Atualizado em 24 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 5 minutos
O processador pode ser considerado o “cérebro” de um notebook. Afinal, ele é o grande responsável por executar comandos básicos (mas essenciais) e o seu bom funcionamento está diretamente ligado ao desempenho que a máquina irá apresentar. As ações representadas por ele, por consequência, também irão refletir na bateria. Uma boa dica para economizar energia do componente é alterar algumas configurações do processador. Nesse post, iremos te ensinar, passo-a-passo, a realizar esse procedimento.

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSADOR NO NOTEBOOK

Como já dissemos, o processador é, sem dúvida, um dos itens mais importantes de um computador portátil. Estamos falando de um chip que controla praticamente todas as funções de um notebook. É através dele que as informações geradas no interior da máquina chegam até nós da maneira que enxergamos. Uma das várias tarefas dos processadores é decodificar os sistemas binários (códigos) gerados pelos programas contidos no notebook.

Sendo assim, a velocidade com a qual seu sistema carrega páginas, executa tarefas e realiza downloads está ligada em grande parte a capacidade do processador. Em outras palavras, a eficiência e agilidade do seu computador portátil depende (e muito) dele.

Nesse contexto, a bateria também está em conexão direta com o processador. Se você deseja economizar sua bateria fazendo, assim, com que seu tempo de duração seja maior, algumas medidas podem ser adotadas para que isso seja feito. Acompanhe o processo abaixo.

CONFIGURANDO O PROCESSADOR E ECONOMIZANDO ENERGIA DA BATERIA

Seguindo alguns passos simples, você pode alterar configurações definidas em seu processador, fazendo, assim, com que a bateria de seu notebook tenha uma duração maior.

1: Acesse as configurações de energia de seu aparelho.

2: Na tela que será aberta, escolha a opção “Alterar configurações do plano” no regime de controle de consumo que pretende desacelerar o processador.

3: Na nova janela que aparecerá, escolha a opção “Alterar configurações de energia avançadas”;

4: Encontre o comando “Gerenciamento de energia do processador”. Com a alternativa encontrada, selecione para abrir as opção de configurações;

5: Seleciona a opção “Estado de desempenho máximo”. Haverá duas alternativas: “Na bateria”, que define o regime de funcionamento do processador fora da tomada, e “Na tomada”, que gerencia a operação com o aparelho ligado na rede elétrica;

6: É chegado o momento de modificar o valor. Mas, atenção: se você derrubar demais a porcentagem, o notebook poderá ficar bastante lento. Um valor muito inferior também pode provocar instabilidades e travamentos;

7: Quando estiver satisfeito com as novas configurações definidas, clique em “Aplicar” e, em seguida, “OK”. Suas configurações passarão a valer imediatamente. Para reverter, basta refazer o procedimento e alterar a porcentagem de volta ao valor que estava configurado no início do procedimento. 

ESCOLHENDO O PROCESSADOR IDEAL PARA SEU NOTEBOOK

Antes de realizar qualquer medida de configuração, você precisa, é claro, definir um processador para utilizar em seu notebook. Muitos usuários possuem dúvida a respeito do mais indicado para cada aparelho. A resposta irá de acordo com as necessidades de cada pessoa nas tarefas exercidas no computador portátil.

A escolha por um processador deve seguir alguns critérios. É fundamental que você tenha clareza nas tarefas que espera que seu aparelho seja capaz de realizar. Alguém que utilize o notebook apenas para execuções básicas, como navegar pela internet e baixar arquivos pequenos não tem necessidade de adquirir um produto mais completo e potente. Um Intel Core i3, processador mais básico da Intel, líder de mercado, já estaria de bom tamanho.

Já para pessoas que necessitam de velocidade e usam a máquina para edição de vídeos, fotos, execução de games em nível amador e outros programas mais pesados, os processadores i5 são os mais indicados. Eles são mais completos que os i3, apresentam um bom custo benefício e são facilmente encontrados em diversas lojas especializadas nesse tipo de comércio. 

Uma outra opção destinado a um público mais específico é o I7. Processador de alto desempenho da linha Intel Core, é indicado para usuários que utilizam aplicativos pesados e baixam arquivos extensos diariamente. Esse processador é capaz de executar diversas tarefas ao mesmo tempo sem travar o notebook ou comprometer a sua velocidade. Podemos defini-lo como uma versão mais completa do Intel Core I5.

PROCESSADORES DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Depois de uma série de aprimoramentos e avanços tecnológicos, a Intel conta com uma linha conhecida como décima geração, a mais alta tecnologia já produzida pela empresa. Essa linha possui os mais modernos processadores já lançados, com diversas singularidades que os tornam especiais. Os processadores dessa geração são mais finos e leves que os demais, e apresentam o chamado “desempenho inteligente”, onde o usuário pode desfrutar de várias funcionalidades ao mesmo tempo.

Como você pode imaginar, esses processadores não são compatíveis a qualquer tipo de notebook, ficando restrito a máquinas mais modernas. São usados principalmente entre gamers, para otimizar seus desempenhos nas partidas, e também por grandes programadores e profissionais que trabalham com decodificação.

OUTRAS MEDIDAS PARA MELHORAR A AUTONOMIA DA BATERIA NO NOTEBOOK

A vida útil da bateria está diretamente relacionada à sua quantidade de ciclos, que são a duração de uma descarga completa e uma carga completa de bateria. Todas as vezes que a carga da bateria do notebook se completa e acaba é um ciclo de vida útil completada. A autonomia do aparelho faz referência sobre quanto tempo duram esses ciclos. Para evitar consumir os ciclos de energia mais rapidamente do que o normal, é desejável que se tome algumas atitudes em relação à autonomia da bateria. Uma dica simples mas bastante útil é diminuir o brilho da tela, um dos maiores consumidores de energia.

Também é interessante escolher navegadores que consomem menos energia, andar com o wi-fi e o Bluetooth desligados sempre que possível e executar a desfragmentação de disco, para evitar consumos desnecessários por parte do processador.

Outra medida de conservação que pode ser adotada é evitar expor seu notebook a altas temperaturas, podendo, dessa forma, manter sua bateria sem correr risco de um superaquecimento. Quando isso acontece seguidas vezes, prejudica a bateria, fazendo com que ela perca autonomia com o tempo, podendo chegar, até mesmo, ao ponto de o notebook se manter ligado somente quando está conectado na tomada. Portanto, tenha bastante cuidado nesse aspecto.

ONDE COMPRAR SUA BATERIA DE NOTEBOOK

Se todos esses cuidados e melhorias se mostram ineficazes, sua bateria apresenta falhas que não podem mais ser corrigidas, ou então, possui muito anos de uso, provavelmente a hora de realizar a substituição chegou.

Alguns dos diferenciais que uma empresa especializada nesse tipo de comércio deve ter são preço competitivo, suporte pré-venda, produtos de qualidade e opções longas de garantia, que assegurarão, assim, a qualidade do modelo em questão.

A BB Baterias tem todos essas credenciais e está há mais de 10 anos atuando junto ao mercado, com especialidade em diversos itens eletrônicos para computadores portáteis, como fontes, telas, teclados, além, é claro, das baterias.

A qualidade de nossos produtos pode ser medida pela satisfação de nossos clientes, que fazem da BB Baterias referência entre as empresas que prestam esse tipo de serviço. Contamos também com o melhor time de atendentes, que estará pronto para ajudar a resolver todas as questões relacionadas a seu aparelho. Estamos ansiosos para fazer negócio com você!