Atualizado em 23 de agosto de 2022.
Tempo de leitura: 8 minutos

Formatar o notebook é um processo natural e que pode ser necessário em várias ocasiões. Seja por uma necessária atualização em maior escala de softwares, sistemas operacionais e drivers ou até mesmo quando a formatação é a única forma de manter o seu notebook em condições de funcionamento, após a tentativa sem sucesso de outras medidas.

Mas, afinal, você sabe o como formatar o notebook? Quando formatar, e o que essa decisão acarreta para seu computador portátil? Nesse texto, preparemos um guia completo com tudo que você precisa saber a respeito desse processo.

O QUE É FORMATAR UM NOTEBOOK?

Inicialmente, é importante que o usuário esteja familiarizado com o conceito de formatação de um notebook. Podemos afirmar incialmente que formatar um notebook é excluir todos os dados presentes nele. No ato da formatação, imagens, arquivos, programas e tudo contido no aparelho são apagados, e não podem mais ser recuperados. É fundamental que o usuário saiba incialmente disso para constatar se a formatação é a melhor forma de resolver a questão envolvendo o notebook.

Usuários que desejam vender seu notebook antigo também costumam fazer uso da formatação, já que essa medida garante um equipamento “zerado” ao novo dono.

COMO SABER QUANDO FORMATAR O NOTEBOOK

Agora, talvez a pergunta mais importante: afinal, como vou saber que chegou o momento de formatar o meu notebook? Existem algumas situações que podem obrigar o usuário a formatar o aparelho. As principais são:

  • Seu computador portátil é infectado por vírus;
  • Você deseja se desfazer do aparelho, doando ou vendendo;
  • O sistema operacional não responder mais ou não puder mais ser atualizado;
  • Alguma peça de hardware for trocada

Nesses casos, a formatação pode atender as expectativas do usuário. No entanto, é sempre necessário deixar claro que esse sempre é o último recurso para tentar fazer com que o notebook melhore seu rendimento.

RESTAURAR E FORMATAR TEM DIFERENÇA?

Essa é uma dúvida bastante presente entre os usuários de notebook. A resposta é sim, formatar o notebook e restaurar o aparelho são processos diferentes. A restauração é menos radical. Nela, o que é acontece é o reestabelecimento das configurações de fábrica do aparelho, não acarretando na exclusão total e perda dos dados armazenados na máquina. Além disso de ser menos agressiva, a restauração é indicada para máquinas com até 2 anos de uso e ajudam o usuário que visa evitar a formatação como primeira medida.

Já a partir de um período de 3 anos de seu notebook, o mais indicado realmente será a formatação. À esse ponto, o computador portátil já deverá ter passado por uma série de atualizações no sistema operacional, o que pode prejudicar consideravelmente o desempenho do equipamento.

CUIDADOS NA HORA DA FORMATAÇÃO

Alguns cuidados básicos precisam ser tomados antes de formatar o notebook. Certifique se de apagar todos os programas do aparelho antes de iniciar efetivamente o procedimentoE lembre-se que, em caso de exclusão dessa pasta, será necessário uma nova instalação posterior, quando o notebook estiver formatado. Como exemplos marcantes temos os aplicativos do Pacote Office, navegadores, drivers para impressora ou scanner. Não se esqueça dos sistemas pagos como o Microsoft Windows, por exemplo. Esses programas precisam da reinserção da licença para serem ativados.

Além disso, é muito importante fazer uso de um backup para armazenar dados importantes e essenciais. Você pode utilizar pen drives ou se utilizar de recursos como os drives disponíveis, que armazenam informações em “nuvem”. Assim, você assegura que informações importantes não se percam na hora de formatar o notebook.

Leia também
Como conectar o notebook na TV
Notebook não conecta a internet: o que fazer?

É POSSÍVEL RECUPERAR OS DADOS DO NOTEBOOK APÓS A FORMATAÇÃO?

O grande temor de muitos usuários na hora da formatação é referente a perda de dados do notebook. Em muitos casos, os arquivos e programas acabam se perdendo de forma definitiva. No entanto, se você formatou seu notebook por acidente ou perdeu dados relevantes saiba que muitas vezes é possível recuperá-los. O processo de formatação apaga os arquivos em seus formatos originais, mas também cria cópias de pastas e documentos que ficam armazenados em outros locais.

Os novos arquivos, que são invisíveis, não ficam para sempre no HD ou SSD, mas estarão lá até que outros dados recentes sejam inseridos na máquina e, assim, assumindo o lugar deles. Dessa forma, é correto afirmar que as chances de recuperar os dados são consideravelmente maiores entre os usuários que fizeram a formatação recentemente. Quem deseja apagar de forma permanente os arquivos pode usar programas como o Cipher, disponível no próprio sistema Windows.

COMO EVITAR QUE O NOTEBOOK SEJA FORMATADO

A essa altura, você já percebeu que é bastante comum o processo de formatação de um notebook. Isso se dá por vários motivos: o usuário, mesmo com antivírus, está exposto ao risco de ter o aparelho contaminado por malwares e também pode sofrer com a a ação do tempo, que torna programas e sistemas operacionais inoperantes ou defasados. Isso geralmente ocorre quando os sistemas são atualizados pelos seus fabricantes – na maioria dos casos, em que uma nova atualização sobrepõe uma antiga – os programas acabam deixando “rastros”, que tornam os computadores mais lentos.

Para evitar que seu notebook seja formatado, a dica é restaurar o computador periodicamente. Em alguns casos, a restauração não evitará a formatação, mas pode adiar consideravelmente o processo, facilitando a vida do usuário.

COMO FORMATAR O NOTEBOOK

Bom, vamos responder agora o principal questionamento de muitos e a pergunta central desse texto: afinal, como formatar o notebook? Elaboramos um passo-a-passo para facilitar o seu entendimento. Vamos mostrar como o processo é feito nos dois sistemas operacionais mais usados, Windows e Mac. Acompanhe abaixo

FORMATANDO O NOTEBOOK NO WINDOWS

  1. Conecte o notebook a uma fonte de energia. Como a formatação pode levar bastante tempo, é importante garantir que a bateria não termina no andamento do processo.
  2. Abra as configurações do Windows. Para fazê-lo, clique no menu “Iniciar” e selecione Configurações (ícone de engrenagem). Como alternativa, pressione as teclas Win+i.
  3. Clique em Atualização e segurança. Essa opção tem o ícone de duas setas curvadas e pode ser encontrada na fileira inferior.
  4. Clique na aba Recuperação no painel do lado esquerdo. Em seguida, as opções de recuperação serão expandidas no painel do lado direito.
  5. Clique no botão Começar agora abaixo de “Restaurar o PC” no topo do painel do lado direito.
  6. Clique em Remover tudo. Essa é a segunda opção disponível. Essa opção vai limpar todos os dados salvos no seu disco rígido.
  7. Clique em Alterar configurações. Esse é o local onde você informa o Windows “limpar os dados”, o mesmo que “formatar”.
  8. Deslize a chave “Limpar dados” para a posição “Ligado” I, contanto que essa opção esteja habilitada, o drive será formatado.
  9. Clique no botão Confirmar no final da janela.
  10. Siga as instruções na tela para formatar o PC. Os passos restantes solicitam a confirmação da formatação, algo que você deve fazer apenas se tiver feito um backup anteriormente ou não se importar em perder os arquivos salvos. Ao final do procedimento, o PC será reiniciado e o Windows será carregado como se fosse novo.

FORMATANDO O NOTEBOOK NO MAC

  1. A primeira recomendação é semelhante ao processo no Windows: mantenha o notebook com bastante carga na bateria.
  2. Em seguida, desautorize o Mac no iTunes (apenas no Mac Os Mojave e edições anteriores). Se estiver usando o Mac Os Catalina, pule essa etapa. Já se você estiver usando o Mac Os Mojave (10.14.6) ou edição anterior, veja o que precisa ser feito antes de continuar o processo.
    Abra o iTunes.
    Clique no menu Conta e selecione Autorizações.
    Clique em Desautorizar este computador e confirme seu ID Apple e senha.
  3. Agora, saia do seu ID Apple. Independentemente da versão do seu Mac Os, é preciso encerrar o acesso ao iCloud antes de iniciar a formatação do Mac:
    Clique no menu “Apple” e selecione Preferências do Sistema.
    Clique em Apple ID (Catalina ou posterior) ou iCloud (Mojave ou anterior).
    Se estiver usando o Mojave ou versão posterior, clique em Visão geral na barra lateral.
    Clique em Sair.
  4. Na sequência, saia do iMessage. Veja a seguir como é possível fazer isso:
    Abra o aplicativo Mensagens.
    Clique no menu Mensagens e selecione Preferências.
    Clique em iMessage e selecione Sair.
  5. Determine o tipo do processador do Mac. Ter o conhecimento disso é decisivo para formatar a máquina. São dois tipos de processadores, podendo ser “Apple silicon” ou “Intel”. Veja como verificar o seu:
    Clique no menu “Apple” e selecione Sobre este Mac.
    Procure a linha que comece com “Chip” e termine com o nome de um chip, como Apple M1. Caso a encontre, então você tem um processador Apple silicon.
    Caso não veja a linha “Chip”, mas veja a opção “Processor” (ou “Processador) que inclua o nome “Intel”, então você tem um processador da Intel.
  6. Agora, desligue o Mac. Como será preciso entrar no modo de recuperação, o aparelho precisará ser desligado.
  7. Inicie no modo de recuperação. Para isso, siga os passos abaixo, respeitando as características de cada processador:
    Apple silicone: pressione e segure o botão “Ligar/Desligar” até ver o ícone de um disco rígido com uma engrenagem. Clique na engrenagem, selecione Continuar e faça login com seu ID Apple se necessário.
    Intel: pressione o botão “Ligar/Desligar” uma vez e depois pressione e segure as teclas ⌘ Command+R até ver o logo da Apple aparecer. Caso solicitado a fazer login, siga as instruções na tela.
  8. Agora “Utilitário de disco” e Continuar. Esta é a ferramenta que será utilizada para formatar o Mac.
  9. Selecione o drive Macintosh HD abaixo de “Interno” no painel localizado no lado esquerdo.
    Caso tenha alterado o nome desse drive, ele terá o nome que você atribuiu. Fique atento a essa questão, que pode confundir alguns usuários. Caso tenha um processador Apple silicon e tenha usado o “Utilitário de disco” para adicionar volumes ao drive, você deve selecionar esses volumes abaixo de “Interno” (além de “Macintosh HD”). Você deverá apagar cada um desses volumes antes de continuar; selecione o volume e clique sinal de subtração (-).
    Pule o passo de apagar os demais volumes caso você tenha um processador da Intel; este passo será realizado posteriormente.
  10. Clique no botão Apagar, no topo da janela.
  11. Agora, selecione uma opção de formatação. O tipo do sistema recomendado deverá ser selecionado automaticamente no menu “Formato”, e geralmente é a opção “APFS”. Caso tenha algum motivo para usar um tipo do sistema diferente, faça essa escolha no menu.
    12. Clique em Apagar o volume de grupo. Essa ação vai iniciar a formatação do Mac. Caso tenha um processador Apple silicone, clique em Apagar Mac e reiniciar para continuar. No caso de ter um processador Intel, você terá a opção de apagar outros volumes depois de apagar o Macintosh HD. Se houver qualquer outro volume, selecione-o e clique no sinal de subtração (-).
  12. 13. Por fim, reinstale seu sistema operacional Mac Os. Após formatar o Mac, o disco rígido estará completamente vazio. Para instalar o Mac Os novamente, siga os passos abaixo:
    Apple silicone: quando o Mac reiniciar, escolha suas preferências e siga as instruções na tela para se conectar a uma rede Wi-Fi para ativar o sistema operacional. Em seguida, clique em Sair para Utilitários de recuperação, selecione Reinstalar Mac Os e clique em Continuar para iniciar a instalação.
    Intel: feche o “Utilitário de disco” e clique em Reinstalar Mac Os no menu. Clique em Continuar e siga as instruções na tela para iniciar a instalação.

Agora que você já sabe tudo a respeito da formatação de um notebook, reflita se essa é a melhor decisão para seu aparelho e os problemas que ele vem apresentando, Para mais dicas, tutoriais e curiosidades sobre o universos dos notebooks, continue acompanhando nosso blog e se inscreva em nosso canal no YouTube.