Atualizado em 13 de maio de 2021.
Tempo de leitura: 6 minutos

A melhor bateria para notebook deve ser compatível com o modelo do aparelho e adquirida de uma fonte confiável. Embora as atuais tenham maior durabilidade, elas possuem uma vida útil que gira em torno de 300 a 500 ciclos. Quando ela termina, é necessário substituí-la — afinal, essa é uma peça fundamental do equipamento.

Graças a ela, você tem mobilidade para utilizar o notebook em locais onde não há uma tomada. Além disso, ela serve como um no-break, que mantém o equipamento ligado e funcionando em caso de interrupção da energia elétrica.

Neste post, veremos as principais características, as melhores marcas do mercado e os cuidados necessários na hora de adquiri-la. Tudo isso visando sempre prolongar a vida útil do seu equipamento.

Quais são os tipos de bateria e suas características?

Existem três principais tipos de bateria em evidência hoje no mercado. A primeira, chamada bateria de níquel cadmio (ou NiCd). Essas baterias foram as percursoras em modelos de notebook mas, atualmente, são pouco usadas, pois apresentam algumas desvantagens bem poluentes. Elas possuem o chamado “efeito memória”, capaz de tornar a bateria viciada. Além disso, são elementos muito poluentes devido a sua composição química, o que faz com que as grandes empresas não utilizem mais seu material para fazer as baterias.

Um outro modelo, mais atual, é a bateria de lítio. Esse modelo é amplamente utilizado na produção de baterias dos mais diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, câmeras fotográficas e claro, notebooks.  A ampla adesão ao lítio ocorre porque ele é um metal de baixa densidade e alto potencial eletroquímico, ou seja, produz muitos elétrons e é relativamente leve.

Por essas características, o lítio é tido como metal ideal para compor o polo negativo das baterias atuais. O lítio também é muito menos agressivo ao meio-ambiente, fator que é levada cada vez mais em consideração na produção de dispositivos eletrônicos.

bateria-de-niquel

Esquema de eletrodos e separador para processos de carga/descarga em baterias de níquel-hidreto metálico e níquel cádmio.

Existem, ainda, as baterias de íon de lítio. Elas podem ser consideradas como uma versão mais avançada das baterias convencionais de lítio, e tem como características principais o formato diferenciado, (encaixadas em uma espécie de bolsa, o que permite a peça ter volume menor). Esse invólucro presente na composição da bateria é um dos grandes diferenciais da LiPo e, também o tempo de autonomia, que costuma ser maior do que os demais modelos de bateria.

Qual é a melhor bateria para notebook?

Como dissemos, a melhor é a que for compatível com o seu equipamento. Afinal, não adianta escolher o modelo mais indicado e de melhor avaliação se ele não funcionar em sua máquina.

Quanto a isso, cabe ressaltar que uma mesma bateria pode ser compatível com diversos modelos de notebook. Portanto, o que se deve considerar aqui são as suas especificações técnicas.

Verifique se os encaixes são frontais, laterais ou centrais. Atente também para a voltagem, que deve ser igual à original, ou com uma pequena diferença dentro da margem de tolerância de 0,4V. Também é importante considerar a quantidade de células da bateria, que influencia sua autonomia e tamanho.

Os modelos considerados de longa duração (ou alta capacidade) são os que têm a partir de oito células. Essas peças são maiores e deixam uma pequena saliência em relação ao notebook. Já as baterias de seis células têm capacidade de 4400-5200 mAh (alguns modelos chegam a 5800 mAh), com duração aproximada de duas horas.

PRÓS E CONTRAS DOS MODELOS DE BATERIA DE LONGA DURAÇÃO

As vantagens ao adquirir esse tipo de bateria consistem especialmente em uma maior capacidade de armazenar energia e um menor tamanho, que, por conta desse fator, gera uma maior flexibilidade.  Por esses motivos, ela vem sendo usada com cada vez mais frequência em produtos de alta qualidade, como em câmeras profissionais, celulares, power banks e notebooks de primeira linha, principalmente.

No entanto, os modelos LiPo (polímero de lítio) são bastante sensíveis, o que pode ocasionar maiores problemas ao decorrer do tempo, principalmente aos usuários menos cuidadosos. Eles também estão sujeitos a um risco maior de estufamento da bateria, se comparada ao modelo mais convencional, denominado Li-On.

Isso acontece justamente pelo formato das células que estão contidas na estrutura da bateria, chamado de pouch cell, em inglês, que torna o componente mais leve e flexível, mas, da mesma forma, deixa o aparelho mais vulnerável por conter também grande quantidade de densidade energética.

O usuário que deseja adquirir esse modelo também deve estar ciente que a questão estética do aparelho sofrerá alterações. O notebook irá apresentar um voluma extra, devido ao formato e encaixe desse tipo de modelo de bateria.

Leia também
Qual o momento ideal para substituir a bateria do notebook
Quanto custa uma bateria de notebook?

Como identificar o part number?

A melhor forma de descobrir a compatibilidade da sua bateria é conferir o seu part number. Trata-se de um “número da peça”, que serve para identificar as que são semelhantes em formato e especificações.

Para localizar o part number é preciso remover a bateria do notebook. Você encontrará uma ou mais etiquetas afixadas em sua parte interna, onde será possível identificar vários códigos. A informação de que você precisa começa com alguma dessas inscrições: Part NumberP/NPAReplace, Type ou Model. Veja o passo a passo:

Achado isso, basta que o modelo a ser adquirido tenha o mesmo part number do original. Assim, você estará seguro de que a nova peça tem as mesmas características físicas e especificações técnicas.

APOSTE SEMPRE EM MARCAS CONFIÁVEIS

Agora você sabe quais devem ser as suas principais preocupações na hora de escolher a melhor bateria para notebook. Além desses cuidados, opte sempre por comprá-la em empresas especializadas, e escolha a melhor marca dentre as que disponibilizam o modelo desejado.

A BB Baterias possui como diferenciais uma marca própria (BestBattery) reconhecida no mercado há mais de 10 anos. Além disso, as baterias tem maior duração, 14 meses de garantia e o melhor custo-benefício. Não se engane: muitas empresas oferecem produtos supostamente de qualidade, por preços muito pequenos. Em muitos casos, vale o expressão  “barato que sai caro”, pois esses modelos não irão durar muito, obrigando o usuário a realizar mais uma troca de bateria.

Se precisar de ajuda com isso, entre em contato conosco. Temos as mais diversas marcas e modelos de baterias para notebooks, e nossa equipe está sempre disposta a ajudá-lo.

CUIDADOS COM A BATERIA DE SEU NOTEBOOK

Como qualquer componente de um dispositivo eletrônico, a bateria precisa de cuidados básicos para poder desempenhar suas funções em sua plena capacidade. É muito importante que o usuário não esqueça de exercer esses cuidados periodicamente. Entre eles, podemos destacar o processo de calibragem da bateria.

O processo de calibragem consiste em carregar e descarregar completamente a bateria de três a seis vezes consecutivas. Quando o nível de bateria chegar a 100%, é necessário fazer com que o aparelho desligue sozinho. Você pode esperar para que isso ocorra naturalmente ou, então, para tornar o procedimento mais prático, você pode seguir algumas dicas simples.

Desative a função de bloqueio de tela e de hibernar o notebook após um tempo sem utilizá-lo. Coloque o brilho no máximo. Execute programas pesados ou acesse sites que consomem bastante bateria, como os de streaming.

Além da calibragem, existem outras medidas que prolongarão a vida útil do componente. Usar o aparelho em ambientes adequados (evite locais com alta temperatura e evite também utilizar o notebook em cima de almofadas e cobertores), manter o dispositivo conectado na tomada durante o uso e evitar que a bateria descarrega por completo são algumas das ações que garantem uma melhor conservação de sua bateria.

Para essas e outras dicas sobre baterias, você pode acessar o nosso blog. Temos diversos posts sobre tudo que envolve o universo das baterias, inclusive este, que procura esclarecer os melhores locais para comprar baterias para seu notebook.