Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

Os sistemas operacionais Android e IOS ainda são os principais e os mais procurados para mobiles. O primeiro foi desenvolvido pelo Google e é utilizado por marcas famosas como Sony, Samsung e Motorola. Já o segundo é exclusivo dos produtos Apple, como iPhone. No entanto, essa não é a única diferença entre eles, e as suas características devem ser consideradas para escolher o aparelho adequado as suas necessidades.

Diversidade de aparelhos

A principal diferença entre Android e IOS é justamente o fato de que o primeiro pode ser encontrado somente em aparelhos Apple. Já o segundo é o sistema operacional utilizado por outras marcas. Se você optar pelo Android, terá mais diversidade de escolha não somente de modelos, como também em relação ao custo.

Desempenho

O desempenho do sistema operacional depende principalmente do quanto ele exige do aparelho e sua capacidade de resposta. Apesar do bom gerenciamento do Android, que permite monitorar o consumo de memória pelos aplicativos em uso e ativá-los e desativá-los, o IOS é bem mais estável. Isso significa que os aparelhos com o sistema operacional da Apple não travam com frequência. Isso se dá porque eles rodam um aplicativo sem interferir no funcionamento dos outros.

Interface

Apesar do IOS dispor de uma interface com design moderno e bonito, ela sempre é a mesma, o que pode cansar os usuários dos aparelhos Apple. Já o Android, permite a personalização, ou seja, você pode dispor, modificar, ocultar ou destacar os ícones na tela como você quiser. Além disso, também tem a possibilidade de baixar temas para mudar totalmente a aparência do seu aparelho.

Segurança e disponibilização de aplicativos

No quesito aplicativos, Android e IOS ficam praticamente empatados. Tanto na Play Store quanto na App Store é possível encontrar diversos aplicativos. As empresas geralmente fazem versões para os dois sistemas. No entanto, aqueles desenvolvidos para o Android possuem mais reclamações com relação à segurança. Isso obriga os usuários a checar a avaliação do app antes de baixá-lo.

Familiaridade

Tanto o Android, quanto o IOS apresentam uma interface de uso intuitivo. No entanto, como possuem detalhes diferentes um do outro, sempre é importante levar em consideração a sua familiaridade com o sistema operacional antes de optar por algum deles. Se você já utiliza um aparelho equipado com o Android, por exemplo, pode ser que tenha dificuldade em manusear um Apple, provido de IOS.

Considere também o sistema operacional dos outros eletrônicos que você possui. A troca de dados entre eles pode ser dificultada caso sejam diferentes. Lembrando que passar dados do Android para o IOS sempre é mais fácil do que o movimento contrário.

 

[uam_ad id=”966″]