Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Chase Jarvis, fotógrafo norte-americano premiado, costuma dizer que a melhor câmera é aquela que está com você. Contudo, é inegável que o equipamento interfere na captação de momentos que merecem ser imortalizados. Porém, não há uma fórmula pronta sobre como escolher uma máquina fotográfica.

Pensando nisso, neste post, listaremos quatro situações para você identificar qual melhor se encaixa aos momentos que você deseja registrar. Saiba que para cada um deles existe um tipo de câmera ideal. Continue a leitura e descubra qual é o seu!

Entenda como escolher uma máquina fotográfica

Existem inúmeras categorias de câmeras fotográficas, com marcas, funcionalidades e perfis de usos diferentes. Não é possível dizer que há um modelo melhor, nem que o mais caro é o ideal. Na verdade, a utilização da câmera é que ditará aquela que deve ser escolhida.

Por isso, indicaremos modelos de acordo com as características de situações para registrar. A partir disso, ficará muito fácil saber como escolher uma máquina fotográfica ideal para você. Veja!

Ensaios e desfiles internos

Se você procura uma câmera fotográfica para registrar eventos internos com luminosidade mais limitada, movimentos mais espontâneos e inesperados, como desfiles ou ensaios, mas não quer gastar muito, então, uma Digital Single Lens Reflex — DSLR intermediária deve ser considerada.

Essas máquinas são pesadas e volumosas e têm um sistema de autofoco bem sofisticado, o que ajuda a capturar pessoas e objetos em movimento. Além disso, contam com uma boa autonomia da bateria e com agilidade entre os cliques para capturar novas imagens.

como-escolher-uma-maquina-fotografica

Autonomia de bateria. Câmera: Nikon D7100

Você poderá optar por câmeras, como 7D Mark IISony α77Canon 70DCanon 80DNikon D7000Nikon D7100Nikon D7200Nikon D7300 e Nikon D500. O preço varia entre 3 e 10 mil reais.

Eventos externos ou internos

As DSLRs avançadas ou profissionais também são conhecidas como Full Frame. Isso quer dizer que elas captam melhor a luminosidade e aumentam a definição das imagens mesmo em ambientes de pouca luz.

Quase sempre, esse modelo tem maior variedade de lentes e acessórios para aprimorar as fotos, bem como baterias mais duráveis. No entanto, o preço costuma ser alto, podendo chegar a mais de 50 mil reais por uma câmera.

como-escolher-uma-maquina-fotografica

Definição de imagens. Câmera: Canon 6D (Foto: Divulgação Canon)

Os modelos mais indicados são: Sony α99Nikon D610Nikon D750Nikon D810Canon 6D e Canon 5D.

Paisagismo e arte

Uma câmera DSLR ou Mirrorless de entrada é ideal para fotografar, com precisão, paisagens imóveis. As diferenças entre elas são: o preço (mais caro das Mirrorless), peso, tamanho e a presença de um espelho e prisma para aprimorar a capturar imagens via dispositivo ótico no caso das DSLRs.

As semelhanças são que ambas têm sensores de captação mais avançados do que as máquinas compactas, além de muitas opções de lentes para serem acopladas no equipamento mais básico.

O tempo de disparo entre uma e outra foto pode ser visto como uma desvantagem para fotografar eventos em movimento, mas a qualidade das fotos, facilidade de focar e preço as tornam atrativas para registrar paisagens e obras de arte, por exemplo.

como-escolher-uma-maquina-fotografica

Facilidade de foco. Câmera: Canon T5

Entre as DSLRs de entrada, você tem as seguintes opções: Sony α58Canon T5Canon T5iCanon T6iNikon D3200Nikon D3300Nikon D3400, Nikon D5200 e Nikon D5300.

Já entre as Mirrorless estão: Sony A6000Sony A6300 e Fujifilm X-T20. O preço varia entre 1.300 a 8 mil reais.

Diversão

As câmeras compactas são o modelo mais comum e barato. São adequadas para capturar fotos sem a pretensão de profissionalismo. Foi essa categoria que substituiu as máquinas com filme.

Outro modelo para iniciantes são as Bridges, caracterizadas como compactas, mas que têm algumas funcionalidades profissionais. É possível alterar, por exemplo, os valores do ISO, da abertura do diafragma e a velocidade do obturador. Diferenciam-se das compactas ao oferecer zoom de até 50 vezes.

Compacta. Câmera: Canon Powershot ELPH 115 (Foto: Divulgação Canon)

Neste post você viu como escolher uma máquina fotográfica considerando diversos aspectos, como valor, funcionalidade ou o objetivo de sua utilização. Usando bons critérios, seu foco não será distraído por preço ou informações técnicas desencontradas.

Para todas as situações citadas acima, é recomendado ter sempre consigo uma bateria reserva. Assim, você não irá corre riscos de ficar sem energia no momento que poderia dar origem a foto ideal. 

Gostou do post? Então, continue sua visita em nosso blog! Entenda mais sobre os tipos de câmera fotográfica e conheça outras formas simples de selecionar o melhor equipamento para o seu perfil!