Última atualização em

Todo equipamento que contenha baterias, em um determinado momento, levanta uma dúvida: quais cuidados com a bateria nós devemos ter?

Devemos sempre nos lembrar de que uma bateria funciona em ciclos. É muito comum acharmos que a bateria dura de 1 a 2 anos, e isso não é correto. Na verdade, uma bateria obedece a esses ciclos, que é a ação de descarregar e carregar novamente por completo. Cada vez que se faz isso, a bateria conta um ciclo.

Para exemplificar, imagine que sua bateria dura 300 ciclos. Cada vez que ela é carregada e descarregada completamente perde um ciclo. Sendo assim, é importante termos alguns cuidados para prolongarmos a sua vida útil. Veremos neste post!

Manter uma rotina de limpeza

Parece óbvio o que a primeira dica oferece. No entanto, muitos usuários cometem o erro de não retirar a bateria e limpá-la. Então, para que sua bateria de notebook dure mais, crie uma rotina de limpeza da bateria com o restante do seu aparelho.

Com o laptop desligado e desconectado da tomada, retire a bateria e passe um pano limpo e umedecido com álcool isopropílico (não utilize o álcool comum). Caso tenha muita sujeira, além da bateria, passe também nos conectores para que seja mantida a boa condução de energia.

Tenha muito cuidado no procedimento de limpeza para não molhar e não deixar resíduos do pano. Observe atentamente se não ficaram fios presos aos conectores.

Um pano de microfibra é um bom aliado neste momento, já que ele não solta fiapos. Evite a utilização de panos de algodão. Caso você tenha uma boa habilidade com eletrônicos e decida abrir o equipamento, utilize pincéis secos e uma boa luva ou pulseira antiestática.

Evitar a descarga completa da bateria

Normalmente isso é uma dúvida do usuário. Não deixe que sua bateria descarregue completamente. Se possível, após indicar que você tem apenas 10% de energia restante, conecte o dispositivo para que seja recarregado. Deixar que a bateria descarregue por completo pode diminuir o seu tempo de vida útil.

Usar o notebook conectado à tomada sempre que possível

Se você tem uma tomada por perto, é melhor trabalhar com o notebook conectado. Nos sistemas atuais, assim que a bateria atinge os 100% de carga, o aparelho passa a utilizar a corrente elétrica normalmente, sem utilizar a bateria, o que prolonga a sua vida útil.

A bateria também serve para equilibrar a corrente elétrica. Ela funciona como um nobreak, ajustando a corrente para o notebook em casos de oscilações. Desta forma, mesmo conectado, é sempre bom manter a bateria no aparelho.

Configurar a energia do sistema

A etapa de configuração é esquecida por muitos. Uma das formas mais simples de prolongar a vida útil é alterar as configurações de energia no sistema operacional para que se economize mais.

O brilho excessivo, o não desligamento da tela quando há muito tempo ocioso ou a abertura de muitos programas pesados podem gerar uso excessivo da bateria. Isto faz com que ela dure menos horas do que o especificado e, assim, gaste um maior número de ciclos.

Não utilizar o notebook em ambientes muito quentes ou sem ventilação

Já observou que, algumas vezes, seu notebook aquece demais? Isso pode acarretar uma diminuição do tempo de vida da bateria.

A regra é que, quando ambiente onde você está apresentar uma temperatura muito alta, se evite utilizar o aparelho. Outro cuidado é não utilizar o notebook sobre superfícies que dificultem a ventilação, o que também causa superaquecimento.

Caso você precise usar o equipamento em um ambiente assim ou verifique que o aparelho anda aquecendo demais, pode ser interessante buscar alternativas para refrigerar seu notebook.

Tomar algumas ações básicas

Diante de tudo isso, listaremos alguns cuidados com a bateria, essa peça tão importante para quem busca mobilidade:

  • em caso de não utilização da bateria, guarde-a em um plástico bem fechado para evitar poeira;
  • não fique mais de 15 dias sem utilizar a bateria, pois isso pode prejudicar seu funcionamento por meio da degradação dos componentes;
  • não carregue mais de 80% se não for utilizá-la por um longo tempo;
  • utilize um software, como o HWMonitor, para ficar de olho na temperatura. Se aumentar demais, pode ser um indicativo de que é necessário desobstruir a ventilação, mudando de ambiente;
  • não remova a bateria com o notebook ligado, ou mesmo desligado, conectado à tomada. Se for necessário remover, desligue e desconecte completamente da rede elétrica;
  • ao comprar uma bateria nova, saiba identificar o tipo correto de bateria, localizando, por exemplo, o Part Number e não terá problemas;
  • adquira sempre por meio de locais confiáveis e que trabalhem com baterias de qualidade. Um bom fornecedor é a BB Baterias.

Saber que não há mais bateria “viciada”

Atualmente, não observamos mais este tipo de problema já que as baterias modernas são de íons de lítio. Esse material garante que a bateria não sofra o chamado efeito memória.

Para quem possui uma bateria antiga, esse problema pode ser identificado se a carga já não segura mais que alguns minutos. Se você passa a ter que ficar sempre com o aparelho na tomada, é sinal de que a bateria já está com mal funcionamento.

Antes de comprar uma nova, tente utilizar uma técnica de calibragem da bateria. Mostramos como se faz, acompanhe o seguinte passo a passo!

  • ligue o seu notebook a uma tomada e desligue as opções de suspensão de funcionamento;
  • aguarde a bateria carregar completamente;
  • retire da tomada e deixe que o notebook descarregue a bateria até que desligue;
  • recarregue-o novamente até a carga máxima.
  • Não esqueça de realizar este procedimento 3 vezes.

Vale lembrar que a bateria sofre um desgaste natural com o tempo. Caso a sua já tenha por volta de 2 anos, este procedimento pode colaborar melhorando o desempenho. No entanto, caso isso não ocorra, comece a considerar a possibilidade de efetuar a aquisição de uma nova bateria.

Gostou das dicas que trouxemos? Esses são cuidados com a bateria que podem lhe ajudar muito. Sugerimos, também, que você conheça mais formas de aumentar a vida útil de seu notebook. Até a próxima!