Atualizado em 23 de outubro de 2020.
Tempo de leitura: 7 minutos

Um das grandes vantagens no uso de um notebook é a possibilidade que o usuário tem de usar o aparelho a onde quiser. Em uma sociedade cada vez mais dinâmica e móvel, é fundamental conseguir ter acesso ao computador portátil em qualquer lugar. No entanto, em alguns momentos, a máquina pode nos pregar peças indesejáveis.

Se você tem um notebook desligando do nada e ainda não sabe o motivo, acompanhe o texto para conhecer as possíveis causas e soluções para esse inconveniente que pode representar um grande prejuízo aos usuários.

Sujeira

A poeira é um dos elementos prejudiciais mais comuns nos notebooks. Ela pode entrar pelas saídas de ar e se armazenar também no teclado, principalmente farelos de alimentos. Caso seu aparelho nunca tenha sido aberto para uma limpeza, talvez seja a hora de realizar essa ação preventiva para evitar danos mais graves a médio prazo.

Além disso, evite usá-lo em locais empoeirados, que possam prejudicar a circulação de ar e estabeleça um dia no mês para realizar essa limpeza. A ventoinha da fonte é um dos componentes que pode ser obstruído com sujeira.

Escolha um suporte para notebook que tenha cooler para facilitar a saída de ar. Esse acessório, facilmente encontrado no mercado, evita que o notebook seja utilizado em locais inadequados e ainda impede o superaquecimento.

notebook-desligando-do-nada
Mantenha as saídas de ar do seu notebook desobstruídas, livres de sujeiras.

Fonte

O cabo da fonte do notebook também pode ter pontos de mau contato, problemas na entrada do próprio aparelho ou na saída para a tomada. Isso pode ocorrer em função de acidentes, como quedas que danificam o cabo ou o conector.

Para testar o problema, desconecte as partes da fonte e substitua por outras similares. Caso a fonte não consiga suprir a energia demandada por todas as peças, o notebook pode desligar. Na dúvida, fale com um especialista.

Ao sentir um leve cheiro de queimado, desligue da tomada, retire a bateria e procure uma assistência técnica.

Bateria

A bateria também pode ser o motivo de o notebook estar desligando do nada. Apesar de ser um componente resistente, pode não funcionar se o notebook não estiver conectado permanentemente na fonte de energia.

Além disso, a vida útil da bateria de um notebook é medida em ciclos, e cada um corresponde a uma descarga e recarga completa. A duração da bateria costuma variar de 300 a 500 ciclos. Dessa forma, é natural que a bateria apresente desgaste com o tempo de uso. Uma boa dica para fazer o componente durar mais é calibrar a bateria.

Como é um item de suma importância para o notebook, o usuário deverá ficar atento a algumas questões envolvendo a bateria. Ela precisará de troca se:

  • tiver atingido seu máximo de ciclos;

  • estiver desgastada, o que pode significar um problema mais grave de aquecimento;

  • apresentar pontos de mau contato caso já tenha sido substituída alguma vez.

Memória RAM

A memória RAM é um item fundamental para o funcionamento do computador. Sem ela, o notebook não liga, já que é nela que todos os dados são armazenados temporariamente.

Os problemas com esse componente ocorrem devido à oxidação, principalmente em regiões marítimas ou frias, visto que a umidade prejudica a passagem da corrente elétrica.

Os pentes de memória RAM também podem estar desencaixados. Caso estejam sujos, essa pode ser a causa dos desligamentos, sendo aconselhável limpar com álcool isopropílico ou levar o notebook numa assistência técnica.

No Windows há uma forma fácil de verificar se a memória RAM tem algum defeito:

  1. acesse o Painel de Controle e digite na caixa de pesquisa a palavra “memória”;

  2. clique em “Diagnosticar problemas de memória do computador”;

  3. escolha se deseja verificar agora ou verificar na próxima reinicialização.

notebook-desligando-do-nada
Memória RAM desencaixada ou suja pode ser o motivo do seu notebook estar desligando do nada.

HD

O disco rígido ou HD aparece com menos frequência na lista de problemas de um notebook desligando do nada, mas isso não o impede de ser um dos possíveis culpados.

Isso porque os HDs possuem partes móveis, braço mecânico e um conjunto de pratos magnéticos, onde são gravados os dados, e com o tempo podem apresentar defeitos que irão prejudicar o funcionamento de seu aparelho. 

Se em meio aos problemas nessa região algum arquivo essencial para o funcionamento do sistema for atingido, o computador pode desligar sozinho e, inclusive, não ligar novamente seu sistema operacional.

Para verificar essa situação, utilize uma ferramenta nativa e escaneie o HD para garantir que ele não apresenta nenhum problema:

  • clique com o botão direito do mouse sobre a unidade de disco que você deseja verificar;

  • escolha a opção “Propriedades”;

  • clique na aba “Ferramentas”;

  • clique em “Verificar agora” para começar a verificar a unidade escolhida.

notebook-desligando-do-nada
Escaneie o HD para garantir que ele não apresenta nenhum problema.

Display com problema 

Outra situação que poderá afetar o desempenho do notebook tem a ver com a tela do aparelho. Em alguns casos, o usuário pode ter a impressão de que o notebook está desligando sozinho quando, na verdade, o display está  apresentando erros de funcionamento, e, assim, o dispositivo permanece ligado. 

Para confirmar se esse é o problema que ocorre no seu notebook, busque conferir se todas as luzes da máquina estão desligadas. Na maioria dos casos, o botão usado para ligar o aparelho fica com uma luz ativa enquanto ele está ligado. É possível também prestar atenção ao barulho que seu computador portátil faz quando ligado. Se a tela permancer preta mas você consegue ouvir um som de aparelho funcionando,  é bastante provável que o problema esteja no display.

Leia também

Veja como testar a bateria do notebook
Como fazer a bateria do notebook durar mais

Superaquecimento

Muitos componentes do computador, como a placa de vídeo, placa-mãe ou o processador, executam muitos processos por segundo. Esse alto desempenho acarreta o aquecimento do notebook. Para que isso não aconteça:

  • mantenha todas as saídas de ar sem nenhum impedimento;

  • evite usar o aparelho no colo ou em superfícies que não sejam planas e apropriadas, como sofás, almofadas, entre outras;

  • troque a pasta térmica do processador;

  • tenha disponível uma mesa própria para notebook, que não obstrua o cooler e permita que o calor excessivo nos circuitos internos seja absorvido adequadamente.

Para prevenir que algum componente se queime, verifique se possui mecanismos de proteção. Dessa forma, quando atingir uma determinada temperatura, será desligado automaticamente até se manter em temperatura compatível com seu pleno funcionamento.

Vírus

Os vírus presentes no sistema operacional do notebook também podem ser causadores de problemas. Inclusive, é muito comum que eles sejam o principal problema no desligamento repentino de seu computador portátil.

Para assegurar que o notebook não seja acometido pelos malwares, tenha ferramentas de segurança de endpoint: instale um bom antivírus e faça uma verificação rotineira de todo o sistema para se manter sempre protegido e livre de q ameaças e invasões.

notebook-desligando-do-nada
Os vírus também podem ser a causa dos importunos desligamentos.

Arquivos de sistema danificados

Com mais tempo de uso, o sistema Windows pode acumular “lixo digital”, ou seja, arquivos desnecessários, cookies etc. Esse pode ser o principal motivo pelo corrompimento de alguns arquivos ou entradas de registro.

Quando isso acontece, o mau funcionamento do sistema é a maior consequência, sendo mais frequente a ocorrência de desligamentos inoportunos.

Felizmente, todo sistema operacional possui ferramentas adequadas, que permitem restaurá-lo da última atualização, momento em que os arquivos e programas estavam em pleno funcionamento.

Para evitar de ter seu notebook desligando do nada, realize uma manutenção constante com profissionais qualificados e com expertise para identificar rapidamente qual o problema do seu aparelho.

Além de ajudar a solucionar os problemas, uma equipe técnica especializada ainda pode apontar os melhores componentes e softwares para aumentar o desempenho do seu notebook.

Onde encontrar as melhores peças para notebook 

Em algum momento, seu notebook irá precisar fazer trocas em seus componentes para continuar funcionando. É o curso natural de todos os aparelhos, e você não deve se lamentar quando esse momento chegar. Para adquirir novos produtos, é recomendado que o usuário busque por locais de confiança, que trabalhem com materiais de qualidade e tenham o devido reconhecimento de mercado e, especialmente, entre seus clientes.

A BB Baterias apresenta todas essas características, contando com os melhores componentes para notebook. Nossa empresa possui uma ampla variedade de baterias, fontes, telas, teclados e diversos outros itens para seu aparelho.

Temos certeza que você encontrará conosco uma bateria compatível para seu notebook, assim como demais itens que são necessários para o bom funcionamento da máquina. Estamos há mais de uma década atuando no comércio de dispositivos eletrônicos para computadores portáteis, nos orgulhando de fornecer as melhores soluções para nossos clientes. Não hestie em contatar a BB Baterias quando tiver qualquer tipo de problema em seu aparelho. Estaremos preparados para ajudá-lo da melhor maneira possível.