Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Escolher um notebook ideal nem sempre é uma tarefa fácil quando não temos afinidade com tecnologia ou informática. Seja para trabalhar, estudar, jogar ou apenas navegar na internet, as opções são tantas que às vezes ficamos confusos.

Este guia foi criado exatamente para facilitar essa busca pelo produto que mais pode se adequar às suas necessidades. Confira a seguir as dicas que preparamos e descubra quais são as melhores configurações para você escolher em um notebook.

Pense na finalidade do aparelho

O primeiro passo para escolher um notebook é pensar em qual finalidade o aparelho terá em seu cotidiano. Nesse momento é importante considerar o tamanho da tela e peso.

Os aparelhos com 14” ou menos são mais fáceis de transportar, devido ao tamanho menor e por serem mais leves. Cabem na maioria das bolsas e mochilas, tornando-se uma boa opção para quem precisa se deslocar para vários locais durante o dia.

Já os que têm telas de 15” ou maiores são mais pesados e ocupam mais espaço. Eles são ideais para quem os mantém durante a maior parte do tempo em locais fixos. Outro diferencial que vale ser citado é que, devido a suas dimensões, seus teclados têm a adição das teclas alfanuméricas laterais — que são os números do lado direito do aparelho.

Escolha um bom processador

Existem diversos modelos de processadores no mercado e, entre eles, os mais famosos são o I3, I5 e I7 da linha Intel. Em termos de desempenho, esses são os melhores, sendo o primeiro um pouco mais lento e o último o melhor de todos.

Para tarefas básicas, como estudar, trabalhar com textos e navegar na internet, um processador I3 dá conta do recado. Já para jogar, editar vídeos ou trabalhar com design gráfico, escolha no mínimo um I5 e, de preferência, um I7.

Para tarefas bem básicas, existem os processadores Celeron, Atom e as linhas de entrada AMD, que são mais baratos, inclusive.

O número de núcleos de um processador também influencia bastante no seu desempenho. Quanto mais núcleos ele tem — dual core, quad core, octa core – melhores são.

Atente-se ao tamanho e velocidade do HD

Gosta de tirar fotos, baixar músicas ou filmes? Se a resposta for positiva, escolha um HD de, no mínimo, 500 Gigabytes ou com 1 Terabyte de capacidade, preferencialmente. Dessa maneira você não correrá o risco de ficar sem espaço para seus arquivos tão cedo.

Existem também os HDs SSD, que são memórias sólidas e não dependem de giros para a gravação e busca dos dados armazenados. Esses componentes são de alto desempenho e seu único ponto negativo é o preço mais alto.

Tome cuidado ao escolher a memória RAM

A escolha da memória RAM está ligada à quantidade de programas que serão abertos simultaneamente no notebook. Para navegar na internet e produzir textos, 2 Gigabytes podem realizar as tarefas e sua aquisição é menos onerosa. Contudo, 4 Gigabytes é ideal para não correr o risco de sofrer com alguma lentidão.

Para quem pretende jogar ou trabalhar com softwares mais pesados, o mínimo recomendado são 8 Gigabytes, mas se puder investir em uma máquina com 16 Gigabytes, tenha certeza de que não vai se arrepender da escolha.

Considere um notebook com melhor autonomia de bateria

Escolher a bateria é uma tarefa simples: quanto maior seu número de células, mais tempo de autonomia você terá. É comum encontrar baterias de 4, 6 e até 9 células.

A quantidade de células influencia também no peso do notebook e esse é seu único ponto negativo.

Baterias não duram para sempre, portanto, verifique se há disponibilidade de reposição para o modelo de seu notebook em um site especializado antes de o adquirir.

Com essas dicas simples será possível escolher um notebook que atenda às suas necessidades. Não se esqueça também de dar preferência aos equipamentos que possuem placa de vídeo dedicada, saída HDMI, leitor de cartões de memória e, claro, portas USB — quanto mais delas, melhor.

Acompanhando nossas redes sociais você poderá encontrar ainda mais dicas e ficar sempre atualizado com as novas tecnologias do mercado. Estamos no FacebookGoogle Plus e Youtube!

[uam_ad id=”965″]