Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, há diversos tipos de câmera fotográfica disponíveis no mercado, com opções que cabem em todos os bolsos e atendem um público bem variado. Os modelos mais modernos vão desde aqueles que estão nos celulares até as famosas câmeras profissionais, também conhecidas como câmeras DSLR. As diferenças entre eles são, principalmente, a qualidade da fotografia, o formato e o preço. 

Se você está interessado em investir em uma câmera, mas ainda não sabe qual é a melhor para você, não se preocupe! Continue a leitura e tire suas dúvidas antes de escolher o modelo mais indicado para atender às suas necessidades.

Compacta

As câmeras compactas ganharam o mercado no início do século XXI, quando as pessoas começaram a trocar suas versões analógicas por modelos digitais. Pequenas, fáceis de transportar, com baixo custo de investimento e qualidade de fotografia melhor do que as câmeras de celulares, elas chegam a ter em torno de 16 MP de resolução.

São indicadas para pessoas que gostam de tirar fotos para registrar momentos de viagens em família e aniversários, mas o fazem somente por hobby e sem muita frequência. Além disso, são fáceis de serem manuseadas, já que suas configurações são ajustadas automaticamente. 

Há câmeras desse modelo chamadas de “compactadas avançadas” que têm funções semelhantes às DSLR, podendo gravar em HD e apresentando bom desempenho em ambientes com baixa luminosidade. Seu valor de mercado, entretanto, é mais alto do que o das câmeras compactas tradicionais.

DSLR

As câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) geram fotos muito mais naturais, já que as imagens visualizadas no visor são reflexos dos espelhos internos da câmera daquilo que as lentes estão capturando.

Esse é o modelo mais difícil de transportar, uma vez que pesa em média 1 kg (sem contar as lentes removíveis). Além disso, suas funções bastante específicas restringem seu uso para quem realmente entende de fotografia, tendo estudado ou trabalhado na área.

O investimento para adquirir este aparelho é muito maior do que as câmeras citadas anteriormente. Portanto, é algo que precisa ser pensado com cautela.

Superzoom

Como o próprio nome sugere, são câmeras com um zoom mais potente. Elas são perfeitas para quem quer fotografar situações que não permitem uma boa aproximação, tais como observação de animais e esportes de corrida. Também há a possibilidade de alguns ajustes manuais, como ISO, velocidade e abertura. 

São mais limitadas do que as câmeras DSLR, pois suas lentes são fixas. Apesar disso, há adaptadores de lente, como olho de peixe, que conferem alguma versatilidade ao modelo. Porém, a qualidade da fotografia ainda é mais baixa do que a conseguida com máquinas profissionais.

As câmeras superzoom têm formato semelhante ao das versões DSLR, sendo apenas um pouco menores. Isso pode gerar algum incômodo durante o transporte, principalmente para quem não está acostumado a carregar equipamentos fotográficos.

Ainda assim, é uma ótima indicação para quem está querendo aprender a fotografar na prática. Há diversos modelos disponíveis no mercado, variando seus valores. Então, se o preço de uma superzoom estiver mais alto do que uma DSLR de entrada, vale repensar o investimento.

Câmera de ação

São câmeras projetadas especialmente para pessoas que praticam esportes ou viajam de forma aventureira e querem registrar esses momentos, sendo bem fáceis de serem carregadas. Elas gravam vídeos em até 200 fps, captam uma grande área pouco se movimentando e são resistentes a água, temperatura e altas pressões quando submersa.

O modelo mais conhecido desse tipo de câmera é a GoPro, porém há outras marcas no mercado. Os preços costumam ser mais acessíveis, variando de R$1.000,00 a R$ 2.400,00. 

Viu só quantos tipos de câmera fotográfica podem ser encontrados no mercado atualmente? Para saber qual é o melhor modelo para você, é importante ter em mente o valor que você pretende gastar nesse investimento, além de saber para qual função você quer ter uma câmera, seja por hobby ou para levar a fotografia como profissão.

Se você achou este conteúdo útil, que tal assinar a nossa newsletter? Com isso, você receberá mais dicas como essas, além de saber mais sobre equipamentos eletrônicos, como notebooks e smartphones, e como cuidar deles para que tenham uma boa durabilidade. 

 

[uam_ad id=”1159″]