Atualizado em 17 de agosto de 2021.
Tempo de leitura: 9 minutos

Ter autonomia na bateria do notebook é algo indispensável nos dias atuais. Em uma sociedade cada vez mais dinâmica, ter uma bateria que apresente um bom rendimento acaba se tronando fundamental para para a realização de tarefas importantes. No entanto, mesmo com os avanços tecnológicos, muitas ainda deixam a desejar no quesito durabilidade, por diversas questões. O que talvez você não saiba é que talvez você está cuidando de sua bateria de maneira errada.

Neste post, você aprenderá como aumentar a vida útil da bateria do notebook, e o melhor, por meio de simples ações que podem ser realizadas no seu dia a dia — tudo testado e comprovado por especialistas no assunto. Acompanhe!

Como aumentar a vida útil da bateria do notebook

Para aumentar a vida útil da bateria de seu notebook, existem diversos procedimentos que podem ser adotados e que irão auxiliar nessa tarefa. É importante realizá-los corretamente para que os efeitos sejam sentidos na prática. Mas fique tranquilo: todos os passos são bastante simples e podem ser executados por qualquer usuário. Abaixo, te mostramos os principais.

Realize o teste em sua bateria do notebook para evitar surpresas

O maior transtorno de uma bateria defeituosa é quando ela acaba no meio de uma tarefa importante. Para evitar essa situação, é aconselhável realizar testes para medir a saúde da sua fonte de energia.

Caso o problema se mostre real, é preciso tomar algumas atitudes, como conferir se algum hardware defeituoso está consumindo a bateria ou se o cooler do notebook apresenta falhas que causam superaquecimento. Em todo caso, o aconselhável é a troca da bateria por uma nova e de boa qualidade.

Por meio da gestão energética e da escolha de baterias de notebook com maior capacidade e eficiência, é possível passar mais tempo longe das tomadas. Existem, até mesmo, boas práticas que podem aumentar a sua vida útil.

Para não ficar sem energia e ser pego de surpresa em momentos inoportunos, você pode testar a bateriado notebook para verificar o seu desempenho. Você vai saber dados sobre o quanto a sua bateria obteve de desgaste com o uso, a capacidade que ela deveria ter e a capacidade que ela entrega – o que pode ser maximizado pelo procedimento de calibragem.

Realize o processo de calibragem da bateria

Um método bastante eficaz para evitar problemas com a bateria é a sua calibragem.

O processo de calibragem do notebook consiste na descarga e carga completa da bateria por três vezes. O processo é extremamente simples e prático, e pode ser feito por qualquer pessoa. Ele é particularmente importante para o para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria.  Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável e otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

Para agilizar o processo, você pode colocar em prática ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo, executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Lembrando que sempre ao adquirir um novo produto é necessário realizar a calibragem do notebook. 

Evite os extremos

Quando o seu notebook informa que a bateria acabou, na verdade, ainda existe uma pequena carga de segurança, pois, se chegar realmente à carga zero, ela pode vir a não segurar mais energia.

De modo geral, evite que ela fique com menos de 20% de sua capacidade, já que isso pode comprometer a sua vida útil.

Quando a bateria atingir um percentual próximo dos 20%, é aconselhado que o usuário coloque o aparelho para carregar.

Reduza o brilho da tela

Essa pode ser a recomendação mais simples, mas será bastante útil. Se você estiver precisando economizar energia, o indicado é reduzir a iluminação da tela até um nível apenas suficiente para você enxergar o que está fazendo. Cada notebook tem seus próprios atalhos e teclas específicas para realizar esse tipo de procedimento.

Diminua a resolução

Quanto maior a resolução da tela, mais pixels ela precisa processar por vez e, com isso, mais energia ela irá gastar. Se você estiver simplesmente digitando um texto, a resolução Full HD não vai fazer diferença no processo. Dessa forma, caso precise economizar bateria, é possível ganhar algum tempo de vida útil apenas diminuindo a resolução da tela. Para fazer isso, clique com o botão direito na área de trabalho, selecione “Configurações de exibição”, depois “Configurações de vídeo avançadas” e, então, escolha a resolução.

Desconecte o Wi-fi do aparelho e periféricos

Desligue o Wi-Fi e o Bluetooth quando você não estiver utilizando esses recursos em seu aparelho. Os dois utilizam a energia da bateria para procurar redes disponíveis e dispositivos e, portanto, mantê-los ligados também é uma forma de fazer com que energia da bateria seja gasta de forma acelerada.

Também procure deixar periféricos como pen drives e conectores USB fora da máquina, quando esses não estiverem sendo utilizados.

Não deixe aberto muitos programas ao mesmo tempo

De forma geral, abrir muitos programas ao mesmo tempo faz com que o computador trabalhe mais e, consequentemente, gaste mais bateria. Isso é especialmente ruim quando você possui pouca memória RAM. Quando a RAM fica lotada, o aparelho passa a utilizar o processador para troca entre arquivos de programas diferentes, o que faz com que o consumo de energia aumente mais ainda. Além de ser melhor para a sua produtividade, realizar uma tarefa por vez irá fazer sua bateria do notebook durar mais. 

Fique atento ao manuseio da bateria do notebook

As novas baterias de notebook têm como principal matéria-prima um metal chamado lítio, responsável por armazenar e fornecer energia por meio de reações químicas em seu interior. Para manusear a bateria, nunca retire o componente com a máquina ligada e procure sempre estar com as mãos limpas ao entrar em contato com o item.

Também procure transportar seu aparelho de maneira segura, preferencialmente em uma capa ou pasta de proteção. Essa medida irá evitar danos mais bruscos em eventuais contatos que o computador portátil possa sofrer.

Leia também
Como testar a bateria do notebook
Como identificar o part number da bateria

Limpe a bateria com frequência

A bateria entra em contato com o notebook via conectores metálicos. Por isso, uma das formas de tornar a vida útil da bateria do notebook mais proveitosa é limpá-la frequentemente — em média, de dois em dois meses. Isso garante uma conectividade melhor entre os contatos e otimiza a transferência de energia.

Para limpar, utilize um pano que não solte pelos ou pedaços, sendo ele seco ou com álcool — evite outros ativos químicos para não danificá-la — e, após a limpeza, espere até que a bateria esteja totalmente seca. Conecte-a novamente ao notebook somente após essa etapa.

Desligue o aparelho quando não estiver utilizando

Por mais óbvia que possa parecer, essa recomendação não é seguida por muitos usuários. A maioria dos usuários costuma apenas fechar a tampa do notebook ou deixá-lo parado em “stand by”. No entanto, este modo de “encerrar” o computador portátil é uma das responsáveis por consumir grande parte da bateria nos instantes em que você deixa o sistema parado. 

A seguinte situação já pode ter acontecido com você: carregar por completo a bateria do notebook e reutilizá-lo alguns dias após, apenas fechando a tampa ou deixando o aparelho parado. Quando você ativa o sistema, a bateria está zerada ou praticamente em seu final. Isto é mais comum do que você imagina e é a prova de que o aparelho realmente gasta muita energia, mesmo quando não o estamos utilizando. 

 

Substitua um HD por um SSD

Se você está buscando a substituição algum componente por outro que conseguirá te ajudar na tarefa de poupar bateria, que tal utilizar um SSD no lugar de um HD? Drivers de estado sólido (SSD) podem ser considerados uma evolução sobre o HD, pois procuram executar as mesmas tarefas de maneiras mais eficiente. Eles são mais econômicos, pois não usam discos giratórios para armazenar e retornar informações. Dessa forma, eles precisarão de menos energia para funcionar e, consequentemente, poderão influenciar em um melhor desempenho da bateria do notebook.

Fuja do calor excessivo

As alterações de temperatura (especialmente o calor) podem causar a perda da capacidade de uma bateria, minimizando a sua vida útil ou até mesmo danificando-a de vez.

Utilize o notebook em superfícies planas, como mesas, certificando-se de que as entradas e saídas de ar não estejam obstruídas para que a refrigeração correta aconteça. Tomando esse cuidado, o notebook pode ser usado em cima da cama ou em seu colo; caso contrário, corre-se o risco de comprometer não apenas a bateria, mas outros componentes. Também é possível utilizar coolers externos para ajudar no resfriamento da máquina.

Usar o notebook no colo não é recomendado aos usuários.

Saiba qual bateria escolher

É muito comum ser orientado por fabricantes que apenas baterias originais são recomendadas para se utilizar em notebooks, mas isso é um mito.

O fabricante sempre vai recomendar a sua própria marca para reposição, mas isso não quer dizer que outras empresas incapazes de produzir com a mesma qualidade.

O mais importante é fugir de produtos genéricos (sem marca) e buscar sempre produtos de fabricantes nacionais reconhecidos, capazes de oferecer garantia do produto vendido e que tenham a sua qualidade comprovada.

Como aumentar a autonomia da bateria do notebook

A vida útil da bateria está relacionada à sua quantidade de ciclos. Já a autonomia faz referência sobre quanto tempo duram esses ciclos. Para evitar surpresas desagradáveis, é desejável que se tome algumas atitudes em relação à autonomia da bateria. boa dica é diminuir o brilho da tela, que é um dos maiores consumidores de energia.

Também é interessante escolher navegadores que consomem menos energia, andar com o wi-fi e o Bluetooth desligados sempre que possível e executar a desfragmentação de disco, para evitar consumos desnecessários por parte do processador.

Altere as configurações do seu sistema operacional

Todos os sistemas operacionais atuais têm, em suas configurações, algumas opções de otimização do uso de energia, seja em ambiente Windows, seja em Linux, seja em macOS.

É possível, por exemplo, definir que a tela se apague quando o notebook ficar ocioso por mais de 1 minuto ou até que ele entre em modo de hibernação.

A intensidade de brilho da tela também pode ser reduzida de modo automático ou manual, dependendo de sua preferência de uso. Essa medida irá ajudar a aumentar o tempo de vida da bateria de notebook

Ficar sem energia não é uma opção aceitável, principalmente quando estamos em um ambiente corporativo. Por isso, é importante tomar atitudes para aumentar a vida útil de sua bateria do notebook, como escolher peças de reposição confiáveis e buscar aprendizado para evitar as desagradáveis pausas forçadas.

Onde encontrar as melhores baterias para notebook

Inevitavelmente, em algum momento, você irá precisar substituir a bateria de seu aparelho afinal, elas não tem prazo de validade ilimitado. Nas busca pelo melhor produto, você certamente estará buscando um local especializado em baterias para notebook, reconhecido pela excelência em atendimento e que possa oferecer os melhores produtos, com a maiores condições de garantia do mercado.

BB Baterias atende a todos esses requisitos. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontestecladostelas e outros acessórios. Uma empresa que é reconhecida pela sua eficácia, qualidade e seriedade.

Você poderá fazer a escolha de sua nova bateria em nosso site. Lá, você encontrará uma ampla variedade de modelos, das principais marcas do mercado. Temos certeza que você irá achar a melhor bateria para o seu notebook, com as melhores condições de pagamento, 14 meses de garantia e com um serviço de atendimento ao cliente diferenciado. Estamos esperando por você!