Atualizado em 6 de novembro de 2023.
Tempo de leitura: 6 minutos
Problemas com a aparição de mancha verde na tela do notebook são relativamente comuns. Eles se dão por diversas causas, e, na maioria das vezes, podem ser resolvidos pelo próprio usuário tomando algumas providências simples. Acompanhe abaixo os motivos que podem resultar nesse problema e encontre também as soluções para corrigir essa falha.

CAUSAS E SOLUÇÃO PARA A MANCHA VERDE NA TELA DO NOTEBOOK

Se a tela de seu computador portátil repentinamente ficou verde ou teve a aparição de falhas ou manchas verdes, é um sinal de que algum erro interno pode ter acontecido. Essas manchas são problemas que podem ser causadas por diversos fatores, desde falhas mais simples a outros mais complexas. Assim, elas podem ser bastante corriqueiras com o passar do tempo de uso de um aparelho pelo usuário.

As aparições dessas falhas são frequentes e podem ser causadas por diversas razões. A lista é extensa, mas a boa notícia é que a grande maioria das ocorrências poderá ser resolvida de maneira rápido e prática pelo próprio usuário.

No entanto, em casos mais graves, será necessário contar com o auxílio externo de profissionais especializados, para a realização da troca ou conserto de algum componente que esteja causando o problema. Veja, a seguir, os principais responsáveis por esse inconveniente. Separamos algumas dicas que serão bastante uteis para te ajudar a enfrentar esse problema.

PROBLEMA NO SISTEMA OPERACIONAL

Em muitos momentos, a tela verde é apenas um erro de execução em nosso sistema operacional em seus processos rotineiros. Quando isso acontece, basta reinicializar a máquina para  constatar se de fato esse problema é o causador da mancha verde na tela. A dica é sempre adotar esse procedimento como medida inicial para qualquer situação anormal que venha aparecer em seu aparelho. As vezes, a reinicialização irá automaticamente corrigir esses problemas menos complexos. 

ATUALIZAÇÃO DO DRIVER 

Outra possível causa para a mancha na tela do notebook é a desatualização do driver de seu aparelho. Ele é responsáveis por fazer a comunicação entre o hardware e seu sistema operacional, sendo, assim, fundamentais para que a tela funcione corretamente.

A grande maioria dos sistemas operacionais já vem com os drivers em sua última atualização e possuem também rotinas automáticas para identificar possíveis atrasos de configuração. Mesmo assim, para ter certeza de que seu driver está atualizado, você pode conferir diretamente com a fabricante de seu aparelho, que costuma fornecer esses softwares gratuitamente ao usuário.

Leia também
Como alterar o brilho da tela
Como verificar a resolução da tela do meu notebook

TESTE COM LINUX (Live USB)

Para assegurar a mancha verde na tela do notebook não se trata de um problema em seu software, você pode como alternativa utilizar uma versão do sistema Linux via USB, através de um Pen Drive. Dois exemplos são o Ubuntu e o Rufus, e ambos não exigem a formatação do computador.

Para realizar o procedimento completo, você irá precisar:

  1. Gravar uma imagem Linux em seu pen drive. No caso do Ubuntu, é só baixar o arquivo .ISO do site oficial e, com um programa Rufus, seguir o passo a passo indicado no para gravar essa imagem no dispositivo USB; 
  2. Depois desse primeiro passo, tendo o necessário em mãos, você deverá inserir o pen drive e seu notebook, e, na sequência, acessar a tela de boot. Para chegar até lá, consulte os atalhos disponibilizados pela fabricante de seu aparelho. Essas informações podem ser conferidas nos sites oficiais das marcas;

  3. Acessando a tela de boot, escolha a opção de inicializar o sistema pelo dispositivo USB, salve as configurações e saia. Após isso, o notebook já vai reiniciar com essa nova configuração definida;

    4. Por fim, com o Linux executando a tarefa, observe se a mancha verde na tela do notebook desapareceram. Se continuam, temos um indicativo de que o problema se encontra em um dos hardwares de seu computador portátil e, nesse caso, será preciso pensar na substituição desses componentes. 

PROBLEMAS NO CABO FLAT 

Se as alternativas anteriores foram testadas e não surtiram efeito, o problema pode estar em componentes que fazem parte do aparelho e são responsáveis por algumas funções de suma importância para o bom funcionamento de seu notebook. É o caso do  cabo flat, que tem a missão de fazer a ligação de sua tela com a placa-mãe. São itens bastante sensíveis, e não é raro que eles apresentem alguma falha ou problema.

Um teste prático para verificar se o cabo flat da sua tela está danificado consiste em fazer pequenas movimentações com a tela, verificando se a mancha verde ou algum outro defeito se altera. Se a mancha mudar de forma conforme a variação do monitor, as chances são altas do problema ser originário no cabo flat. Dessa forma, você irá precisar realizar a substituição desse componente. Sempre dê preferência a lojas especializadas nesse tipo de comércio na hora de fazer a compra.

DISPLAY COM FALHA TOTAL 

A mancha verde na tela de seu notebook também pode ser causada por uma falha total do display da máquina. Esse é o problema mais complexo a ser resolvido e pode ter sido causado por diversas razões, desde descuido ao transportar o aparelho a problemas de voltagem ou até mesmo a partir da atuação de malwares potentes infiltrados em seu computador portátil.

Aqui, a única solução será trocar a tela do notebook. Novamente, você deve optar por empresas que fornecem esse tipo de serviço e possuem reconhecimento no mercado. Afinal, ninguém gostaria de adquirir um produto de baixa qualidade para substituir um componente tão importante de seu notebook. 

OUTROS PROBLEMAS NA TELA DO NOTEBOOK

A tela de seu aparelho pode apresentar outros problemas que irão atrapalhar o desempenho de seu notebook. Uma das incidências mais comuns é a tela piscando no notebook, que pode ser causado por superaquecimento ou sujeira nos componentes da tela. Em casos mais extremos, esse inconveniente também ocorre por meio de peças soltas ou mal encaixadas, fazendo com que a placa de vídeo de seu aparelho apresente falhas e assim, pisque.

Esse defeito pode ser evitado a partir de alguns cuidados básicos, preservando, assim, a máquina e seus periféricos. Outro problema que pode aparecer tem a ver com os pixels de sua tela, responsáveis pela forma das imagens e cores que aparecem para você. Quando algum pixel não se comporta normalmente no monitor e exibe sempre a mesma cor, por exemplo, dizemos que esse pixel está morto ou travado.

Quando ele está travado, o conserto é possível de acontecer, a partir de alguns programas especializados na execução de reparos especializados na imagem apresentada em seu notebook. Porém, quando constatamos um pixel morto, a resolução é mais complexa, e provavelmente exigirá uma troca completa na tela de seu notebook. Todas essas definições podem ser feitas junto a assistências técnicas especializadas, e se você não possui muito conhecimento técnico nessa área, recomendamos que você se dirija a algum profissional de confiança.

CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A TELA DO NOTEBOOK

Para evitar que a mancha verde na tela do notebook apareça, e outros problemas que atrapalharão o desempenho de sua máquina, a adoção de alguns cuidados se torna fundamental para preservar o estado do componente. São medidas bem simples mas muito importantes na conservação da sua tela e de seu aparelho, de modo geral.

A limpeza na tela é uma dessas medidas, e pode ser realizada periodicamente pelo usuário. Para isso, basta ter a disposição um pano limpo e seco, preferencialmente de algodão Umedeça com água limpa e levemente até retirar marcas de dedos e gordura. Evite também ambientes empoeirados e, sempre que possível, ao não utilizar o aparelho, cubra-o com uma capa ou outro tipo de proteção.

Também é necessário cuidado com o transporte do aparelho. A maneira correta de carregar seu notebook é com ele desligado, fechado e com a tela para cima. Se você utiliza o transporte público, redobre a atenção para evitar batidas ou contatos mais bruscos.

CONTE SEMPRE COM A BB BATERIAS

Além de sempre te apresentar dicas para o cuidado e aprimoramento de sua experiência com seu notebook, nós, da BB Baterias, estamos sempre prontos para oferecer o melhor atendimento se você está buscando novos componentes para seu aparelho. Somos referência no mercado de peças para notebook, contando com as melhores baterias, telas, fontes e teclados, além de diversos outros itens, que possuem as melhores condições de pagamento e garantia de 3 anos, pois sabemos da qualidade de nossos produtos. Conte com a gente!