais. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, entre outros acessórios. Uma empresa que é reconhecida pela sua eficácia, qualidade e seriedade.

Você poderá fazer a escolha de sua nova bateria em nosso site. Lá, você encontrará uma ampla variedade de modelos das principais marcas do mercado. Temos certeza que você irá achar a melhor bateria para o seu notebook, com as melhores condições de pagamento e com um serviço de atendimento diferenciado. Estamos ansioso para lhe atender!