Última atualização em

Você sabe como escolher bateria para notebook?  O primeiro passo é identificar se essa substituição é realmente necessária. O desgaste desse componente é influenciado pelo tempo de uso e o número de vezes que o equipamento é carregado e descarregado completamente (número de ciclos).

 A vida útil das baterias é composta por ciclos, que podem variar conforme o modelo (geralmente suportam entre 300 a 500 ciclos). Em média, elas começam a perder sua potência entre dezoito a vinte e quatro meses de uso. Mas se você diagnosticar que ela não está suprindo suas necessidades antes desse período, ou se apresentar algum problema, pode ter chegado a hora de comprar uma bateria nova.

Neste post você aprenderá como escolher corretamente sua nova bateria. Explicaremos sobre modelo, capacidade, garantia, dentre outros aspectos que precisarão de sua atenção antes de efetuar a troca. Apresentaremos também um passo a passo para efetuar uma compra segura. Confira conosco!

Como identificar o modelo do notebook e da bateria?

Ao comprar o equipamento você conhece o modelo. Caso não se lembre exatamente, é possível localizar essa informação em alguns lugares. Ela costuma vir escrita na nota fiscal, na etiqueta próxima ao teclado, ou até mesmo na parte traseira do equipamento. Geralmente eles têm uma divisão de marca, série, e o seu número ou nome de identificação do modelo.

Já para identificar a bateria, desligue o seu aparelho e retire-o de todas as fontes de energia. Isso garantirá a sua segurança. Depois, remova a bateria atual por meio da trava de liberação, com cuidado, e identifique o seu modelo.

Atenção: caso a sua bateria seja interna, será necessário desmontar o seu equipamento. Indicamos que, nesse caso, você procure a ajuda de um especialista. Não tente jamais abrir um notebook se você não tiver conhecimento do assunto. Isso pode causar danos ao aparelho, além de colocar você em risco.

Como identificar a voltagem, part number e capacidade da bateria?

Com a bateria em mãos, identifique a voltagem, o part number e a capacidade do acessório para que seja possível realizar a compra correta. Você encontrará uma ou mais etiquetas afixadas em sua parte interna contendo vários códigos.

Procure por um que comece com a inscrição part number, P/N, PA, replace, type ou model. Esse será o part number da sua peça.

As baterias são compostas por células, que são pequenos cilindros semelhantes a pilhas recarregáveis. O número dessas células influenciará na sua autonomia e tamanho, sendo possível encontrar opções de 3, 4, 6, 8, 9 e 12 células.

Normalmente, as baterias de seis células possuem capacidade de 4400 – 5200 mAh. Procure sempre comprar uma bateria de capacidade igual ou maior do que a original para garantir o seu correto funcionamento.

O valor da voltagem da bateria é a quantidade necessária para que o notebook consiga funcionar normalmente, sem o uso de carregador. Você também a encontrará indicada nas etiquetas da peça, junto à capacidade.

A voltagem não precisa ser idêntica à da bateria original, pois existem modelos compatíveis. Verifique a tabela de compatibilidade abaixo e compare:

  • 3.6V = 3.7V;
  • 7.2V = 7.4V;
  • 10.8V = 11.1V;
  • 14.4V = 14.8V.

Como confirmar o modelo e a garantia?

Após confirmar se todos os dados analisados são compatíveis, não esqueça de verificar também a cor de sua peça. A maioria das baterias são produzidas na cor preta. Porém, existem muitos modelos fabricados em branco, cinza, prata, azul ou outras cores.

Para sua segurança, verifique ainda todas as garantias que a fabricante oferece. Preste bastante atenção ao seu tempo de cobertura.  Geralmente é oferecido uma garantia entre 6 a 8 meses. Aqui na BB Baterias oferecemos o maior tempo de garantia do mercado: 14 meses! 

Como comprar uma nova bateria?

Agora que você já sabe como escolher a bateria para notebook, é hora de adquiri-la. Ao buscar uma loja, leve em consideração o suporte técnico na hora da compra. Você deve contar com o apoio de um profissional que o ajude a solucionar suas dúvidas e a encontrar a bateria desejada.

Caso opte por adquiri-la pela internet, considere o prazo de entrega e a confiabilidade da loja. Verifique sempre o certificado de segurança do site para garantir uma compra segura (aquele cadeado antes do link na barra de endereços). Se o site tiver o cadeado, você pode ficar tranquilo(a), pois todas as informações inseridas estarão seguras e permanecerão confidenciais.

Na BB Baterias você pode contar sempre com produtos de alta qualidade e um excelente atendimento! Quer ver como é fácil comprar uma bateria em nosso site? Basta seguir o passo a passo:

Passo 1: acesse o nosso site;
Passo 2: pesquise o modelo do seu notebook no campo superior da página;
Passo 3: se for mais fácil, pesquise no campo direito da página, pelo botão “Encontre o Produto”. Caso tenha alguma dificuldade para encontrar sua bateria, entre em contato com nossa equipe pela Central de Atendimento ou pelo Facebook;
Passo 4: acesse a página da sua bateria e confira o modelo, voltagem e as células;
Passo 5: confirme a compra informando o local de entrega e a melhor forma de pagamento;
Passo 6: aguarde a confirmação do pagamento e acompanhe a entrega;
Passo 7: aproveite da melhor forma possível a sua nova bateria para notebook!

E aí, agora você já sabe como escolher bateria para notebook? Com os devidos cuidados você pode ter segurança em repor essa peça tão importante, sem medo de errar. Caso tenha dificuldade em encontrar alguma informação na peça, não hesite em levar a bateria até a loja ou pedir suporte pelo site.

Lembre-se que você pode fazer uma compra segura na BB Baterias! Aguardamos sua visita!