Atualizado em 24 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos
O processador é, sem dúvidas, a parte mais importante de qualquer notebook. Para um desempenho satisfatório do aparelho, é fundamental ter um processador rápido e eficiente. Nesse texto, iremos explicar como funcionam os processadores e ajudar a escolher o melhor para você!

Todo notebook precisa de alguns componentes básicos para funcionar. É imprescindível uma bateria de qualidade, uma boa capacidade de memória e um disco rígido (ou SSD) que possam contemplar as necessidades do usuário. Porém, nenhum desses itens tem maior importância para o pleno funcionamento do notebook do que o processador.

O processador é, basicamente, o cérebro do aparelho. Se trata de um chip que controla praticamente todas as funções de um computador portátil. É através dele que as informações geradas no interior da máquina chegam até nós da maneira que enxergamos. Uma das várias tarefas dos processadores é decodificar os sistemas binários (códigos) gerados pelos programas contidos no notebook.

Sendo assim, a velocidade com a qual seu sistema carrega páginas, executa tarefas e realiza downloads está ligada em grande parte a capacidade do processador. Em outras palavras, a eficiência e agilidade do seu computador portátil depende (e muito) dele.

Tudo o que você precisa saber sobre processador para notebook:

  1. OS PROCESSADORES MAIS VENDIDOS: Quais são?
  2. OUTROS PROCESSADORES: Conheça os lançamentos mais recentes
  3. GERAÇÕES: O que são gerações de processadores?
  4. DÉCIMA GERAÇÃO DE PROCESSADORES: Entenda suas principais características.
  5. ESCOLHENDO UM PROCESSADOR: Como escolher o processador correto para notebook.

 

OS PROCESSADORES MAIS VENDIDOS

Atualmente, a maioria dos notebooks produzidos utiliza os processadores da Intel. A Intel é uma empresa fundada em 1968, na Califórnia, com o intuito de desenvolver uma alternativa para a memória dos computadores com base na tecnologia de semicondutores. A marca se consolidou e hoje, é uma das principais companhias de tecnologia do planeta.

Podemos afirmar que uma das especialidades da Intel é o desenvolvimento de processadores. A potência, rapidez e ampla variedade dos componentes garantem a empresa ampla liderança e reconhecimento de mercado.

Principais processadores da Intel

Praticamente todos os aparelhos notebooks trabalham com o processador Intel em sua configuração. Os 3 principais e mais conhecidos processadores da marca são da linha Core, e possuem grande aceitação entre usuários do mundo inteiro. São os processadores Intel Core i3, Intel Core i5 e o Intel Core i7. Vamos aprender a diferença entre eles?

INTEL I3: São os processadores mais básicos da Intel, dentro da linha Core. Eles foram pensados para executar as tarefas mais simples do dia a dia, como enviar e responder e-mails, acessar a internet e rodar programas mais leves. São recomendados para usuários que se restringem a esse tipo de atividade e não costumam trabalhar com execução de programas mais complexos.

INTEL I5: Esse modelo de processador é destinado a pessoas que desejam mais velocidade e potência na execução de programas no notebook. Edição de fotos e vídeos podem ser feitas com o I5, assim como a execução de outros aplicativos da máquina mais pesados. Em comparação a seu antecessor, é um processador bem mais rápido e funcional. Por ser um produto intermediário entre o modelo mais básico e o mais avançado, o Core I5 é líder de vendas no mercado de processadores.

INTEL I7: Processador de alto desempenho da linha Intel Core, lançado em 2008, e aprimorado ao longo dos anos, apresentando versões mais atualizadas e modernas. É indicado para usuários que utilizam aplicativos pesados e baixam arquivos extensos diariamente. Esse processador é capaz de executar diversas tarefas ao mesmo tempo sem travar o notebook ou comprometer a sua velocidade. Podemos defini-lo como uma versão mais completa do Intel Core I5.

SAIBA MAIS
Quando trocar o processador do notebook
O que levar em consideração na hora de escolher um notebook

Outros processadores

Existem, ainda, outros processadores lançados recentemente pela Intel. Um deles é o Intel i9, da linha Extreme, que se trata de um processador exclusivo para a nova geração de aparelhos e se destaca pela potência e alto rendimento. Por apresentar tamanha qualidade, ele irá rodar apenas em notebooks caros, capazes de suportar o modelo e, ao menos por enquanto, não existe perspectiva de uma versão mais em conta desse tipo de processador. Dessa forma, ele acaba não possuindo o volume de vendas de seus processadores “irmãos”, lançados anteriormente. Na foto abaixo, em detalhe, você pode visualizar o chip Intel i9.

Foto: Christian Wiediger/Unplash

Outro modelo de grande potência desenvolvido nos últimos anos é a linha Xeon. Com tecnologia avançada e diversos núcleos em sua composição, que possibilitam uma grande velocidade, esse modelo possui como principais características a presença de inteligência artificial e análise de dados em tempo real. É indicado especialmente para o uso de empresas, que visam uma otimização em seu controle de estatísticas e agilidade em seu fluxo de trabalho.

                                 

GERAÇÕES

Assim como a divisão realizada entre processadores mais e menos avançados, existe também a separação feita através da classificação de gerações. A Intel adotou um critério que estabelece algumas gerações de processadores, na ordem cronológica em que foram lançados. Essa definição serve, principalmente, para mostrar a evolução tecnológica dos componentes ao longo dos anos.

As primeiras linhas desenvolvidas pela companhia a se destacar no mercado foram a Pentium e a Celeron. Esses modelos foram um estrondoso sucesso de vendas, em uma época onde os computadores (CPUS) ainda eram as principais máquinas utilizadas. A linha Pentium foi a mais comercializada em toda a história da computação e colocou a Intel como grande referência em processadores, servindo também de base para tudo que veio a seguir.

A partir de então, a linha Core assumiu o protagonismo e foi inserida gradualmente no mercado. Como falamos acima, essa linha ainda é bastante procurada, já que suas opções de processadores se adequam muito bem as necessidades de usuários de todos os tipos, desde gamers e programadores a pessoas que precisam apenas navegar pela internet e executar outros serviços básicos no dia a dia.

décima geração de processadores

Atualmente, depois de uma série de aprimoramentos e avanços tecnológicos, a Intel conta com uma linha conhecida como décima geração. Essa linha possui os mais modernos processadores já produzidos, com diversas singularidades que os tornam especiais. Os processadores dessa geração são mais finos e leves que os demais, e apresentam o chamado “desempenho inteligente”, onde o usuário pode desfrutar de várias funcionalidades ao mesmo tempo. Na imagem abaixo, você tem um exemplo de um processador dessa linha de última geração.

Foto: Divulgação/ Intel

Padrões avançados de conectividade (com e sem fio), transmissão de vídeos com a mais alta definição e qualidade visual em games diferenciada são apenas alguns dos atributos que os processadores da décima geração levam consigo. Como você pode imaginar, esses processadores não são compatíveis a qualquer tipo de notebook, ficando restrito a máquinas mais modernas. Por isso, esse modelo ainda não é extremamente conhecido do grande público.

ESCOLHENDO UM PROCESSADOR

A escolha por um processador deve seguir alguns critérios. É fundamental que o usuário do notebook saiba quais as tarefas que ele espera que seu aparelho seja capaz de realizar. Alguém que utilize o notebook apenas para execuções básicas, como navegar pela internet e baixar arquivos pequenos não tem necessidade de adquirir um produto mais completo e potente. Um Intel Core i3, nesse caso, já estaria de bom tamanho.

Já para pessoas que necessitam de velocidade e usam a máquina para edição de vídeos, fotos, execução de games em nível amador e outros programas mais pesados, os processadores i5 são os mais indicados. Eles são mais completos que os i3, apresentam um bom custo beneficio e são facilmente encontrados em diversas lojas especializadas nesse tipo de comércio.

Escolhendo um processador de última geração

Usuários que buscam o máximo de desempenho e velocidade podem encontrar a solução ao adquirirem o Intel I7, que é, sem dúvida, o processador mais completo da linha Core. Entre os modelos que mais se destacam comercialmente, o Core I7 é o ideal para quem trabalha com edição de vídeos em alta resolução, no desenvolvimento de gráficos em 3D e necessita de uma velocidade acima da média no download de arquivos.

Eles terão um custo maior, mas corresponderão de maneira eficaz as expectativas dos usuários. Gamers e programadores podem optar por modelos ainda mais avançados, que são ideais para executar os tipos de atividades exercidas por esses profissionais. Esse tipo específico de usuário irá naturalmente necessitar de processadores do mais alto padrão para a realização das suas atividades.

Esses modelos não estarão disponível para todos, por razões financeiras e de incompatibilidade com máquinas menos avançadas. Esses processadores são desenvolvidos especialmente para esse tipo de público, mas se você não se encontra dentro deste grupo, poderá suprir todas as suas necessidades sem qualquer prejuízo escolhendo um processador que se encaixe no seu perfil.

Critério e cuidados ao escolher um processador

É imprescindível também que os outros componentes do notebook estejam de acordo com o processador selecionado. Elementos como memória RAM e placa de vídeo necessariamente precisam ser compatíveis com o processador para que ele funcione em toda sua capacidade.

A compra de um bom processador é fundamental para que seu notebook possa apresentar um desempenho satisfatório. Lembre-se sempre que ele é o principal componente do seu aparelho e, portanto, deve ser escolhido com bastante cuidado. Existem diversas opções disponíveis e, com o devido critério e responsabilidade, seguindo as recomendações, você com certeza irá adquirir um produto de qualidade para seu computador portátil.

Nós, da BB Baterias estamos sempre disponíveis para lhe auxiliar sobre tudo que envolve os notebooks, e esperamos que você realize uma boa compra! Se você precisar também de baterias, fontes, telas, teclados ou outros equipamentos para seu aparelho, irá encontrar qualidade e preço justo em nosso site, pois somos líderes de mercado, com reconhecimento em todo o Brasil. Não deixe de nos visitar!