Atualizado em 11 de dezembro de 2023.
Tempo de leitura: 6 minutos

Todo equipamento que contenha baterias, em um determinado momento, levanta uma dúvida: quais cuidados com a bateria nós devemos ter?

Devemos sempre nos lembrar de que uma bateria funciona em ciclos. É muito comum acharmos que a bateria dura de 1 a 2 anos, e isso não é correto. Na verdade, uma bateria obedece a esses ciclos, que é a ação de descarregar e carregar novamente por completo. Cada vez que se faz isso, a bateria conta um ciclo.

Para exemplificar, imagine que sua bateria dura 300 ciclos. Cada vez que ela é carregada e descarregada completamente perde um ciclo. Sendo assim, é importante termos alguns cuidados para prolongarmos a sua vida útil. Veremos neste post!

Manter uma rotina de limpeza

Parece óbvio o que a primeira dica oferece. No entanto, muitos usuários cometem o erro de não retirar a bateria e limpá-la. Então, para que sua bateria de notebook dure mais, crie uma rotina de limpeza da bateria com o restante do seu aparelho.

Com o laptop desligado e desconectado da tomada, retire a bateria e passe um pano limpo e umedecido com álcool isopropílico (não utilize o álcool comum). Caso tenha muita sujeira, além da bateria, passe também nos conectores para que seja mantida a boa condução de energia.

Tenha muito cuidado no procedimento de limpeza para não molhar e não deixar resíduos do pano. Observe atentamente se não ficaram fios presos aos conectores.

Um pano de microfibra é um bom aliado neste momento, já que ele não solta fiapos. Evite a utilização de panos de algodão. Caso você tenha uma boa habilidade com eletrônicos e decida abrir o equipamento, utilize pincéis secos e uma boa luva ou pulseira antiestática.

Evitar a descarga completa da bateria

Essa é uma das principais dúvidas do usuário. Não deixe que sua bateria descarregue completamente. Se possível, após indicar que você tem apenas 10% de energia restante, conecte o dispositivo para que seja recarregado. Deixar que a bateria descarregue por completo pode diminuir o seu tempo de vida útil.

Usar o notebook conectado à tomada sempre que possível

Se você tem uma tomada por perto, é melhor trabalhar com o notebook conectado. Nos sistemas atuais, assim que a bateria atinge os 100% de carga, o aparelho passa a utilizar a corrente elétrica normalmente, sem utilizar a bateria, o que prolonga a sua vida útil.

A bateria também serve para equilibrar a corrente elétrica. Ela funciona como um nobreak, ajustando a corrente para o notebook em casos de oscilações. Desta forma, mesmo conectado, é sempre bom manter a bateria no aparelho.

Configurar a energia do sistema

A etapa de configuração é esquecida por muitos, é um dos cuidados com a bateria que podem prolongar a vida útil do componente, fazendo com que o sistema operacional para que se economize mais.

O brilho excessivo, o não desligamento da tela quando há muito tempo ocioso ou a abertura de muitos programas pesados podem gerar uso exagerado da bateria. Isto faz com que ela dure menos horas do que o especificado e, assim, gaste um maior número de ciclos.

É recomendado que o usuário, via de regra, faça com que a bateria se “esforce menos”, garantindo assim mais tempo de vida útil ela ao componente. Acessando as configurações de energia do computador, você pode diminuir, por exemplo, o tempo que a tela demora para se apagar em caso de inatividade e contribuir nesse processo.

Algumas opções já sugeridas pelo sistema, como o de “Economia de energia” do Windows já altera automaticamente as configurações, reduzindo níveis de brilho e a execução de programas não estão sendo utilizados, por exemplo. Dessa forma, a bateria trabalha menos e acaba durando mais.

Essas reduções de desempenho fazem com que sua bateria mantenha um nível adequado no desempenho e, consequentemente, mantenha sua saúde preservada por mais tempo.

Utilizar apenas carregadores confiáveis

Um bom carregador é um dos principais aliados que a bateria de um notebook pode ter. Ao mesmo tempo, o uso de fontes não confiáveis ou de baixa qualidade pode representar um risco para a saúde da bateria. Na hora de substituir o componente. Certifique-se de adquirir o produto em empresas especializadas e verifique as especificações corretas para o seu notebook.

Ao adquirir uma nova fonte de bateria, é muito importante comparar a voltagem do modelo atual com o do modelo antigo. Esse valor deve ser igual ao do carregador anterior, para evitar um mau funcionamento e até mesmo risco de superaquecer o seu computador portátil, em um erro de compatibilidade.

cuidados com a bateria
Uma boa fonte para notebook pode ser a melhor amiga de sua bateria.

Não utilizar o notebook em ambientes muito quentes ou sem ventilação

Já observou que, algumas vezes, seu notebook aquece demais? Isso pode acarretar uma diminuição da vida útil do componente, e entra com mais um ponto de cuidados com a bateria que você precisa considerar.

A regra é que, quando ambiente onde você está apresentar uma temperatura muito alta, se evite utilizar o aparelho. Outro cuidado é não utilizar o notebook sobre superfícies que dificultem a ventilação, o que também causa superaquecimento.

Caso você precise usar o equipamento em um ambiente assim ou verifique que o aparelho anda aquecendo demais, pode ser interessante buscar alternativas para refrigerar seu notebook.

Tomar algumas ações básicas

Diante de tudo isso, listaremos alguns cuidados com a bateria, essa peça tão importante para quem busca mobilidade:

  • em caso de não utilização da bateria, guarde-a em um plástico bem fechado para evitar poeira;
  • não fique mais de 15 dias sem utilizar a bateria, pois isso pode prejudicar seu funcionamento por meio da degradação dos componentes;
  • não carregue mais de 80% se não for utilizá-la por um longo tempo;
  • utilize um software, como o HWMonitor, para ficar de olho na temperatura. Se aumentar demais, pode ser um indicativo de que é necessário desobstruir a ventilação, mudando de ambiente;
  • não remova a bateria com o notebook ligado, ou mesmo desligado, conectado à tomada. Se for necessário remover, desligue e desconecte completamente da rede elétrica;
  • ao comprar uma bateria nova, saiba identificar o tipo correto de bateria, localizando, por exemplo, o Part Number e não terá problemas;
  • adquira sempre por meio de locais confiáveis e que trabalhem com baterias de qualidade. Um bom fornecedor é a BB Baterias.

Saber que não há mais bateria “viciada”

Atualmente, não observamos mais este tipo de problema já que as baterias modernas são de íons de lítio. Esse material garante que a bateria não sofra o chamado efeito memória.

Para quem possui uma bateria antiga, esse problema pode ser identificado se a carga já não segura mais que alguns minutos. Se você passa a ter que ficar sempre com o aparelho na tomada, é sinal de que a bateria já está com mal funcionamento.

A importância de calibrar a bateria do notebook

O processo de calibragem da bateria de notebook consiste na descarga e carga completa da bateria por três vezes. O processo é extremamente simples e prático, e pode ser feito por qualquer pessoa. Ele é particularmente importante para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável e otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

Para agilizar o processo, você pode colocar em prática ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo, executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Lembrando que sempre ao adquirir um novo produto é necessário realizar a calibragem do notebook.

Vale lembrar que a bateria sofre um desgaste natural com o tempo. Caso a sua já tenha por volta de 2 anos, este procedimento pode colaborar melhorando o desempenho. No entanto, caso isso não ocorra, comece a considerar a possibilidade de efetuar a aquisição de uma nova bateria.

Gostou das dicas que trouxemos? Esses são cuidados com a bateria que podem lhe ajudar muito. Sugerimos, também, que você conheça mais formas de aumentar a vida útil de seu notebook. Até a próxima!