Atualizado em 26 de maio de 2022.
Tempo de leitura: 6 minutos

Gravar a tela de notebook é uma função muito útil que cada vez tem sido mais procurada, seja por profissionais, seja por usuários recreativos. Com a gravação da tela, você pode criar um passo a passo, lançar um tutorial, dar uma videoaula, mostrar seu fluxo de trabalho ou compartilhar um gameplay.

Nesse texto, você aprenderá a como gravar a tela do notebook através dos mecanismos disponíveis nos sistemas operacionais mais usados e também por meio de aplicativos bastante uteis para essa tarefa.

COMO GRAVAR A TELA DO NOTEBOOK COM WINDOWS 10

Alguns usuários não sabem, mas o Windows 10 possui um recurso integrado para a gravação da tela de seu notebook. E embora existam outros softwares que possam realizar este trabalho, oferecendo mais funções para o usuário editar o vídeo e trabalhar o pós-processamento das imagens, a grande vantagem de usar a ferramenta do próprio Windows é que ela sobrecarregue menos o seu sistema.

Alguns programas de gravação de tela podem pesar muito, comprometendo o e, assim, também prejudicando o resultado da sua gravação. Isso é especialmente válido para artistas que gravam seus processos em softwares de edição de imagem pesados, como o Photoshop e para gamers que desejam registrar seu gameplay.

Para gravar a tela do notebook utilizando o mecanismo presente no Windows 10, você deve:

• Iniciar o programa ou jogo que você quer gravar;
• Pressionar as teclas “Windows” e “G” simultaneamente.

A partir desse comando inicial, o Windows vai abrir uma barra de controle, bem como outras opções para acompanhamento da sua gravação. Inclusive, uma delas, à esquerda, lhe permite acompanhar o desempenho do seu computador durante o processo. A barra superior oferece opções para compartilhar seu jogo ao vivo ou para gravar a sua tela.

Nas opções que aparecem à esquerda, você pode ativar ou desativar o microfone, capturar uma foto da tela, gravar as ações realizadas na tela e ativar ou desativar a câmera durante o compartilhamento da imagem.

Selecione as opções que desejar para gravar seu vídeo. Quando terminar, selecione no mesmo quadro a opção “Encerrar gravação”. O arquivo ficará automaticamente salvo na pasta de vídeos de seu notebook.

COMO GRAVAR A TELA DO NOTEBOOK COM WINDOWS 8

Se por acaso seu notebook possui o Windows 8 como sistema operacional, também é possível gravar a tela sem o auxílio de algum programa externo. E trata-se de um processo ainda mais simples que o do Windows 8. Nesse sistema, a Microsoft oferece um gravador de tela integrado a esse sistema operacional. Simples e intuitivo, ele oferece as tarefas básicas, ideal para a maioria das pessoas.

Ou seja, são alunos e professores que precisam gravar as aulas, por exemplo, já que a ferramenta também permite a gravação de som do sistema. Além disso, o arquivo pode ficar em uma ótima resolução.

Para gravar a tela do notebook no sistema operacional Windows , você deve:

Em primeiro lugar, dirija-se ao software que pretende gravar. Logo depois, pressione o botão do Windows no teclado para acessar o menu “iniciar”. Depois, procure a opção “Acessórios” e, então, vá à guia “Gravador de Tela”. Dessa forma, vai surgir em sua tela uma caixa de diálogo.

Você, portanto, só precisa clicar em “Iniciar gravação” ou usar o atalho “Alt + A” para isso. Dessa maneira, a ferramenta vai começar a gravar a tela do seu notebook instantaneamente.

Uma outra informação importante ao usuário é saber que o painel também permite adicionar comentários na edição, que vão integrar a gravação quando você clicar em “Ok”. Para terminar a gravação da tela do seu notebook, basta clicar em “Parar gravação”. O atalho “Alt + O” também pode ser usado para finalizar o processo.

Leia também
Como alterar o brilho da tela do notebook
Como desvirar a tela do notebook?

COMO GRAVAR A TELA DO NOTEBOOK NO MACBOOK

Assim como no Windows, os notebooks Apple e também oferecem ferramentas integradas para a gravação de tela. No caso dos produtos desta marca, o programa em questão se chama QuickTime Player.

Dessa forma, para gravar a tela do notebook em seu MacBook, o primeiro passo é acessar o ícone na barra de programas.

• Acesse “Arquivo”;
• Acesse “Nova Gravação de Tela” ou use o atalho pressionando “^ comand N”.

Este procedimento vai abrir uma janela de gravação. O botão vermelho central inicia e para o processo de captura de vídeo da tela do notebook. A mesma janela também vai oferecer opções para você manter o microfone ligado ou desligado, bem como para controlar o volume na captura de áudio.

Para salvar seu vídeo a partir da gravação da tela do notebook Mac, é bastante simples. Ao término do processo, quando pausar sua gravação, o vídeo será exibido na tela do seu computador portátil. Dessa maneiram você pode assistir para verificar se o resultado está de acordo com as suas expectativas. Se estiver, basta apenas fechar o programa, e ele vai te perguntar se você quer salvar a gravação da tela em seus arquivos.

A partir daí, é só escolher a pasta onde quer armazenar seu vídeo com a captura da tela do seu notebook, e pronto, o processo foi concluído com sucesso.

5 APLICATIVOS PARA GRAVAR A TELA DO NOTEBOOK

O usuário também pode, como alternativa, utilizar um dos diversos programas e aplicativos disponíveis que tem como principal atribuição a gravação da tela do aparelho. Cada um apresenta peculiaridades diferentes e pode se encaixar melhor de acordo com as necessidades de cada pessoa. Abaixo, vamos listar cinco opções para você:

EZ Vid

Este programa é muito procurado por oferecer algumas ferramentas de edição que podem ser bastante úteis. Isso facilita o processo e ajuda a evitar a ocupação do seu computador com muitos softwares diferentes.

 Ele também oferece o Gamer Mode, ferramenta especialmente projetada para a captura de gameplay. No entanto, este programa está disponível apenas para Windows.

Apowersoft

Este programa se destaca por estar disponível tanto para o sistema operacional do Windows quanto para Mac. Um dos recursos mais interessantes deste software é que você pode selecionar apenas uma parte da sua tela para aparecer na gravação.

Outro diferencial do Apowersoft é que ele permite que se façam anotações na tela, tanto na forma de texto, quanto de desenho, o que torna a experiência mais completa, especialmente para quem deseja gravar aulas e tutoriais.

Movavi

Esse outro programa para gravação para tela de notebook oferece recursos de edição e possui uma interface ideal para quem não tem experiência com este tipo de trabalho. Além disso, permite o controle de aspectos estéticos da imagem, como contraste, aplicação de filtros, etc.

O Movavi também está disponível tanto para Windows quanto para Mac.

Loom

O Loom é uma das ferramentas mais práticas e rápidas para registrar atividades na tela do computador. Compatível com Windows e MacOS, o programa ainda possui uma extensão para Chrome. De quebra, há também versões mobile para Android e iOS.

As gravações capturam tela, áudio e imagens da webcam. Além disso, é possível fazer anotações e desenhos no clipe. Como se isso não bastasse, a interface do Loom é simples e intuitiva, o que torna a sua utilização mais acessível.

Para mais dicas sobre telas de notebook, acesse nosso blog. Lá, temos diversos conteúdos, como esse texto, que fala sobre a forma correta de limpar e conservar sua tela de notebook.

Ah, e se precisar trocar de tela de notebook, conte com a BB Baterias! Nosso site é especialista em telas para notebook e outras peças, como baterias, carregadores e teclados. Nossos atendentes estão prontos para te ajudar