Atualizado em 20 de junho de 2018.
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das maiores dúvidas que fotógrafos têm em relação às câmeras fotográficas é sobre a limpeza das lentes. São diversos os métodos que encontramos por aí para limpá-las, mas será que todos são, realmente, eficazes?

A lente da câmera é uma das partes mais sensíveis e, por isso, é importante ter bastante cuidado com ela, especialmente, na hora da higienização: é que tanto a limpeza em excesso quanto a falta de limpeza podem danificá-la.

Trataremos aqui sobre as melhores técnicas para limpar a lente da câmera. Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue conosco para saber mais. Boa leitura!

Limpeza inicial

Você saiu para fotografar, voltou para seu estúdio ou para sua casa e notou que há bastante sujeira na lente da sua câmera fotográfica. O primeiro impulso é, imediatamente, limpá-la, não é mesmo? Mas aí vai uma dica: antes de começar a passar panos com soluções líquidas de limpeza, tire o grosso.

É importante remover a sujeira grossa, primeiro, com um pincel para evitar que os grãos de poeira risquem a lente. E é bom que esse pincel tenha as cerdas bem macias, como alguns pincéis utilizados por maquiadores. Opte sempre pelos modelos mais macios, já que os pincéis com cerdas mais duras podem, igualmente, arranhar sua lente, assim como a sujeira. E não é isso que estamos buscando aqui, não é mesmo?

Pode-se optar também por sopradores ou spray de ar comprimido, com a mesma intenção do pincel: retirar a sujeira grossa para que não arranhe a lente.

Lembrando: evite limpar a lente da câmera excessivamente. Elas são frágeis e utilizar muita solução para limpeza danifica seu equipamento.

Soluções para limpeza

Essa é uma das questões que mais promove debate entre os fotógrafos. São diversas soluções líquidas que prometem limpar lentes de câmeras. Algumas dão certo, outras nem tanto. O ideal mesmo é utilizar soluções próprias para esse uso. 

Há quem diga que álcool isopropílico é ótimo para a limpeza da lente, mas sua evaporação é lenta, podendo causar manchas na lente da câmera. Soluções para limpar vídeos e óculos também são utilizadas por algumas pessoas a fim de remover as sujeiras, mas também não é o que aconselhamos.

Como dito, as soluções próprias para limpeza da lente das câmeras são as mais aconselhadas, podendo ser encontradas em lojas especializadas em equipamentos de fotografia. Além disso, recomendamos que utilize marcas conhecidas que fabricam materiais para câmera.

Tenha em mente que as soluções devem ser evitadas ao máximo. Só as utilize em último caso, quando sua lente estiver precisando mesmo de uma boa limpeza. As lentes das câmeras são bem sensíveis e limpar a lente com soluções líquidas, excessivamente, pode danificar e remover algumas camadas de proteção que já existem nela.

Pano para limpeza

Outro fator que cria discussão é sobre qual material usar para limpar a lente: lenços de papel, flanela, cotonete… São várias opções que encontramos por aí.

Aconselhamos utilizar um pano que não solte fiapos, similares aqueles que são usados para limpar óculos. Porém, eles também costumam soltar pequenos fiapos, então, procure panos recomendados para esse tipo de limpeza.

Também existe a opções de lenços de papel específicos para a limpeza da câmera. Há quem os recomende por não soltar fiapos, sendo o mais indicado na hora de limpar a lente. A limpeza deve ser feita sempre com muito cuidado, de maneira suave, para não arranhar a lente.

Caso a sujeira da lente da sua câmera não saia, leve-a em um local especializado em equipamentos fotográficos. Não utilize soluções líquidas mais fortes ou esfregue com força a lente da câmera. Isso poderá danificá-la definitivamente.

Essas foram algumas dicas sobre como limpar a lente da câmera. Se quiser saber mais sobre cuidados com seus equipamentos eletrônicos, siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, YouTube) e fique por dentro do assunto.

[uam_ad id=”965″]