Quando o assunto é bateria do notebook, existem vários mitos e incertezas que escutamos falar — às vezes até passamos a informação adiante sem saber sua real procedência. Com o intuito de esclarecer essas dúvidas e desmistificar esse tema, desenvolvemos um mini guia com perguntas e respostas sucintas.

“É recomendado utilizar o notebook sempre ligado na tomada? Ou devo tirá-lo sempre que a carga chegar aos 100%? Tenho que esperar a bateria zerar para fornecer nova carga? A bateria do notebook vicia?”. Confira este post e entenda um pouco mais sobre esse equipamento tão presente em nosso dia a dia!

1. É prejudicial utilizar o notebook sempre conectado à fonte?

Não há problema nenhum em utilizá-lo sempre ligado na tomada. As baterias de notebook atuais param de carregar quando a carga chega aos 100% e a energia passa a fluir direto para o computador. Dessa forma, a bateria permanece carregada e mantém seu notebook protegido no caso de quedas de energia.

2. A bateria do notebook “vicia”?

As baterias atuais não sofrem com esse problema! Isso era comum nas antigas baterias de Ni-Cd, que apresentavam o “efeito memória” — conhecido como bateria viciada. Atualmente, se utiliza baterias de lítio (Li) e elas não apresentam esse efeito.

A vida útil das baterias de lítio é ditada, entre outros fatores, pelos ciclos de carga. Por isso, é importante evitar descarregá-la quando não for necessário. Assim, se prolonga sua vida útil.

3. Tem problema retirar a bateria do notebook?

Bom, se você pretende ficar um longo período de tempo sem utilizá-lo, é recomendado que retire sua bateria com uma carga próxima aos 40%. Quando a bateria está fora do note, ela ainda perde carga naturalmente e você verá mais adiante que, se sua bateria zerar completamente, ela corre o risco de nem voltar a carregar de novo!

Caso seu notebook esteja esquentando muito, também é recomendado que se retire a bateria até que ocorra o resfriamento dele. Temperaturas extremas reduzem consideravelmente a vida útil da bateria.

4. É bom descarregar totalmente a bateria antes de fornecer nova carga?

Não é recomendado que se deixe o notebook descarregar totalmente — por isso, aparece aquele aviso na tela solicitando que a fonte seja conectada. Mas não se preocupe se isso acontecer, pois a bateria ainda armazena uma quantidade pequena de carga em seu interior.

O grande problema surge quando a bateria fica descarregada por muito tempo. Isso pode fazer com que ela perca totalmente sua funcionalidade.

5. Por que meu notebook não “segura” a carga?

Isso é um forte indicativo de que sua bateria chegou ao fim da vida útil. Toda bateria tem um prazo de validade — algum valor entre 300 e 500 ciclos de carga/descarga. O tempo de sua vida útil varia de acordo com a utilização do note, mas normalmente gira em torno de dois anos. A melhor maneira de resolver esse problema é substituindo a bateria por uma nova.

6. Qual a maneira correta de descartar a bateria com defeito?

Componentes eletrônicos não devem ser descartados junto aos resíduos domésticos, pois eles têm elementos com alto potencial de toxicidade. No manual do fabricante costuma ser indicado um local de descarte próximo a você.

Caso não tenha mais o manual, pode consultar no site da empresa. Além disso, muitas cidades costumam disponibilizar pontos de coleta desse tipo de resíduo.

7. Tem problema utilizar uma bateria “pirata”?

Para que uma bateria “pirata” (leia-se paralela) sirva em seu notebook, ela deve atender às mesmas especificações técnicas que a original. Compare os valores de entrada e saída de voltagem e corrente elétrica e busque sempre por qualidade, preço e garantia.

Agora que você entende um pouco mais sobre a bateria do notebook, que tal fazer melhor proveito de seu equipamento (e até economizar dinheiro)? Siga-nos no Facebook, Youtube e Instagram e descubra como aumentar a performance de seus dispositivos!

<br><p>
</p>