Atualizado em 7 de julho de 2023.
Tempo de leitura: 6 minutos

Ficar por dentro das características dos componentes do seu computador é essencial para não ter prejuízo e garantir, sempre, o máximo de performance para as suas atividades. Nesse sentido, você já se perguntou quais são as diferenças entre SSD e HD?

Esses são dois tipos de disco rígido mais populares nos dispositivos eletrônicos da atualidade. E isso inclui não só o caso de computadores tradicionais, mas também notebooks, smartphones, tablets, entre outros.

Cada um tem características únicas, que precisam ser consideradas por quem está decidindo por um modelo de notebook para o seu dia a dia. Então, se você tem dúvidas sobre as diferenças entre SSD e HD, confira o restante do artigo para aprender! 

O SSD (Solid State Drive)

O SSD pode ser visto como uma evolução do HD, já que busca realizar as mesmas tarefas que ele, só que de melhor modo. Seus dados são armazenados em chips de memória flash, o que oferece um ganho substancial de velocidade ao usuário. Eles também costumam ser mais compactos do que os HDs, portanto, são comuns em notebooks.

Vantagens

Vamos te mostrar algumas das vantagens do SSD em relação ao HD

Velocidade

Sem dúvida a velocidade é uma das principais armas do SSD na disputa com o HD, sendo consideravelmente mais alta. Esse quesito pode ser ainda potencializado se for aliado com um bom processador e um notebook que apresente bom desempenho.

Resistência

Por não ter partes móveis, um SSD é menos propenso a danos de manuseio que um HD, oferecendo uma resistência bem maior e configurando, assim, uma outra vantagem significativa em relação ao HD.

Desvantagens

No entanto, o componente pode apresentar algumas desvantagens, como veremos a seguir

Preço

o preço por gigabyte de um SSD é bem maior do que o de um HD. Quer um exemplo prático? Pelo mesmo valor de um HD de 1 TB, é possível comprar um SSD de no máximo 250 GB. Ou seja, você tem uma quantidade menor de armazenamento e pagando mais cara por ela.

Vida útil

com o tempo de uso e o desgaste natural do item, o floating gate vai perdendo sua capacidade de reter cargas, e por isso, a vida útil de um SSD é, no geral, bem menor que a de um HD.

diferenca-entre-hd-e-ssd
O SSD não possui peças móveis.

O HD (Hard-Disk)

Já o HD é o disco rígido clássico, presente nos computadores há anos, como a principal maneira de armazenar informações de forma definitiva. É usado para gerenciar o seu sistema operacional, seus programas e arquivos, e seu funcionamento envolve um disco que gira e uma agulha que lê os dados. Por isso, para não ocorrer perda de dados e programas, o HD não pode receber impactos.

Nos últimos anos, ambos passaram a ser uma possibilidade em se tratando de disco de armazenamento em dispositivos eletrônicos. Em alguns casos, é possível decidir entre um e o outro. Por isso, é importante ter em mente as vantagens de cada para seguir pelo caminho correto.

Vantagens

O HD apresenta algumas vantagens que podem ser consideradas decisivas para você na hora de escolher um dispositivo de armazenamento para seu notebook.

Preço

o preço de um HD é muito mais em conta quando o comparamos diretamente ao SSD. De modo geral, uma unidade de 1 TB custa em torno de R$ 250, contra R$ 850 para um SSD que apresente a mesma capacidade.

Capacidade de armazenamento

este é um fator que também tem relação com o preço; por ser mais acessível, é comum encontrarmos HDs com maiores capacidades no mercado em relação a SSD, e para uso corporativo, existem unidades com muito, muito espaço, por valores muito atraentes. No entanto, na maioria dos casos, existem SSDs que são capazes de apresentar a mesma capacidade de armazenamento do HD.

Desvantagens

Alguns fatores, no entanto, apontam desvantagens significativas para o HD.

Fragilidade

Talvez a principal desvantagem do componente, e que precisa r ser levada em consideração por quem pretende adquirir uma unidade de armazenamento. Por ter em sua estrutura partes móveis, os HDs estão sujeitos a danos por fatores como manuseio e transporte. Uma pancada um pouco mais brusca corromper um disco rígido, levando a perda de todos os seus arquivos salvos.

Velocidade

os HDs são bem mais lentos para escrever ou ler dados, sendo essa uma de suas principais desvantagens em relação ao SSD.

diferenca-entre-hd-e-ssd
O HD pode oferecer mais espaço de armazenamento.

Capacidade

Se estiver pensando na quantidade de informações que pode ser armazenada em cada tipo de unidade, não se preocupe. Não há diferenças na capacidade de armazenamento, já que é possível adquirir HDDs e SSDs em tamanhos semelhantes, de 128 GB a 20 TB ou mais. Tudo irá depender da sua necessidade.

Velocidade

A diferença de velocidade entre o SSD e o HD é significativa. Os SSDs são extremamente rápidas em todas as áreas, mas a diferença de velocidade é maior ao executar determinadas tarefas. Como exemplo, a diferença de velocidade de uma SSD em relação a um HD fica mais nítida ao copiar e mover arquivos maiores. As HDDs podem copiar de 30 a 150 MB por segundo (MB/s), enquanto as SSDs padrão realizam a mesma ação em velocidades de 500 MB/s. SSDs NVME mais recentes podem chegar a velocidades de até 3.000 a 3.500 MB/s.

Além disso, na maioria das vezes, ao executar o sistema operacional, abrir programas básicos ou navegar na Web, você está, na verdade, abrindo e manipulando milhares de arquivos menores, armazenados em pequenos blocos de dados (geralmente dimensionados em 4K). Aqui, o SSD também apresentará enorme vantagem.

Preço

Aqui, uma vantagem para o HD, já que os componentes são mais baratos que o SSD. Esse é um tipo de mercado bastante volátil e irão ser bastante influenciados através do processo de oferta e a demanda. Embora o preço das SSDs sejam menores do que costumavam ser, a diferença de preço ainda é significativa entre os dois itens.

SSD ou HD: afinal, qual escolher?

Se você está em busca de um notebook ou outro tipo de dispositivo, é natural que queira saber qual disco rígido é melhor. Afinal, conhecer as diferenças entre SSD e HD não basta — é necessário considerar as suas necessidades e os recursos de cada opção.

A principal vantagem do SSD é a resistência às batidas e impactos, muito comuns nos notebooks. Além disso, o SSD apresenta, como já vimos, maior velocidade de acesso aos dados e menor tamanho, beneficiando a portabilidade. Hoje em dia, é quase inviável ter um HD tradicional em um aparelho como um notebook ou um smartphone, por exemplo. A evolução da memória flash permitiu que esses dispositivos passassem a usar SSDs quase exclusivamente.

No entanto, se você utiliza um computador de mesa, pode considerar o uso de um HD convencional sem um grande prejuízo no uso da máquina.

Como decidir entre os dois?

Grosso modo, leve em consideração quais são as suas necessidades. Você vai utilizar um notebook? Então, o SSD é a melhor opção para ele. O seu dispositivo é um computador? É possível aproveitar os benefícios do SSD nele, mas, se a sua preocupação é com espaço, vale a pena seguir com um HD tradicional. Mas se ainda estiver em dúvida, assista nosso vídeo: 

Enfim, agora que você sabe as principais diferenças entre SSD e HD, já pode tomar a sua decisão com mais propriedade! Como vimos, o uso das ferramentas com os recursos certos é essencial para um dia a dia produtivo em quaisquer atividades que você conduzir. Então, faça a sua escolha com cuidado!

E aí, gostou do post? Já se decidiu? Sobrou alguma dúvida? Deixe o seu comentário e conte para a gente se você prefere SSD ou HD!