Atualizado em 10 de janeiro de 2024.
Tempo de leitura: 5 minutos

Você está familiarizado com o termo “overclock no notebook?” Se não, saiba que se trata de um processo muito praticado por pessoas que visam aprimorar o desempenho de seus aparelhos. Nesse artigo, você irá descobrir o que é esse procedimento, como fazer e as vantagens e desvantagens de realizar o overclock no notebook.

OVERCLOCK NO NOTEBOOK – O QUE É?

Quando compramos um notebook, ele já vem definido com algumas configurações que são definidas pela fabricante. Responsável pela velocidade com que os dados chegam até nós e componente fundamental para o pleno funcionamento de um computador portátil, o processador está incluído nessa configuração feita.

Porém, para usuários que desejam uma maior performance baseada em mais rapidez na reprodução dos dados, é possível romper as instruções que a fábrica coloca no aparelho. A modificação dessas configurações é o que chamamos de Overclock. Esse método é feito desde os primórdios da computação, e conta com o apreço especialmente de gamers e pessoas que trabalham rotineiramente com programas pesados, como edição de vídeos e codificação.

É importante salientar que o Overclock pode ser realizado em diversas áreas do notebook, como o processador e memória RAM. O resultado será um aparelho mais potente e com intervalo menor de respostas nas ações. No entanto, a efetividade do processo dependerá, é claro, do modelo de sua máquina. Notebooks mais antigos poderão ter um desempenho menor nítido se comparados a aparelhos mais modernos.

COMO FAZER O OVERCLOCK NO NOTEBOOK

Para realizar o procedimento, será preciso que o usuário dê comandos específicos aos hardwares que deseja otimizar, modificando, assim, as configurações já impostas pelo fabricante do produto. Atualmente, alguns sistemas já possuem um programa específico para realizar o overclock no notebook. A Intel, como exemplo, possui a disposição a tecnologia TurboBoost para realizar o processo. Já a ADM oferece o aplicativo TurboCore.

Esses programas atuam na aceleração do clock, ao detectar uma alta demanda de trabalho no sistema. O processo altera vários parâmetros do aparelho, como a velocidade na transmissão de dados e da placa-mãe, por exemplo. A potência que seu computador portátil atingirá após as mudanças irá estar diretamente ligada a capacidade da máquina.

É importante checar com a fabricante se o overclock não pode modificar as condições de garantia. Nesses casos, o usuário precisa refletir bastante antes de continuar com o procedimento. Existem também outras formas de aumentar o clock de seu notebook. Elas exigem conhecimento bastante específico do funcionamento de cada componente. Esse processo pode ser feito através de comandos realizados na interface do BIOS do notebook, o sistema básico de entrada e saída do aparelho, que executa tarefas corriqueiras do dia a dia, mas fundamentais. 

overclock no notebook
Processador opera com maior velocidade no processo de overcloock.
Leia também
Como resfriar o notebook
Diferenças entre SSD e HD

VANTAGENS E DESVANTAGENS NO PROCEDIMENTO DE OVERCLOCK

Os entusiastas desse método visam sempre condicionar o notebook para operar com mais agilidade e, ao mesmo tempo, manter a estabilidade. Essa simbiose de fatores é fundamental para que o processo dê certo e corresponda as expectativas de quem o realizou.

A principal vantagem do overclock é justamente a possibilidade de acelerar os dados e a velocidade com o qual o processador trabalha, tornando assim, naturalmente, o notebook mais rápido. Gamers utilizam essa técnica para usufruir de um desempenho melhor nas partidas que disputam. Outros áreas também utilizam o overclok no notebook como forma de aprimoramento do computador portátil. É o caso de editores e programadores, que trabalham normalmente com arquivos e programas mais pesados.

Para esses grupos, o overclok pode funcionar muito bem e é amplamente utilizado. No entanto, para o usuário que costuma apenas navegar pela internet e executar tarefas mais simples, o overclok não só não se faz necessário como, também, não é recomendado. Isso porque essa medida irá testar os componentes mais sensíveis de seu aparelho sem necessidade. O uso prolongado de overclok acaba encurtando a vida útil de seu sistema e ,em casos mais extremos, pode inclusive queimar circuitos de seu aparelhos.

A queima acontece pois, sem o procedimento adequado, a temperatura interna da máquina fica consideravelmente maior pois o notebook consome mais energia com o novo ritmo de trabalho estabelecido. Nesses casos, o uso de um refrigerador, como um cooler, se torna fundamental.

CUIDADOS COM A GARANTIA DO NOTEBOOK

Outra clara desvantagem do processo de overclook é que basicamente todas as fabricantes de notebooks não colocam na garantia do aparelho modificações ou possíveis danos irreversíveis causados pelo processo. Portanto, qualquer alteração brusca que prejudique o aparelho não será corrigida e, assim, o usuário terá de arcar individualmente com eventuais despesas causadas por um procedimento mal sucedido.

Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de realizar ou não esse procedimento. Até mesmo usuários com maior conhecimento técnico divergem a respeito do overclock como forma de otimizar o desempenho do notebook. Existem outras maneiras de melhorar a performance de seu aparelho, sem correr os riscos que o overclock pode apresentar.

OTIMIZANDO O NOTEBOOK DE OUTRAS FORMAS

Existem diversos métodos que, se aplicados corretamente, podem tornar seu notebook mais eficiente. Manter seus drivers de memória com espaço é a primeira medida a ser tomada, pois muito volume armazenado naquele local irá afetar diretamente a velocidade do aparelho. Verificar a memória RAM do notebook também é fundamental para manter o bom desempenho da máquina. Essa memória é responsável por armazenar arquivos e documentos de forma temporária. Ou seja: toda vez que você abrir determinado programa ou pasta, a memória RAM estará atuando.

Dessa forma, fechar programas e aplicativos que abrem automaticamente no início da sessão já irão ajudar a manter a memória RAM com o espaço suficiente para operar de maneira adequada. Outras providências a serem tomadas é verificar se os softwares de seu aparelho estão atualizados, e certificar-se também de que um antivírus esteja instalado. Ele irá manter seu notebook longe das diversas diversas ameaças que estão espalhadas pela rede de computadores.

Cuidado especial com os componentes físicos de seu notebook

Ter cuidados com os componentes que fazem seu aparelho funcionar também são essenciais para garantir o melhor desempenho de seu aparelho. Dê atenção especial a baterias, fontes, telas e teclados, quatro das partes mais importantes do notebook, pois, basicamente, tudo que você executa em seu computador portátil passa por esses itens.

A principal dica para mantê-los em bom estado de conservação, além de uma limpeza periódica, é adquirir produtos com qualidade comprovada, de empresas especializadas nesse tipo de comércio. Melhor ainda é poder contar contar com as melhores opções de pagamento e a melhor garantia do mercado. Tudo isso você encontra na BB Baterias.

Estamos sempre dispostos a te ajudar em tudo que envolve o universo dos notebooks. Conte sempre com os nossos serviços, dicas e produtos, para que você possa ter a melhor experiência com seu aparelho!