Atualizado em 20 de dezembro de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

Você notou que o seu notebook ficou misteriosamente mais lento? Provavelmente, isso nada tem a ver com mágica. Os computadores funcionam a partir da conexão entre as peças (hardwares) e os programas (softwares). Quando algo de errado acontece nessa comunicação, os problemas e as lentidões são inevitáveis. Para ajudar nisso, você verá neste post o que causa lentidão em um notebook, como identificar o problema e como deixar o notebook mais rápido.

Quer aumentar a produtividade do seu trabalho? Então veja agora o que fazer. Boa leitura!

O que causa mais lentidão em um computador?

Diversos problemas podem causar lentidão em um notebook. O excesso de tarefas executadas ao mesmo tempo, por exemplo, faz com que o equipamento não consiga desempenhar suas funções de forma otimizada.

Da mesma forma, não atualizar o sistema operacional também é prejudicial, já que as modificações foram pensadas para aumentar a velocidade e segurança. Outro problema comum é a falta de manutenção preventiva para diminuir as chances de futuros problemas.

Como tornar o notebook mais rápido?

Os principais responsáveis pela velocidade de um computador portátil são o processador e a memória RAM. Verifique como isso funciona!

Processador

Um dos componentes mais importantes para garantir a velocidade do seu notebook é o processador. Ele tem a função de endereçar, preparar e acelerar os dados que recebe.

Para que o processamento seja feito mais rapidamente, o cache é essencial. Ele é um espaço em que as informações mais importantes, que são frequentemente pedidas, são alocadas. 

O clock também é importante, já que é responsável pela troca de dados com o sistema operacional. Ele orienta como o fluxo de troca de informações acontecerá, fazendo com que o processador seja mais veloz.

Memória RAM para deixar o notebook mais rápido

A memória RAM faz com que você tenha desempenho e velocidade para realizar suas tarefas.  Ela armazena os chamados dados temporários até que eles sejam processados.

Ou seja, quando você desliga o sistema, os dados são perdidos. De forma prática, pode-se dizer que os programas que você usa no dia a dia são carregados na RAM. Então, a tendência é que você tenha maior velocidade quando tem grande quantidade de RAM.

Entretanto, vale destacar que os componentes devem atuar em conjunto. De nada adianta, por exemplo, ter muita memória RAM e não contar com um bom processador.

Nesse caso, vários dados estarão congestionados à espera do processamento.

Como medir a velocidade do notebook?

Sabendo dessas informações, é possível medir a velocidade do seu notebook utilizando programas específicos para esse fim. Softwares como PCMark, 3DMark e AIDA64 permitem que teste a qualidade e desempenho do seu dispositivo. 

Se você suspeita que o notebook ficou lento ao abrir algum programa, abra o Gerenciador de Tarefas do Windows. Com ele, é fácil verificar qual programa está consumindo mais RAM e processamento.

Para isso, basta apertar Ctrl + Alt + Del  e selecionar “Gerenciador de Tarefas”. Outra opção é apertar o botão direito do mouse na Barra de Tarefas e selecionar o “Gerenciador de Tarefas”. Ou, se preferir, pode utilizar o atalho para chegar diretamente ao gerenciador, pressionando conjuntamente as teclas Ctrl + Shift + Esc.

como deixar o notebook mais rápido

Qual a relação da velocidade do notebook e do desempenho profissional?

Com um computador portátil mais rápido, é possível otimizar a rotina de trabalhos do usuário. Dessa forma, você não precisará esperar por longos segundos para que o notebook ligue ou carregue um aplicativo.

Além disso, muitas pessoas já perderam o trabalho que realizavam devido a um problema de processamento e falta de memória. Ou seja, a velocidade é essencial para manter a integridade dos seus arquivos e otimizar os processos realizados no dia a dia.

Deixando o notebook mais rápido

Agora que você sabe como é importante a velocidade de um notebook, entenda o que fazer para deixá-lo mais rápido. Confira!

1. Elimine vírus

Os vírus são um dos maiores vilões de um sistema operacional. Eles são capazes de instalar aplicativos, visitar sites e realizar processos complexos em seu notebook. Dessa forma, todo o sistema pode ser comprometido.

Além disso, você pode ter problemas de segurança ao abrir contas de e-mail e redes sociais, e fazer transações bancárias ou compras online.

2. Atualize os drivers

Uma forma útil na tarefa de como deixar o notebook mais rápido é trabalhar na atualização dos drivers, que são arquivos que permitem que um sistema operacional controle um dispositivo corretamente. Quando estão desatualizados, todo o notebook pode ficar mais lento ou instável.

3. Permita as atualizações do Windows

Como o Windows é um sistema operacional complexo, a empresa procura formas para deixá-lo ainda mais rápido e seguro.

Quando essas soluções são encontradas, elas são disponibilizadas aos usuários em forma de atualização automática. Se o usuário as desativa, perderá todos os benefícios.

4. Elimine aplicativos desnecessários

Embora não pareçam nocivos, alguns aplicativos continuam abertos mesmo quando você os fecha. Outros já são iniciados quando o notebook é ligado. Então, é interessante desinstalar todos os programas que você não usa para deixar o notebook mais rápido. Caso ainda tenha utilidade eventual, apenas desabilite a inicialização automática.

5. Instale um antivírus

Além de eliminar possíveis vírus, é importante contar com um aplicativo antivírus para garantir que você terá uma navegação segura. Isso vai assegurar a confiabilidade das suas ações, impedindo que programas maliciosos tentem deixar seu dispositivo mais lento.

6. Procure programas mais leves para tornar o notebook mais rápido

Ao ver que um determinado programa deixa seu notebook mais lento, tente procurar por outra solução mais leve. Os desenvolvedores procuram fazer as melhores aplicações que consumam o mínimo de processamento e memória RAM.

7. Limpe os arquivos desnecessários

Se o seu disco rígido (HD) é pequeno, a falta de espaço poderá comprometer a velocidade do Windows. Então, elimine arquivos temporários e as informações que você não precisa mais ou os coloque em um HD externo.

8. Execute menos programas ao mesmo tempo para tornar o notebook mais rápido

Outra ação interessante no sentido de como deixar o notebook mais rápido é o ato de executar menos programas de uma vez. Quando mais aplicativos forem abertos, maior será a chance de que o sistema fique mais lento. Use apenas o que você precisa naquele momento.

Para conservar a vida útil do seu equipamento bem como o valor do dispositivo, é fundamental fazer a manutenção do notebook. Além de deixá-lo  mais rápido, deve-se verificar se há alguma peça que pode ser trocada para manter ou melhorar o desempenho do dispositivo e otimizar seu o trabalho.

Quer mais dicar de usabilidade do seu computador portátil? Descubra se utilizar o notebook sempre ligado na tomada prejudica a bateria!