Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

Não há nada mais entristecedor do que estar em uma viagem ou evento importante e querer registrar o momento, mas a bateria da sua câmera acabar ou, ao olhar o visor, ver que ela está em 10%, mesmo tendo passado o dia inteiro no carregador, não é? Nesses casos, já sabemos, todo o plano de registrar os momentos vão por água abaixo.

Você é um fotógrafo, profissional ou amador, e quer saber a melhor maneira de cuidar da bateria da câmera fotográfica para não ocorrer surpresas ruins na hora de utilizá-la? Pois neste post daremos algumas dicas de conservação e cuidados para melhorar a durabilidade do seu equipamento! Confira:

Não utilize carregadores “baratinhos”

O carregador da sua câmera quebrou por alguma razão e você resolveu comprar um mais baratinho, no camelô mesmo, porque estavam muito caros os carregadores originais? Isso, definitivamente, não é bom para o seu aparelho.

Os carregadores confiáveis contam com um sistema que regula o fluxo necessário para a sua bateria da câmera fotográfica. Já os outros apenas repassam a carga de um padrão fixo — e isso pode acontecer de maneira rápida, levando ao aquecimento da bateria e, posteriormente, danificando ela.

Evite exposição a altas temperaturas

Pela mesma questão de aquecer com o carregador e acabar com a bateria, não é bom que se exponha a câmera fotográfica a altas temperaturas, como deixar dentro do automóvel fechado ou guardada sob o sol.

E o mesmo é válido para mudanças bruscas de temperaturas. Caso você saia de um ambiente frio para um muito quente, por exemplo, deve prestar atenção no seu equipamento, pois ele pode parar de funcionar ou apresentar uma brusca diferença de capacidade.

Não guarde a câmera com a bateria

Ao terminar de utilizar o seu equipamento, retire todos os itens, como bateria e cartão de memória, antes de guardá-la. Deixar a bateria dentro da câmera pode drenar a carga aos poucos até a próxima utilização, mesmo que ela esteja desligada.

Essa descarga contínua e profunda reduz a vida útil da bateria e pode impedir que ela seja recarregada.

Além disso, guarde a câmera em local apropriado, que não seja úmido e empoeirado, e coloque suas partes em bolsas apropriadas, como películas e proteções para as lentes, por exemplo.

Realize limpeza no equipamento

A limpeza do equipamento também é muito importante e, para o melhor desempenho da bateria da câmera fotográfica, é essencial manter os contatos limpos, principalmente após utilizá-la em ambientes úmidos e com maresia, como praias, cachoeiras e dias chuvosos.

A sujeira nos contatos impede a conexão ideal para a passagem devida de corrente. Então, limpe-os sempre, bem como o interior da câmera — e com materiais ideias para isso. Um bom kit de limpeza consiste em uma flanelinha de microfibra, líquido não-corrosivo e um soprador de ar para remoção das impurezas e resíduos.

Enfim, essas foram nossas dicas para os amantes de fotografia sobre alguns cuidados que se deve ter com o equipamento, principalmente a bateria da câmera fotográfica!

Prestar atenção no clima e no ambiente onde vai fotografar e realizar esses cuidados na limpeza e na hora de guardar o equipamento garantem maior vida útil para ele. E agora, se você gostou dessas dicas e quer saber mais, assine a nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades!

[uam_ad id=”961″]