Atualizado em 11 de agosto de 2022.
Tempo de leitura: 5 minutos

O backup no notebook pode ser um grande aliado do usuário no momento de conservar arquivos e documentos importantes. Afinal, o backup ajuda a manter seus arquivos seguros na hora de formatarvender um aparelho ou mesmo desocupar espaço de armazenamento de sua máquina. Nesse texto, você irá aprender a como fazer o backup do notebook, qual o momento ideal para realizar o procedimento e também conhecerá as diferentes maneiras de fazer isso.

QUANDO FAZER BACKUP NO NOTEBOOK

Se você ainda não tem o hábito de fazer backups com frequência, saiba que é aconselhável começar a adotar essa prática. Para notebooks de uso doméstico, é recomendado o processo de backup, no mínimo, uma vez por mês. Isso pode variar de acordo com o volume de arquivos e documentos movimentados pelo usuário. Além disso, é bom ter cuidado com soluções de armazenamento físico, como discos rígidos externos e pen drives, pois eles podem danificar ou apresentar problemas com o passar do tempo.

Leia também
Como gravar a tela do notebook
Como formatar o notebook

COMO FAZER BACKUP NO NOTEBOOK

Existem diferentes métodos para fazer backup no notebook. Inicialmente, vamos tratar de dois deles, formas que são bastante conhecidas entre os usuários de notebook e servem para realizar essa tarefa. Estamos falando do backup através de um HD externo e de um pen drive.

FAZENDO BACKUP COM HD EXTERNO

Se você está procurando fazer o backup em seu notebook a partir do auxílio de um HD externo, é recomendado que a escolha seja de um hardware de pelo menos 1TB. Isso porque um HD externo doméstico é um investimento considerável por parte do usuário, variando de acordo com o modelo e principalmente, tamanho de armazenamento que o produto oferece. HD´s com maior capacidade podem até passar dos R$1 mil.

Existem diversos tipos de disco rígido externo disponíveis no mercado. Porém, os mais vendidos possuem capacidade de 1TB, 2TB e 4TB, respectivamente.

HD de 1TB: armazenam 1 mil horas de vídeo, ou 250 filmes de duas horas, 3.2 mil fotos digitais ou 16.6 mil horas de música.
HD de 2TB: armazenam 2 mil horas de vídeo, 500 filmes de duas horas, 6.4 mil fotos ou 33. 2 mil horas de música.
HD de 4TB: armazenam 4 mil horas de vídeo, 1 mil filmes de duas horas, 900 mil fotos ou mais de 66 mil horas de música digital.

Para fazer o backup com esses dispositivos é muito simples: tudo que é preciso fazer é conectar o componente em uma porta USB e esperar o notebook reconhecer o HD. Depois, é preciso clicar com o botão direito na sua pasta de backup, ir até a opção “Enviar Para” e selecionar o dispositivo desejado.

O alerta que fica é que discos rígidos externos podem falhar, e os motivos serão variados. Pode ser pela qualidade inferior do produto, por estar com bastante tempo sendo utilizado junto ao notebook ou mesmo se for mal armazenado e sofrer quedas e choques mais fortes. Portanto, atenha-se também a essas questões na hora de considerar a aquisição de um HD externo para fazer o backup de seu notebook.

FAZENDO BACKUP COM PENDRIVE

Mesmo que outros métodos tenham tirado o protagonismo dos Pen Drives, como o armazenamento em nuvem, que veremos mais para baixo, esse itens ainda são uma ótima opção para guardar dados menores e não tão volumosos. A grande vantagem do pen drive também é, sem dúvida, sua portabilidade, permitindo que o modelo seja conectado a qualquer computador ou notebook de forma muito rápida.

Como falamos acima, os pen drives são mais indicados para armazenar arquivos não tão grandes. O componente, que é menor que o HD externo no tamanho, também é mais compacto em sua capacidade. As unidades disponíveis com mais armazenamento possuem cerca de 256GB. Que, diga-se de passagem, serão mais que suficientes para salvar milhares de documentos, fotos e vídeos.

No entanto, é necessário também se atentar ao fato de que Pen drives podem quebrar, falhar ou ficarem corrompidos, o que os torna inutilizáveis. São componentes resistentes e dificilmente apresentarão falhas internas, mas o usuário precisa ficar atento a essa possibilidade, mesma que ela seja bem pequena.

SOFTWARES PARA BACKUP

Outra opção é utilizar um programa para fazer backup, que pode oferecer alternativas mais avançadas do que a ferramenta nativa do Windows. Confira algumas alternativas gratuitas abaixo:

COBIAN BACKUP

Uma ferramenta de simples manuseio, completa e gratuita. Assim pode ser definido o Cobian, um dos melhores softwares para te auxiliar com o backup do notebook. Com ele, o usuário consegue criar cópias de segurança completas, diferenciais e incrementais. Além disso, você pode criptografar e agendar os backups para quando quiser, aumentando, assim, a segurança e a praticidade do processo.

PURESYNC

Outra boa ferramenta gratuita para fazer um backup completo em seu aparelho, o PureSync também é um software bastante simples de ser utilizado,. Além de realizar backups, é possível sincronizar pastas de forma automática, já que o PureSymc reconhece quando uma unidade externa é conectada e, assim, já oferece as opções instantâneas ao usuário.

SYNCBACK

Com opções que vão das versões gratuitas até as pagas, a ferramenta SyncBack é outro programa bastante completo para backups. Com ele, é possível fazer backups completos, parciais, com criptografia ou agendados. As opções pagas permitem ainda efetuar o processo em servidores externos, o que o torna indicado também para empresas e companhias.

BACKUP PELA NUVEM

Uma outra alternativa prática é realizar o backup do notebook através da nuvem. Podemos definir a nuvem como um modelo criado para armazenar dados fora da máquina e sem o uso de componentes externos. Ferramentas como Google Drive e Dropbox são exemplos disso, e já contam com opções para realizar backups automáticos, o que acelera bastante o procedimento.

O grande problema é que dificilmente, o backup completo será possível para usuário apenas se valendo dos planos gratuitos. Dessa forma, caso deseje utilizar a nuvem para resguardar seus arquivos, esteja preparado para desembolsar um certo valor na versão paga dessas ferramentas. Ambos programas realizam a cobrança mensal, contando com sistema de mensalidade.

Existem vários serviços de armazenamento na nuvem, mas, abaixo, vamos te ensinar rapidamente a como fazer o backup atavés do Google Drive, um dos programas mais populares, já que já vem vinculado à sua conta Google.

Passo 1: Acesse o site do Google Drive e faça login com a sua conta Google.

Passo 2: Na tela inicial, clique em “Novo” e escolha se deseja fazer o upload de um arquivo ou pasta completa.

Passo 3: Selecione a pasta e clique em “Fazer Upload”. Seus arquivos serão enviados para a nuvem do Google Drive e poderão ser acessados e baixados de qualquer lugar.

Agora que você já sabe como fazer backup completo de sua máquina, está pronto para manter seus arquivos seguros e devidamente armazenados. Para mais dicas, tutoriais e curiosidades sobre o universos dos notebooks, continue acompanhando nosso blog e se inscreva em nosso canal no YouTube. Temos diversos vídeos com dicas e tutorias, como o que aparece logo abaixo.