É incrível como os celulares são itens indispensáveis hoje em nossas vidas. Pode-se realizar uma série de atividades com esses aparelhos, como navegar na internet, postar fotos nas redes sociais, realizar reuniões de trabalho, chamadas de vídeo, entre outras funcionalidades. Por isso, quando o touchscreen do celular não funciona você pode ficar desesperado.

Bom, se você está lendo este post, nós podemos imaginar que é isso o que aconteceu com você. Não se preocupe, reunimos algumas dicas para tentar recuperar a sensibilidade da tela do seu smartphone. Continue conosco e confira!

O que fazer

Esse é um problema comum entre a maioria dos usuários e pode estar ligado a uma má conservação do produto. Como a maioria de nós carrega o celular consigo para todo lado, acabamos por correr esse tipo de risco.

Nem sempre existe a necessidade de levar o celular diretamente para a assistência, você mesmo pode realizar alguns procedimentos em casa para tentar driblar esse problema. Assim, seguem algumas orientações que podem ajudar você:

Reinicie o aparelho

Esse pode ser um clichê, mas muitas vezes a memória do sistema do celular pode estar sobrecarregada devido a muitas fotos e arquivos, e é necessário que o sistema seja reiniciado para aliviar a carga sobre a memória.

Caso essa dica funcione, o seu problema pode ser mesmo o excesso de arquivos. Faça uma limpeza deletando os arquivos desnecessários. Depois, envie para a nuvem ou para um cartão de memória as fotos e vídeos importantes para você.

Use arroz

Outro problema comum que afeta a tela touchscreen do celular é um mergulho inesperado em algum tipo de líquido. Isso acontece muito no verão, quando as pessoas estão propensas a ficar perto de piscinas.

A umidade é um inimigo mortal de seu smartphone e caso ele acabe se “refrescando”, seja na piscina ou em qualquer outro lugar, não se desespere, pode ser que ainda exista solução.

Mergulhe o seu smartphone em um pote com arroz cru durante algumas horas. O arroz tem a capacidade de absorver toda a umidade de dentro do aparelho e em alguns casos salvar o celular.

Limpe a tela

Em algumas situações, o problema pode não ser tão grave, apenas ocasionado por excesso de sujeira por cima da tela do smartphone, uma vez que o celular acaba participando de nossas atividades diárias.

Isso pode ocasionar o acúmulo de resíduos sobre a tela que dificultam o reconhecimento de toques por parte do touchscreen do celular. Para sanar esse problema basta realizar a limpeza da tela do aparelho com líquidos especiais que podem ser encontrados em lojas de assistência ou, na maioria das vezes, apenas por uma flanela seca.

Outra opção

É claro que o seu problema pode não ser tão simples como os três casos apresentados aqui, o que pode levar você a ter que realizar a troca da tela de seu aparelho em uma assistência autorizada.

Esse procedimento não é difícil de ser realizado e a maioria das lojas de celular têm técnicos com habilidades para realizar esse trabalho. A troca da tela pode ser uma opção melhor do que realizar a troca do aparelho. Assim, evita-se a necessidade de realizar um backup para salvar todos os dados da memória do dispositivo.

Estamos dependentes dos smartphones e quando o touchscreen do celular não funciona, qualquer um pode entrar em desespero. Não se preocupe, como você pode ver neste post, esse não é um problema tão complexo de resolver.

Gostou deste artigo? Quer saber mais? Assine a nossa newsletter e não perca um post!