Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 5 minutos

Em geral, os fabricantes de computadores portáteis preferem não trabalhar com a produção de peças, como as baterias. A prioridade é a fabricação de seus equipamentos, como os notebooks.

Isso pode tornar uma substituição de uma peça um grande problema. Muitos preferem o risco de importar ou comprar em sites duvidosos para conseguir um componente original.

Nesse sentido, preparamos este texto para sanar suas dúvidas para saber se é realmente preciso utilizar a mesma marca de bateria do notebook.

Para isso, vamos explicar como identificar se uma bateria é compatível com o notebook e como escolher a melhor, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Confira!

É possível utilizar uma marca de bateria diferente daquela do notebook?

Em geral é uma dúvida sempre presente na cabeça do usuário. Um notebook de determinada marca, por exemplo, tende a fazer o usuário buscar uma bateria do mesmo fabricante.

O que muitos não sabem é que existem outras marcas de bateria que também são compatíveis com o equipamento. Isso responde a uma pergunta clássica: “Posso usar outra marca de bateria?”. A resposta é sim!

Na prática existem as baterias do fabricante, que em geral são mais difíceis de encontrar e mais caras, e as baterias genéricas, compatíveis mas que não são fabricadas com materiais de qualidade e têm garantia muito curta, entre 6 a 9 meses.

Há também as baterias de marcas confiáveis, como as da BestBattery. Neste caso, é importante destacar que ela possui modelos compatíveis com notebooks Acer, Dell, HP, Asus, Apple, Lenovo, Positivo, Samsung, Sony Vaio, entre outras, e, em alguns casos, você pode escolher entre o modelo padrão e o de alta capacidade.

Também apresentam 14 meses de garantia, superando baterias de outras marcas. Ainda existe outra vantagem: a vida útil é mais longa (até 5 anos) e o atendimento pós-venda é diferenciado, podendo ser acionado por meio do sitetelefoneFacebook ou Instagram.

Como identificar e escolher a melhor bateria?

Part number

Em tradução literal, é o número da peça. Mostra que baterias podem ter as mesmas especificações e formato, simplificando a busca pela que é 100% compatível com o equipamento.

Caso a bateria seja removível, retire-a do notebook e procure as etiquetas que vêm fixadas. Termos como Part Number, P/N, Replace, Type ou Model informarão o código que identifica o modelo exato para o seu notebook.

Caso a bateria seja integrada, essa informação pode ser adquirida no manual do aparelho ou, até mesmo, pode-se utilizar o recurso de baixar o programa HW Monitor para localizar a informação.

Encaixes

Verifique se os encaixes da bateria são compatíveis com seu aparelho. Normalmente, eles aparecem na parte frontal ou laterais.

Voltagem

Cheque a voltagem para ter certeza que ela funcionará adequadamente. A alteração máxima entre a voltagem da bateria original e a nova deve ser de 0,4V.

Utilização do notebook

A forma como você utiliza seu notebook também deve influenciar sua escolha. Se você trabalha muito tempo em casa ou no escritório, fica mais fácil utilizar o aparelho conectado na tomada. Entretanto, se você viaja bastante, as tomadas podem ser difíceis de serem encontradas, havendo a necessidade de aquisição de uma bateria com duração maior.

O que é o efeito memória?

É quando a bateria perde a capacidade de recarga máxima com o tempo. Isso acontecia muito com as baterias mais antigas, como as de Níquel Cádmio e Níquel Hidreto Metálico. O usuário não podia carregá-la antes de haver uma completa descarga, pois gerava o famoso efeito “vício”.

Ele também não podia recarregar utilizando o equipamento. O correto era esperar a carga completa, retirar o equipamento da tomada para poder voltar a utilizar novamente. Isso diminuía muito a vida útil, já que a cada recarga se contava um ciclo a menos, conforme abordaremos adiante. Vale salientar que nas atuais baterias de lítio este efeito não acontece mais.

Qual a composição de uma bateria?

Baterias são compostas por células feitas de materiais eletroquímicos as quais são comparáveis a pilhas. Assim, se as células forem de uma qualidade ruim, a vida útil é bem reduzida. Neste caso, opte pelas baterias de alta qualidade como as da BestBattery.

Uma bateria com uma maior autonomia pode ficar um pouco maior quando encaixada no notebook. Isso é explicado porque o número de células é superior ao de uma bateria normal, garantindo uma maior durabilidade.

Uma bateria normal, com duração de 2 a 3 horas, tem entre 4 e 6 células. Conforme vimos acima, este tipo é ideal para pessoas que têm fácil acesso a uma tomada.

Caso não seja o seu caso, pode ser necessário adquirir uma bateria que tenha mais de 8 células. Este tipo suporta cargas que aguentam entre 4 e 6 horas, dependendo do uso do aparelho, sem conectá-las a uma tomada. Estas são chamadas de baterias de alta capacidade.

Como funciona a vida útil de uma bateria?

As baterias têm uma vida útil determinada pela quantidade de recargas completas que ela sofre. A isso chamamos de ciclos.

Um ciclo é contado a cada vez que você carrega e descarrega a bateria completamente. Se considerarmos que a vida útil de uma bateria tem de 300 a 500 ciclos, isso significa que você pode recarregá-la e carregá-la completamente cerca de 300 vezes.

Mas antes de achar que isso pode ser um empecilho, saiba que as baterias mais novas, que são de Lítio, permitem que você mantenha seu equipamento conectado à tomada sem problema algum. Isso é uma dúvida recorrente entre a maioria dos usuários de notebooks ou qualquer outro dispositivo eletrônico que utilize esse tipo de bateria.

Resumindo: sempre que houver uma tomada por perto, pode conectar seu equipamento para que não seja utilizada a bateria. Atualmente, os dispositivos cortam a transmissão de energia para este componente assim que ela atinge o nível máximo e passa a usar apenas a energia que vem da corrente elétrica.

É claro que, se houver necessidade, pode ser interessante ter uma bateria de alta potência. Longas viagens ou mesmo um contratempo com relação à falta de energia podem exigir que se fique muitas horas longe de uma tomada. Se este for o caso, melhor não arriscar precisar do seu notebook e ele estar sem carga na bateria, certo?

E então, gostou do texto? Nele analisamos aspectos e pontos relevantes para a escolha da melhor marca de bateria para o seu notebook.

Agora você já consegue identificar que, praticamente, temos somente duas opções de marcas: as da BestBaterry e as originais, que tal aprender como melhorar o desempenho do seu equipamento? Saiba como funciona a memória do notebook e quando é preciso trocá-la!