Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

É incrível como a tecnologia está em constante avanço. Hoje em dia, se você quiser ter uma boa câmera para gravar vídeos existem diversas opções que variam de acordo com as condições dos vídeos que se pretende gravar. Como assim?

Deve-se levar em consideração qual será a finalidade dessa câmera. Algumas são específicas para filmar em interiores, outras ao ar livre; algumas gravam bem movimentos rápidos, outras possuem melhor captação de áudio, e por aí vai. 

Acompanhe essa leitura e entenda um pouco mais sobre os principais equipamentos que trarão profissionalismo às suas filmagens — sejam elas por hobby ou por negócios. Venha conosco!

Smartphone

Atualmente a maioria dos smartphones modernos filmam em qualidade HD (alta definição). Alia-se a essa alta qualidade a conveniência do telefone celular: quase sempre o carregamos no bolso ou na bolsa, o que é ótimo para filmagem de eventos espontâneos. Basta sacar o telefone e começar a gravar.

Além disso, pode-se baixar aplicativos para edição de vídeo e tratamento de imagem. E ao invés de investir em uma câmera profissional ou semi, pode-se investir em pontos como microfone e iluminação.

Dica: a câmera frontal normalmente possui menor qualidade de imagem, portanto, sempre que possível utilize a câmera de trás do celular.

Câmeras compactas

Esse tipo de câmera foi muito popular no início dos anos 2000, quando substituiu as antigas câmeras analógicas (de filme). A maioria delas possui a função de filmagem e podemos citar como vantagens seu custo relativamente baixo (entre R$300 e R$800 em média) e o fato de serem simples de operar e de transportar.

O controle automático das configurações de imagem são ótimos auxiliares, mas podem render conteúdos menos profissionais, justamente por não permitir o acesso a essas configurações. Dessa forma, é possível gravar vídeos de ótima qualidade com essas câmeras, porém elas são mais recomendadas para filmagens de conteúdos informais.

Action cam

Esse tipo de câmera se destaca por seu corpo resistente e leve, sendo assim uma ótima opção para filmagem de esportes radicais e aventuras no geral. Muitas delas são à prova d’água e gravam filmes com excelente qualidade, além de serem facilmente acopladas em capacetes, pranchas, drones… Para que se possa registrar ainda mais suas aventuras, confira algumas dicas de como poupar a bateria de sua câmera.

Filmadoras

As principais características dessas câmeras para gravar vídeos são sua capacidade de filmar por várias horas, sua ótima captação de áudio e, normalmente, possuem lentes integradas com um zoom consideravelmente potente. São uma boa pedida para transmissões ao vivo, pois é possível exibir a filmagem com a tela limpa (sem as informações do equipamento)

Geralmente são equipamentos bem robustos, e é interessante que se tenha algum conhecimento sobre, para que a operação seja realizada de maneira mais proveitosa.

Câmeras DSLR (mirrorless)

Essa categoria de câmera é recomendada para quem pretende fazer um investimento um pouco mais elevado e adquirir um produto capaz de gerar conteúdo com aspecto profissional. É um equipamento mais robusto que as câmeras compactas e possui grande diversidade de funções.

As câmeras DSLR apresentam alta qualidade de imagem, controle e estabilidade, além de possuírem o modo manual de operação — mas não se preocupe, suas funções automáticas também apresentam resultados muito satisfatórios. Para melhores efeitos, vale a pena tirar uns dias para estudar sobre seus mecanismos.

Condições ambientais

É claro que o equipamento possui grande influência no resultado final, porém é válido ressaltar que as condições de iluminação, enquadramento e áudio são fortes aliados (ou inimigos) durante uma filmagem. Dispositivos externos como microfones e luzes artificiais podem ajudar a produzir um ótimo material, mesmo que se utilize uma câmera de qualidade mediana.

Com um pouco de criatividade e uma câmera na mão é possível produzir materiais interessantíssimos, seja nos momentos de lazer ou para o trabalho.

Agora que você já sabe mais sobre os tipos de câmera para gravar vídeos, que tal conhecer também algumas maneiras de cuidar da bateria da câmera fotográfica e prolongar sua vida útil?

[uam_ad id=”965″]