Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Seja para registrar uma viagem em família, capturar momentos do cotidiano ou até para uma finalidade profissional, vale a pena investir numa câmera de qualidade. A câmera DSLR é normalmente um modelo mais robusto e mais indicado para quem já possui — ou deseja possuir — algum conhecimento sobre a arte da fotografia/filmagem. De maneira geral, existe um tipo de câmera para cada finalidade. Por isso, recomenda-se fazer uma pesquisa antes de realizar seu investimento.

Neste artigo você encontrará informações sobre a câmera DSLR e suas variedades. Venha conosco e entenda um pouco mais sobre esse equipamento capaz de lhe oferecer materiais de altíssima qualidade!

Entenda o que é, afinal, uma câmera DSLR

A sigla “DSLR” (Digital Single Lens Reflex) — em tradução livre “câmera digital de reflexo por uma lente” — indica que a imagem que passa pela lente é refletida diretamente para o visor (viewfinder), diferentemente das câmeras compactas, onde a imagem é capturada por um sensor e reproduzida na tela de LCD. Essa é uma característica que traz maior precisão na hora do clique, além de poupar a bateria da câmera.

Para entender mais, veja como ela funciona:

  • a luz do objeto ou paisagem mirada passa pela lente e chega ao espelho;

  • o espelho posicionado a um ângulo de 45° reflete a imagem verticalmente para cima, até um elemento denominado “pentaprisma”;

  • o pentaprisma então redireciona a imagem vertical para o visor;

  • ao clicar para tirar uma foto, o espelho sobe e a luz atravessa o obturador (que possui velocidade e abertura ajustáveis) atingindo o sensor;

  • depois da foto, o obturador se fecha e o espelho volta para a posição inicial, refletindo novamente a imagem para o visor.

Outra característica marcante nas câmeras DSLR é o fato de possuírem lentes intercambiáveis. Essas lentes podem ser divididas em dois grupos: zoom e fixas. A diferença básica entre elas é que as do primeiro tipo têm a possibilidade de variar a distância focal, afastando ou aproximando o objeto/paisagem na foto. 

Já as lentes fixas operam a uma distância focal invariável. Estas, porém, apresentam outras vantagens pois são mais leves, oferecem maior nitidez e normalmente possuem maior abertura do diafragma (permitindo maior entrada de luz).

Recomenda-se que seja feita uma pesquisa sobre os tipos de lentes, para então descobrir qual é o tipo que melhor atende suas necessidades — pois a variedade é enorme.

Informe-se sobre a garantia e o pós-venda

Como o produto em questão não é muito barato, é de grande importância que se pesquise sobre a opinião de quem já adquiriu a câmera que você está pensando em comprar. Busque também se informar sobre a garantia do produto — quanto tempo dura e o que ela cobre — e sobre a assistência técnica. Isso pode evitar grandes dores de cabeça!

Além disso, antigos consumidores podem esclarecer a você questões de funcionamento e durabilidade dos componentes. Quanto mais informação você obtiver antes de adquirir sua câmera DSLR, melhor. Nesse caso, ninguém perde por saber demais!

Conheça as câmeras básicas, intermediárias e avançadas

Tendo clareza sobre qual será o uso de sua câmera DSLR e do nível de conhecimento de quem a utilizará, conheça essas três grandes categorias:

DSLR básica

Ideal para iniciantes no mundo da fotografia. Capaz de tirar fotos com ótima nitidez e contraste, possui lentes intercambiáveis e oferece mais recursos que as câmeras compactas.

DSLR intermediária

São, normalmente, mais robustas que as câmeras básicas e também mais caras, porém são mais baratas que as profissionais. Ideais para quem já possui alguma afinidade com a fotografia mas não pretende investir numa profissional. Oferece qualidade e recursos a um preço relativamente acessível.

DSLR avançada

Essa é realmente recomendada para profissionais da área, tanto pelo preço — que pode chegar a 20 mil reais — quanto por sua complexidade. São câmeras que tiram o melhor proveito dos acessórios acoplados e oferecem um resultado realmente surpreendente.

Agora que você já sabe mais sobre os tipos de câmera DSLR, está um passo mais próximo de sua aquisição. Compreenda suas necessidades e conheça os produtos disponíveis.

Se você curtiu este post sobre a câmera DSLR, compartilhe em suas redes sociais para que a informação chegue a cada vez mais pessoas!

[uam_ad id=”966″]