Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

A tecnologia muda diariamente nossa forma de ver o mundo e as fotografias provam isso. Ao registrar um momento importante, as funções da câmera fotográfica permitem uma incrível variedade de fotos.

As câmeras digitais possibilitam tirar centenas de fotos e gravar vídeos, com a vantagem de poder conferir o resultado instantaneamente. Mas essa facilidade não garante a qualidade das imagens: é preciso conhecer todas as funções da câmera fotográfica para tirar o melhor proveito dela.

Se você ainda não sabe quais recursos podem otimizar seu trabalho, continue a leitura! Neste post vamos dar dicas e ensinar como utilizar as funções da sua máquina fotográfica para conseguir registros fantásticos!

Como funciona uma câmera digital?

Por meio da luz uma imagem pode ser registrada. Para que ela seja formada, a lente da câmera permite a entrada das variações de luz do ambiente e um sensor eletrônico as converte em dados, gravados em um dispositivo removível, como os cartões de memória. 

Parece complicado, mas com apenas alguns ajustes é possível controlar aspectos desse processo e garantir fotos melhores. Mostraremos essas funções a seguir.

Quais as funções da câmera fotográfica?

Modo manual e automático

No modo automático, a própria câmera define:

  • o tempo e a abertura ideal do diafragma (que permite a entrada da luz e a captura das imagens);
  • a alteração do ISO (sensibilidade do sensor à luz);
  • a escolha do plano (o quadro mais à frente ou atrás dos elementos principais);
  • elementos que ficam mais visíveis ou embaçados.

Já no modo manual podemos configurar todos esses elementos. A maioria das câmeras digitais e DSLR (Digital Single-Lens Reflex ou câmera digital de reflexo por uma lente) semiprofissionais possibilitam vários modos de pré-configuração, nos quais é possível acionar a configuração manual de apenas um dos itens mencionados.

Abertura do diafragma

Dentro da lente há uma série de lâminas sobrepostas que formam o orifício que permite a entrada da luz. Essa abertura pode variar de tamanho permitindo uma entrada maior ou menor de luz no sensor da câmera.

A abertura do diafragma é indicada pelo valor “F”, que geralmente varia de F1.4 (abertura maior) a F11 (abertura menor). Se o ambiente que se deseja fotografar é muito claro, precisamos de uma abertura menor. Já para ambientes escuros, quanto maior a abertura, mais luz entrará e a foto terá melhor qualidade.

O modo de pré-configuração que permite essa mudança é o “AV” ou “A”. Para não errar, segue um esquema:

  • pessoas e objetos próximos, com boa iluminação, a abertura deve compreender entre F1.4 e 5.6;
  • paisagens, valores acima de F11;
  • outras fotos, a abertura do diafragma pode variar de F5.6 a F11.

Velocidade do obturador

O obturador é o mecanismo responsável pelo movimento de abre/fecha do diafragma. Para configurar apenas o obturador no modo de pré-configuração utilize o modo “S” ou “TV”. Quanto menor for a velocidade dessa abertura, mais tempo a imagem ficará exposta para ser registrada.

Em ambientes escuros, você deve configurar o obturador para captar a imagem pelo maior tempo possível, porém os movimentos podem ficar embaçados. A velocidade baixa de 1/15s (segundos), por exemplo, é indicada para fotos de paisagens, objetos parados, quadros com pouca luz ou quando se deseja registrar movimentos como um borrão.

Já uma velocidade alta de obturador, como 1/500s, permite captar movimentos com maior precisão e nitidez, podendo ser utilizada para registrar um competidor em uma maratona ou detalhes de uma cachoeira, por exemplo.

Valor do ISO

Quanto maior o valor do ISO, maior a sensibilidade do sensor da câmera à luz. Se aumentamos esse valor, temos fotos mais brilhantes, mais claras. Porém, essa sensibilidade prejudica a qualidade da imagem, que começa a ficar granulada (como se estivesse com baixa resolução). Segue a regra para fotografias:

  • durante o dia ou em locais abertos, utilize o ISO 100;
  • dias nublados, ISO 200;
  • em ambientes fechados, porém iluminados, valores entre 400 e 800;
  • locais escuros ou à noite, acima de 800.

Agora que você aprendeu mais sobre as funções da sua câmera é preciso testar as funções colocando sua criatividade em prática. Verifique se a câmera está devidamente carregada e faça backup do resultado no computador! Outra dica é levar sempre consigo uma bateria reserva, para não correr o risco de perder algum clique por falta de energia!

Quer sair melhor nas fotos com os amigos? Compartilhe este post para que eles também descubram como utilizar as funções da câmera fotográfica!