Atualizado em 25 de abril de 2024.
Tempo de leitura: 3 minutos

É bem desagradável quando temos muito trabalho para produzir e a duração de bateria do notebook não ajuda. Se você esquece de carregá-lo, o desastre pode ficar ainda maior. Dessa forma, parece que vivemos sempre reféns da capacidade da carga dos nossos aparelhos. As coisas não precisam ser assim! Basta usar um dispositivo com baterias que durem mais.

Com o desenvolvimento da tecnologia, hoje contamos com aparelhos capazes de alcançar altos níveis de autonomia. Então, veja neste post algumas recomendações de notebooks de duração de bateria elevada longe das tomadas.

Quais são os modelos com boa duração de bateria?

Abaixo, vamos indicar modelos, de diferentes marcas, que contam com grande duração de bateria.

Lenovo ThinkPad X270 

O primeiro notebook de nosso liO X270 tem uma duração de bateria que chega a impressionantes 21 horas, dependendo da intensidade das tarefas realizadas no computador. Ou seja: a maneira que você utiliza sua máquina irá influenciar diretamente na duração da bateria. No entanto, independente da forma de uso, a autonomia realmente chama muito atenção.

Tem uma bateria interna e outra removível, além da tecnologia Power Bridge, o que permite trocar a bateria sem desligar a máquina. Seu formato é compacto e leve, tornando-o ideal para transportá-lo para qualquer lugar. O X270 tem display de 12 polegadas, resolução 1920 x 1080 pixels e processador Intel i7.

Lenovo ThinkPad T470 

Para quem busca notebooks com duração de bateria bastante elevada longe das tomadas, podemos considerar como uma das melhores opções disponíveis no mercado o modelo ThinkPad T470 da Lenovo.

Ele é capaz de funcionar ininterruptamente por 16 horas graças à força de sua carga estendida. Além disso, alguns modelos têm duas baterias: uma interna e outra removível, para que você não precise deixar de usar o computador só para trocar a bateria. Vem com processador Intel i7, display de 14 polegadas e armazenamento via SSD.

Dell XPS 13 9360

Outra opção entre melhores notebooks com boa duração de bateria é esse modelo da Dell que, assim como o Lenovo, oferece cerca de 16 horas de carga. Seu destaque maior fica por conta do peso e estrutura, sendo bastante leve apesar dos componentes de alta performance. Essa máquina vem com processador Intel i7, grande variedade de portas e tela de 13 polegadas.

Leia também
Saiba quando substituir a bateria do notebook
Os cuidados essenciais com as bateria de notebook

Como aumentar a duração de bateria?

Além de contar com um aparelho com boa duração de bateria, também é válido adotar alguns hábitos que façam com que a carga dure mais. Sim, é possível configurar alguns aspectos do seu computador para que ele possa ficar ligado por mais tempo. Veja nos próximos tópicos alguns truques para ter uma duração de bateria maior em seu notebook.

Desligue os componentes que não está usando

Cada recurso do seu notebook está constantemente usando bateria, até mesmo quando você não precisa deles. Então, vale a pena desligá-los para poupar carga. Por exemplo, se você está trabalhando em seus arquivos sem precisar de internet, experimente desligar o sinal de Wi-Fi, que é uma grande fonte de gasto de energia.

Use os perfis de energia corretos

A maioria dos sistemas operacionais modernos apresenta modelos de uso de energia prontos que devem ser usados por você para otimizar a duração da bateria. Em geral, têm um que se refere à economia e promete maximizar o tempo da sua carga ao fazer ajustes no funcionamento do computador em segundo plano.

Diminua o brilho da tela

Você sabia que a tela é o recurso que mais usa bateria em seu notebook? Então, certifique-se de diminuir o brilho dela para fazer com que a sua carga dure mais. Deixe em um nível em que seja possível enxergar os elementos da tela, mas que não comprometa a performance da sua bateria. Tome cuidado para não prejudicar a sua visão!

A duração de bateria depende quase exclusivamente do uso que você faz dela. Portanto, pense bem em como você está utilizando o seu notebook e realize algumas mudanças de hábito para garantir uma maior capacidade para a carga dele. Dessa forma, o seu computador não deixará você na mão naqueles momentos mais importantes.

Para mais novidades, dicas e tutorias sobre notebooks, se inscreva em nosso canal no YouTube!