Ter autonomia na bateria do notebook é algo indispensável nos dias atuais. Cada vez mais robusto, esse tipo de bateria é responsável pela mobilidade e praticidade necessárias para a realização de tarefas importantes.

No entanto, mesmo com os avanços tecnológicos, muitas ainda deixam a desejar no quesito durabilidade. O que talvez você não saiba é que provavelmente está cuidando de sua bateria de maneira errada.

Neste post, você aprenderá como aumentar a vida útil da bateria do notebook, e o melhor, por meio de simples ações que podem ser realizadas no seu dia a dia — tudo testado e comprovado por especialistas no assunto. Continue a leitura e confira!

Como aumentar a vida útil da bateria do notebook

Teste a bateria do notebook para evitar surpresas

O maior transtorno de uma bateria defeituosa é quando ela acaba no meio de uma tarefa importante. Para evitar essa situação, é aconselhável realizar testes para medir a saúde da sua fonte de energia.

Caso o problema se mostre real, é preciso tomar algumas atitudes, como conferir se algum hardware defeituoso está consumindo a bateria ou se o cooler do notebook apresenta falhas que causam superaquecimento. Em todo caso, o aconselhável é a troca da bateria por uma nova e de boa qualidade.

Carregue de forma responsável

Um método bastante eficaz para evitar problemas com a bateria é a sua calibragem. Essa é uma forma simples e segura de manter a sua saúde e vida útil. Com o notebook desligado — de preferência — conecte-o na tomada e aguarde até que a bateria carregue 100% e, então, deixe por cerca de dez minutos a mais, para garantir a carga completa.

Após essa ação, use o notebook até que a carga de sua bateria acabe completamente. Por fim, carregue novamente até os 100% e repita esse processo por mais duas vezes. Se possível, calibre a sua bateria de dois em dois meses.

Evite extremos

Quando o seu notebook informa que a bateria acabou, na verdade, ainda existe uma pequena carga de segurança, pois, se chegar realmente à carga zero, ela pode vir a não segurar mais energia.

De modo geral, evite que ela fique com menos de 20% de sua capacidade, já que isso pode comprometer a sua vida útil.

Fique atento ao manuseio da bateria do notebook

As novas baterias de notebook têm como principal matéria-prima um metal chamado lítio, responsável por armazenar e fornecer energia por meio de reações químicas em seu interior.

Nunca remova a bateria de seu notebook com ele ligado ou com a fonte conectada na tomada. Opte sempre por manipulá-la com tudo desligado e as mãos secas. Essa é a maneira mais segura de evitar acidentes ou estragar o seu equipamento.

Limpe a bateria com frequência

A bateria entra em contato com o notebook via conectores metálicos. Por isso, uma das formas de tornar a vida útil da bateria do notebook mais proveitosa é limpá-la frequentemente — em média, de dois em dois meses. Isso garante uma conectividade melhor entre os contatos e otimiza a transferência de energia.

Para limpar, utilize um pano que não solte pelos ou pedaços, sendo ele seco ou com álcool — evite outros ativos químicos para não danificá-la — e, após a limpeza, espere até que a bateria esteja totalmente seca. Conecte-a novamente ao notebook somente após essa etapa.

Identifique o tipo de bateria

Antigamente as baterias eram feitas de níquel, que tinha um efeito memória. Ou seja,  “viciavam”, guardavam o valor de carga já que não tinham um controle de sobra e descarga das suas pilhas. Hoje alguns equipamentos ainda utilizam esse tipo de tecnologia.

Atualmente todas as baterias são produzidas com lítio, que não têm o efeito memória das suas antecessoras e são a maioria no mercado. Elas funcionam por meio de ciclos de carga e não viciam, mas podem perder a autonomia ao atingirem cerca de 350 a 400 ciclos.

Fuja do calor excessivo

As alterações de temperatura (especialmente o calor) podem causar a perda da capacidade de uma bateria, minimizando a sua vida útil ou até mesmo danificando-a de vez.

Utilize o notebook em superfícies planas, como mesas, certificando-se de que as entradas e saídas de ar não estejam obstruídas para que a refrigeração correta aconteça. Tomando esse cuidado, o notebook pode ser usado em cima da cama ou em seu colo; caso contrário, corre-se o risco de comprometer não apenas a bateria, mas outros componentes. Também é possível utilizar coolers externos para ajudar no resfriamento da máquina.

Saiba qual bateria escolher

É muito comum ser orientado por fabricantes que apenas baterias originais são recomendadas para se utilizar em notebooks, mas isso é um mito.

O fabricante sempre vai recomendar a sua própria marca para reposição, mas isso não quer dizer que outras empresas incapazes de produzir com a mesma qualidade.

O mais importante é fugir de produtos genéricos (sem marca) e buscar sempre produtos de fabricantes nacionais reconhecidos, capazes de oferecer garantia do produto vendido e que tenham a sua qualidade comprovada.

Como aumentar a autonomia da bateria do notebook

A vida útil da bateria está relacionada à sua quantidade de ciclos, já a autonomia faz referência sobre quanto tempo duram esses ciclos. Para evitar surpresas desagradáveis, é desejável que se tome algumas atitudes em relação à autonomia da bateria, e uma boa dica é diminuir o brilho da tela, que é um dos maiores consumidores de energia.

Também é interessante escolher navegadores que consomem menos energia, andar com o wi-fi e o Bluetooth desligados sempre que possível e executar a desfragmentação de disco, para evitar consumos desnecessários por parte do processador.

Altere as configurações do seu sistema operacional

Todos os sistemas operacionais atuais têm, em suas configurações, algumas opções de otimização do uso de energia, seja em ambiente Windows, seja em Linux, seja em macOS.

É possível, por exemplo, definir que a tela se apague quando o notebook ficar ocioso por mais de 1 minuto ou até que ele entre em modo de hibernação.

A intensidade de brilho da tela também pode ser reduzida de modo automático ou manual, dependendo de sua preferência de uso.

Ficar sem energia não é uma opção aceitável, principalmente quando estamos em um ambiente corporativo. Por isso, é importante tomar atitudes para aumentar a vida útil de sua bateria do notebook, como escolher peças de reposição confiáveis e buscar aprendizado para evitar as desagradáveis pausas forçadas.

Quer saber mais sobre como aumentar a vida útil de sua bateria do notebook? Se você assinar a nossa newsletter, poderá aprender muito mais sobre esse e outros assuntos. Até a próxima!