Atualizado em 7 de julho de 2022.
Tempo de leitura: 10 minutos

Você sabe como comprar bateria para notebook?  O primeiro passo é identificar se essa substituição é realmente necessária. O desgaste desse componente é influenciado pelo tempo de uso e o número de vezes que o equipamento é carregado e descarregado completamente (número de ciclos).

A vida útil das baterias é composta por ciclos, que podem variar conforme o modelo (geralmente suportam entre 300 a 500 ciclos). Em média, elas começam a perder sua potência entre dezoito a vinte e quatro meses de uso. Mas se você diagnosticar que ela não está suprindo suas necessidades antes desse período, ou se apresentar algum problema, pode ter chegado a hora de comprar uma bateria nova.

Neste post, você aprenderá como escolher corretamente sua nova bateria. Apresentaremos tudo que você precisa saber para garantir a compra desse componente tão importante para seu notebook. Acompanhe!

Como identificar o modelo da bateria do notebook?

Inicialmente, é importante que seja feita a identificação da bateria do aparelho, pois muitos proprietários de notebook ainda encontram algumas dificuldades para identificar o modelo de suas baterias. Isso, em muitos casos, acaba levando ao erro na hora da compra e, consequentemente, a não utilização da bateria no aparelho, devido a falta de compatibilidade. Abaixo, você irá aprender a identificar qual o modelo correto, através de passos muito simples.

Como descobrir o nome completo da bateria através do modelo de notebook

Em algumas lojas, é possível localizar o modelo da bateria através do nome completo do modelo do notebook, porque é feito um trabalho de avaliação de compatibilidades, a fim de facilitar a busca do cliente. Se você tem dúvidas sobre qual a bateria mais competível e ideal de notebook para você, é possível optar por consultar diretamente com uma equipe especializada, que buscará lhe atender da melhor maneira possível. Esse é o caso da BB Baterias.  

Como identificar o part number 

A forma mais fácil de identificar a bateria do seu computador portátil é através do part number. O part number é uma espécie de CPF da bateria, responsável por levar ao usuário a confirmar se aquela bateria específica é compatível com o notebook. Procure sempre por uma etiqueita localizada no componente. Com essa informação, você será capaz de subsituir sua bateria corretamente.

Os códigos que compõem o part number são extremamente variados, e irão mudar de acordo com as marcas de notebook. Computadores portáteis da Dell terão formatos de part number diferentes em relação aos lançados pela HP, por exemplo. Isso não significa, no entanto, que determinadas baterias sejam compatíveis apenas com um tipo de notebook. Existem vários modelos que podem ser usadas sem maiores problemas em aparelhos diferentes.

Se sua bateria for um modelo interno, será necessário desmontar o seu equipamento. O primeiro passo é retirar a tampa do equipamento. No caso da bateria interna, não há necessidade de desligar o aparelho e retirar o componente para encontrar o seu part number. Após isso, vale a mesma lógica para as baterias removíveis: você deve procurar por um conjunto de número e letras que está inserido na bateria. Esse código pode ser disponibilizado em uma etiqueta ou, então, estar reproduzido diretamente no produto. Antes dos números e letras, você deverá encontrar o identificador a partir de definições como Model, P/N, Type, entre outras. Todos esses termos estão se referindo ao part number da bateria

Também existem outras formas menos utilizadas para identificar a bateria, como veremos abaixo.

Verifique a voltagem 

O valor da voltagem da bateria é a quantidade necessária para que o notebook consiga funcionar normalmente, sem o uso de carregador. Você também a encontrará indicada nas etiquetas da peça, junto à capacidade.

A voltagem não precisa ser idêntica à da bateria original, pois existem modelos compatíveis. Verifique a tabela de compatibilidade com exemplos abaixo e compare:

  • 3.6V = 3.7V;
  • 7.2V = 7.4V;
  • 10.8V = 11.1V;
  • 14.4V = 14.8V.

Como confirmar o modelo e a garantia?

Após confirmar se todos os dados analisados são compatíveis, não esqueça de verificar também a cor de sua peça. A maioria das baterias são produzidas na cor preta. Porém, existem muitos modelos fabricados em branco, cinza, prata, azul ou outras cores.

Para sua segurança, verifique ainda todas as garantias que a fabricante oferece. Preste bastante atenção ao seu tempo de cobertura.  Geralmente é oferecido uma garantia entre 6 a 8 meses. Aqui na BB Baterias oferecemos o maior tempo de garantia do mercado: 14 meses!

Leia também
Como fazer para não viciar a bateria do notebook?
Posso usar o notebook sem bateria?

Baterias padrão x baterias de alto rendimento

Além de entender como comprar bateria para notebook corretamente, e muito importante ter claro as expectativas que você espera da bateria que vai adquirir. Produtos originais certamente apresentarão qualidade elevada. O preço alto e a dificuldade de encontrar exatamente o mesmo modelo que fora usado na compra do notebook, porém, poderão ser fatores impeditivos para algumas pessoas.

As baterias consideradas “padrão” são a maioria entre os usuários, apresentando um desempenho satisfatório para tarefas rotineiras e uma autonomia relativamente alta. É o ideal para quem usa o notebook para tarefas não muito complexas, que não exigem alto desempenho.

Também é possível escolher baterias de alta capacidade. Esses componentes se caracterizam por apresentar uma autonomia maior do que as demais baterias, pela presença de mais células em sua estrutura. Por essa característica, as baterias de alto rendimento irão dar uma pequena saliência no notebook, o que pode incomodar alguns usuários.

Geralmente, a bateria de notebook de alta capacidade é recomendada para quem costuma executar programas mais pesados, como os de edição, ou passa bastante tempo longe da tomada. Mas, como dissemos anteriormente, se você utiliza aplicativos leves ou costuma operar seu laptop apenas em casa, a bateria de notebook padrão irá se adequar perfeitamente à sua necessidade.

Como comprar uma nova bateria?

Agora que você já sabe como comprar  bateria para notebook, é hora de, finalmente, adquiri-la. Ao buscar uma loja, leve em consideração o suporte técnico na hora da compra. Você deve contar com o apoio de um profissional que o ajude a solucionar suas dúvidas e a encontrar a bateria desejada.

Caso opte por adquiri-la pela internet, considere o prazo de entrega e a confiabilidade da loja. Verifique sempre o certificado de segurança do site para garantir uma compra segura (aquele cadeado antes do link na barra de endereços). Se o site tiver o cadeado, você pode ficar tranquilo(a), pois todas as informações inseridas estarão seguras e permanecerão confidenciais.

Quanto custa uma bateria de notebook?

A Resposta é: depende. Alguns fatores irão afetar diretamente o preço da bateria. É o caso do modelo do componente, da capacidade da bateria, da qualidade do produto e também de qual aparelho portátil estamos falando. Notebooks mais modernos e sofisticados terão, naturalmente, valores mais elevados. Na contramão, as linhas de uso doméstico (os chamados notebooks convencionais)  estarão à venda por preços mais acessíveis. 

No entanto, cuidado com valores muito abaixo do mercado: geralmente, produtos que possuem preços muito pequenos irão trazer prejuízos a seu notebook, já que se tratam de itens de baixa qualidade. Procure comprar a bateria de seu notebook em lojas especializadas e com credibilidade. 

O que levar em conta na hora de adquirir uma bateria nova para seu notebook

Seja em uma loja online ou em uma loja física, existem fatores que devem ser levados em conta ao considerar a compra de uma bateria de notebook. Entre eles, podemos citar o suporte técnico na hora da compra, já que para ter certeza do modelo de bateria correto para o seu notebook, é importante ter apoio de um profissional. Ele saberá identificar a bateria que atende às características específicas que o seu aparelho requer. O profissional é capaz de identificar o part number, voltagem e quantidade de células da bateria que você precisa, assegurando a total compatibilidade com o seu laptop.

Além disso, é importante se atentar a garantia da bateria de notebook. A garantia diz respeito à segurança contra qualquer tipo de defeito de fabricação ou erro de compatibilidade. Sempre desconfie de prazos muitos curtos. Lojas que comercializam baterias de notebook de qualidade e confiam no seu produto oferecem cerca de 14 meses de garantia.

Por fim, é importante conferir o preço do componente. Baterias de notebook com preços muito baixos são fabricadas com o objetivo de redução de custo. Ou seja, a qualidade e segurança do produto não são prioridade.  Sendo assim, o valor da bateria não deve ser o principal critério na hora da compra.

Como cuidar da sua bateria nova?

Para cuidar do seu componente novo, existem medidas que podem ser adotadas para prolongar a vida útil. A principal delas é a calibragem da bateria. O processo de calibragem da bateria de notebook consiste na descarga e carga completa da bateria por três vezes. O processo é extremamente simples e prático, e pode ser feito por qualquer pessoa. Ele é particularmente importante para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável e otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

Para agilizar o processo, você pode colocar em prática ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo, executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Lembrando que sempre ao adquirir um novo produto é necessário realizar a calibragem do notebook.

Além da calibragem do notebook, ação fundamental para a preservação da saúde da bateria, existem várias outras recomendações para conservar o componente, tornando sua vida útil maior. Entre elas, algumas das principais são: diminuir o brilho da tela e da resolução, não deixar muitos programas abertos simultaneamente, desconectar wireless e periféricos e fechar aplicativos secundários no sistema operacional. 

Entre as dicas relacionadas ao manuseio e cuidado externo do aparelho, indicamos que o usuário não utilize a máquina sob almofadas e travesseiros ou sobre o colo, pois, dessa forma, o aparelho corre o risco de superaquecer, prejudicando diretamente a bateria.

Como carregar pela primeira vez a bateria nova do notebook

Para carregar a bateria de uma forma correta e segura, é recomentado sempre manter alguma carga no computador portátil, utilizando a fonte de seu aparelho, para evitar o desligamento do circuito de proteção. As recargas parciais não causam danos e, na verdade, são até melhores do que as recargas completas, pois ajudam a preservar os ciclos da bateria. Além disso, o sistema dos notebooks é preparado para identificar o momento limite das cargas no aparelho, evitando assim qualquer tipo de sobrecarga. 

Utilizar o carregador correto também é muito importante. Um carregador de qualidade é um importante aliado para a conservação de sua bateria. Evite produtos de procedência duvidosa e sem qualidade comprovada. Fontes muito baratas dificilmente terão as condições necessárias de alimentar seu aparelho sem representar prejuízos ao notebook.

Uma outra dica é utilizar seu notebook em locais adequados e com temperatura amena. Essa recomendação vale tanto para os momentos onde a fonte está sendo usada quanto para as vezes em que o usuário está utilizando o notebook sem o carregador. Expor o notebook a locais muito quentes pode contribuir para superaquecer a bateria.

Baterias originais x baterias Bestbattery®

Assim como existem vários modelos diferentes, muitas também são as opções para realizar a aquisição do novo produto. Você pode ter a preferência por baterias originais, das marcas de notebook mais conhecidas, ou então, escolher modelos semelhantes, de empresas consolidadas e com longa experiência nesse tipo de comércio.

Tecnicamente, não existe diferença marcante entre as duas opções. O que dever ser considerado pelo usuário segue o mesmo critério para baterias originais ou alternativas: é necessário respeitar as especificações técnicas do produto e recomendado. Abaixo, temos alguns dos diferencias das baterias BestBattery em relação a outras baterias disponíveis no mercado.

Onde comprar bateria para notebook

BB Baterias possui como diferenciais uma marca própria (BestBattery®) reconhecida no mercado há mais de 10 anos. A BestBattery® desenvolve e fabrica centenas de diferentes baterias, compatíveis com as principais marcas de notebook como Apple, Acer, HP, Sony, entre outros.

Além disso, nossas baterias tem maior duração, 14 meses de garantia e o melhor custo-benefício. Não se engane: muitas empresas oferecem produtos supostamente de qualidade, por preços muito pequenos. Em muitos casos, vale o expressão  “barato que sai caro”, pois esses modelos não irão durar muito, obrigando o usuário a realizar mais uma troca de bateria.

Se precisar de ajuda com isso, entre em contato conosco. Temos as mais diversas marcas e modelos de baterias para notebooks, e nossa equipe está sempre disposta a ajudá-lo.