Atualizado em 11 de maio de 2018.
Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia, é comum comprar computadores com discos rígidos com grande capacidade de armazenamento, contudo suas informações não estão totalmente protegidas. É necessário que todo usuário entenda a importância de fazer backup regularmente e, dessa maneira, assegurar que seus dados ficarão protegidos, caso algum acidente aconteça.

Este texto vai lhe ensinar o que é um backup e também orientá-lo sobre como adotar boas práticas, a fim de garantir que seus dados mais importantes ficarão protegidos, caso o pior aconteça. Os benefícios são inúmeros e vamos apresentar alguns a seguir.

Descubra o que é um backup

O backup é um procedimento que tem como principal finalidade realizar a cópia de todos os arquivos importantes em um computador ou qualquer outro dispositivo de armazenamento. Ele pode ser realizado de maneira manual ou automática.

O método mais comum é o manual, em que o usuário transfere a cópia de seus dados para um HD externo, pendrive ou até um DVD. Tudo depende dos recursos disponíveis e qualquer um é válido. O importante é sempre fazer o backup.

Nuvens de armazenamento também estão em alta entre muitos usuários, pois o processo é automatizado e possibilita recuperar até arquivos deletados. Seu único problema é que suas versões gratuitas não oferecem tanto espaço quanto um HD externo, por exemplo.

Poupe espaço em seu computador

A tecnologia evoluiu bem rápido nos últimos anos. A capacidade de armazenamento aumentou, em contrapartida, as velocidades de conexão também, facilitando o download de músicas e vídeos. Boas câmeras digitais geram arquivos cada vez maiores e, diante disso, encher um disco rígido de 1 Terabyte não é uma tarefa tão difícil assim.

A prática regular de backups pode ajudar a poupar espaço, deixando disponível apenas o que realmente é necessário. Filmes, fotos e músicas, muitas vezes podem ficar guardados em um pendrive, DVD ou HD externo, possibilitando uma melhor organização, aumento de sua capacidade de armazenamento e maior desempenho em seu computador.

Nunca mais perca nenhum arquivo

Todo dispositivo eletrônico pode, em algum momento, ser vítima de uma pane, como derrubar água no notebook ou até descarga elétrica. Da mesma maneira, seu sistema operacional pode ser corrompido, atacado por um vírus ou seus dados — seu TCC, por exemplo — podem ser excluídos por um mero descuido.

Com seus dados armazenados em um dispositivo externo, você garantirá que, mesmo em caso de uma pane, ainda terá acesso a todas as informações. Isso vale para usuários domésticos e, principalmente, corporativos.

Tenha seus arquivos sempre disponíveis

Ações simples, como assistir um filme via USB em sua televisão ou ouvir músicas no rádio do carro, são comuns no cotidiano da maioria das pessoas. Isso é possível quando realizamos backups. Certamente, você já faz esse procedimento e talvez nunca parou para pensar do que se tratava.

Ter seus arquivos sempre disponíveis, mesmo quando não está perto do computador, é extremamente prático e pode ajudar em sua vida pessoal, acadêmica ou profissional. Pense nisso!

Previna-se do Ransomware

Ransomware é um dos ataques digitais mais temidos por empresas e usuários domésticos. Trata-se de um vírus que usa um processo de criptografia para, literalmente, sequestrar todos os dados em um computador, que só são liberados mediante o pagamento de um resgate.

Em algum momento, qualquer pessoa pode sofrer um ataque do tipo e, novamente, possuir um backup é a única opção para sair ileso dessa situação.

Agora você consegue entender qual é a importância de fazer backup regularmente em seu computador? Temos certeza de que a resposta é positiva. Portanto, é hora de definir uma frequência para realização desse procedimento — de acordo com suas necessidades — e, efetivamente, realizar essa ação simples, porém necessária para sua segurança.

Se está com dúvidas sobre qual dispositivo de armazenamento é o mais adequado para atender suas necessidades, não se preocupe! Confira nosso guia que explica as diferenças entre o HD externo e o pendrive!

[uam_ad id=”966″]