Em um mundo cada vez mais conectado, ficar offline, na maioria das vezes, não é uma opção. Os usuários estão mais dependentes da capacidade de autonomia dos dispositivos e, para não se tornarem refém deles, testar a bateria do notebook, e dos outros aparelhos que utilizam, é essencial.

Por que testar a bateria do notebook

Por meio da gestão energética e da escolha de baterias de notebook com maior capacidade e eficiência, é possível passar mais tempo longe das tomadas. Existem, até mesmo, boas práticas que podem aumentar a sua vida útil.

Para não ficar sem energia e ser pego de surpresa em momentos inoportunos, você pode testar a bateria do notebook para verificar o seu desempenho. Você vai saber dados sobre o quanto a sua bateria obteve de desgaste com o uso, a capacidade que ela deveria ter e a capacidade que ela entrega – o que pode ser maximizado pelo procedimento de calibragem.

Como ver a capacidade da bateria do notebook

Os notebooks de marcas como HP, Dell, Samsung, Acer, entre outros, costumam trabalhar com o sistema operacional Windows. Este sistema permite que, através de um comando, seja possível visualizar um relatório com os detalhes de opções e uso de energia do aparelho.

Além disso, ele pode ser utilizado para testar a bateria do notebook, visto que também extrai informações sobre a sua capacidade original e última carga completa. Com estes dados é possível, inclusive, avaliar o quanto de desgaste que a sua bateria sofreu e quanto tempo de autonomia o seu laptop suporta.

Acompanhe o nosso passo a passo de como testar a bateria do notebook:

Atenção: as instruções a seguir se aplicam aos notebooks com Windows 8 ou versões mais recentes. Além disso, o relatório gerado a partir do Prompt de Comando exige que o usuário tenha acessos do nível Administrador.

1 – Clique com o botão direito no menu “Iniciar” (janela do Windows), localizado à esquerda da barra de tarefas;

testar-a-bateria-do-notebook

2 – Selecione a opção “Prompt de Comando (Admin)” e informe sua senha, caso necessário;

3 – Em seguida, digite o comando powercfg /batteryreport /output “C:\battery_report.html”

4 – Pressione a tecla “Enter” e aguarde a exibição da mensagem “Relatório de vida útil da bateria salvo em C:\battery_report.html.”;

5 – Após, feche o Prompt de Comando e abra o Explorador de Arquivos do Windows;

6 – Em “Disco Local (C:)”, a extensão “battery report” deverá aparecer;

7 – Agora, basta você abrir a extensão, clicando sob ela com o botão direito e selecionando o navegador que deverá carregá-la.

Saiba mais

Bateria de notebook: veja tudo o que você precisa saber
Tem como recuperar bateria de notebook? Descubra já!

O que pode ser consultado no relatório do Windows

Quando você vai testar a bateria do notebook, existem diversos dados que podem ser consultados no relatório gerado pelo Windows. Confira:

– Battery report: nesta tela, você pode visualizar a versão de seu sistema operacional, nome do computador, hora e data de consulta ao relatório e BIOS, entre outros. Em “Installed batteries”, também é possível verificar dados da bateria instalada, como o número de série, a capacidade de carga e a fabricante. Já em “Recent usage”, pode-se verificar a hora de inicialização do sistema e a fonte provedora de energia.

testar-a-bateria-do-notebook

– Battery usage: é onde ficam os registros sobre o uso da bateria nas últimas 72h. É exibido, ainda, um gráfico que mostra a performance da bateria em porcentagem ao longo do tempo. Abaixo deste, estão o estado de energia e a duração das sessões.  Em “usage history” pode-se verificar o tempo de uso, o período de conexão no modo standby e o tempo de atividade da máquina.

Battery capacity history: nesta aba, a capacidade original da bateria para notebook pode ser comparada a carga máxima suportada por ela. Já em “Battery life estimates”, você pode verificar o tempo de duração da bateria.

Como vimos, é possível testar a bateria do notebook de forma simples, por meio de funções nativas do seu sistema operacional, dispensando a instalação de aplicativos. Através do relatório extraído, é possível monitorar o uso de energia do aparelho, que podem indicar a necessidade de calibragem ou a substituição da bateria.

Não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais para que mais pessoas saibam como testar a bateria do notebook e não precise mais passar por apertos! E quaisquer dúvidas, conte com a gente!