Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Por conta da facilidade de se usar eletrônicos portáteis, não há como negar o quanto as baterias são fundamentais para dar vida aos nossos aparelhos. Mas você sabia que há diferentes tipos de baterias no mercado?

Um dos principais fatores que levam ao desgaste precoce de um notebook, por exemplo, é a má escolha da bateria. Por isso, é muito importante entender as diferenças entre todos os tipos desse item.

Depois de ler este artigo, você saberá qual é o modelo mais adequado para usar em seu notebook. Então, continue a leitura para conferir!

Entenda o que é o efeito memória

Antes de tratarmos sobre os tipos de bateria, é importante entender o que é o “efeito memória”. Basicamente, a carga dos modelos mais antigos de bateria — para ser mais específico, dos NiCd e NiMH, dos quais falaremos mais a seguir — perde a capacidade máxima com o passar do tempo.

Esse é um resultado da composição química dessas baterias, que ocorre quando o usuário decide carregar o dispositivo antes de haver necessidade. Isso faz com que os resíduos restantes na bateria formem pequenos blocos de cádmio, limitando a sua capacidade máxima.

Para contornar essa situação, era preciso esperar o dispositivo descarregar por completo antes de ligá-lo novamente na tomada. Além disso, devia-se esperar que ele recarregasse por completo, sem usá-lo durante o processo.

Veja a diferença entre os diferentes tipos de baterias

Bateria de níquel cádmio – NiCd

Apesar de ser a opção mais barata, essa bateria de níquel cádmio era o componente padrão há alguns anos. Além de contar com uma baixa capacidade de carga, o seu tempo de vida é menor se comparado aos outros modelos. Para se ter uma ideia, o NiCd conta apenas com 40% de autonomia, se compararmos com uma Li-Ion.

Como explicado no início do artigo, esse formato sofria com o problema de efeito memória. Além disso, outro fator que levou ao descontínuo dessa bateria é a sua composição química, altamente tóxica para o meio ambiente.

Bateria de níquel-hidreto metálico – NiMH

Sucessor do modelo anterior, o de níquel-hidreto metálico conta com uma capacidade 30% a 100% maior se comparada à do NiCd. Além disso, a sua composição química conta com produtos menos prejudiciais à natureza.

Porém, esse formato pode se tornar um grande problema em sua rotina por sofrer do mesmo efeito memória que o NiCd.

Bateria de lítio – Li-ion

Até o momento, esse é o formato mais usado, não só pelos notebooks, mas pelos eletrônicos portáteis em geral. As baterias de íons de lítio são capazes de armazenar até o dobro de energia das NiMh e o triplo da NiCd.

Outro fator relevante é sobre a sua construção. Por ser de um material mais leve, as empresas contam com esse formato para tornar a mobilidade mais prática em seu dia a dia. Seu grande diferencial, contudo, é mesmo o fato de ela não viciar como as anteriores.

Como essa é a opção mais utilizada no mercado, algumas empresas (como a Apple), passaram a usar em seus dispositivos a mesma base de lítio, substituindo apenas o íon pelo polímero em sua composição.

Para saber ainda mais vantagens de uma bateria de lítio para os outros tipos de bateria, assista ao vídeo: 

Saiba a importância de uma compra segura

Não há como negar o quanto estamos cada vez mais dependentes de baterias qualificadas. Afinal, a cada geração que passa, os aparelhos contam com recursos mais complexos, o que acaba tornando o consumo de energia ainda mais elevado.

Por isso, quando for substituir a peça, é preciso saber a qualificação da fornecedora da qual você está comprando. Apesar de oferecer preços atrativos, algumas lojas contam com a falsa promessa de qualidade ao anunciar a mercadoria.

A loja que atua de má-fé pode mascarar suas vendas oferecendo produtos novos, quando na realidade já estão desgastadas ou viciadas. E um produto duvidoso coloca em risco a vida da pessoa, já que pode causar uma combustão a qualquer momento.

Se você gostou deste post, saiba que nós da BB Baterias contamos com diferentes tipos de baterias qualificadas para o seu notebook.

Ao contar com as melhores baterias do mercado, você poderá usar o dispositivo por longas horas longe da tomada! Entre em contato conosco para saber mais e conhecer nossos produtos!

[uam_ad id=”1163″]