Atualizado em 8 de outubro de 2021.
Tempo de leitura: 8 minutos

Uma dúvida bastante frequente entre os usuários de computadores portáteis é a sobre quando carregar a bateria do notebook. Manter o computador portátil conectado na tomada pode prejudicar a vida útil de sua bateria? É ideal esperar o componente descarregar por completo para reiniciar um ciclo de carga? Ou o melhor seria intercalar o aparelho ligado a fonte? 

Esses questionamentos levantam uma série de discussões e fazem com que as pessoas muitas vezes se confundam sobre o momento ideal para carregar a bateria do notebook e assim, consequentemente, podem acabar diminuindo o tempo de vida útil do item com práticas equivocadas.

Nesse texto, vamos procurar esclarecer as principais questões que envolvem esse assunto para que você tenha a segurança para usar seu aparelho da melhor maneira possível. 

OS CICLOS DE VIDA DE UMA BATERIA DE NOTEBOOK 

Para começar, é interessante falar um pouco a respeito dos ciclos de vida que uma bateria possui. Essas informações são importantes para que o usuário já saiba que o que esperar desse componente essencial para o funcionamento de um computador portátil.

Os ciclos são a representação de uma carga e descarga completa da bateria. Portanto, quando você está com a capacidade máxima e deixa sua bateria terminar, um ciclo de energia foi gasto nesse processo e assim, lentamente, o componente vai se desgastando ao longo do tempo.

Estima-se que as baterias convencionais possam ter entre 300 e 500 ciclos de energia. Esse número irá variar de acordo com as especificidades de cada componente e o modelo. Alguns baterias durarão, naturalmente, mais do que outras. Porém, é importante ressaltar também que o tempo de duração do item irá ser influenciado diretamente pela maneira que o usuário utiliza seu notebook. Por essa razão, existem uma série de recomendações que visam prolongar a vida útil da bateria.

QUANDO CARREGAR A BATERIA DO NOTEBOOK 

Antigamente, as baterias eram fabricadas com níquel. Este elemento químico exigia que os usuários consumissem 100% da capacidade de carga para depois recarregá-la. No entanto, esta recomendação nem sempre era seguida. Isso gerava o que chamamos “efeito memória” que, em outras palavras, também era o atestado de que a bateria estaria “viciada”.

Com o tempo, este material tornou-se obsoleto e fui substituto pelo lítio, presente nas baterias encontradas no mercado nos dias de hoje. Com uma composição diferente do níquel, uma das principais vantagens existente no lítio é a ausência do efeito memória, fazendo com que a bateria de notebook não fique “viciada”. 

Então, é sempre ideal manter alguma carga, utilizando a fonte de seu aparelho, para evitar o desligamento do circuito de proteção. As recargas parciais não causam danos e, na verdade, são até melhores do que as recargas completas. Além disso, o sistema dos notebooks é preparado para identificar o momento limite das cargas no aparelho, evitando assim qualquer tipo de sobrecarga. 

Podemos concluir que utilizar o computador portátil conectado na tomada, ao contrário do que muitos pensam, é benéfico ao seu notebook, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os responsáveis pela vida útil da bateria. Caso você use a máquina sem o carregador, o recomendado é que a recarga seja iniciada quando a bateria apresenta níveis medianos, como 20%, por exemplo. 

Leia também
Como fazer a bateria do notebook durar mais
Saiba identificar o modelo de sua bateria

POSSO USAR O NOTEBOOK SEM BATERIA?

Muitos usuários ficam na dúvida se utilizar o notebook sem a bateria é uma opção possível. A resposta é sim, é possível fazer uso do aparelho dessa maneira. Contudo, você deve lembrar de seguir algumas indicações para preservar sua bateria. A primeira delas é a remoção correta do componente. Ao remover a bateria do notebook, certifique-se de que deixou a carga em em até 60%. Isso se deve ao fato de existir uma placa que controla o sistema dentro da bateria, que acaba consumindo energia aos poucos para garantir o seu funcionamento.

Ao retirar a bateria, armazene o item em um pacote plástico anti-estático e lacre, para que a bateria não entre em contato com poeira. Guarde a bateria em um local com temperatura adequada e lembre-se: evite ficar sem usar sua bateria por mais de 15 dias.

A principal vantagem de adotar essa média é poupar a vida útil da bateria. Já a grande desvantagem é perder a proteção para o notebook, já que a bateria serve como um No-Break. Se acontecer algum tipo de oscilação de energia você ficará sem essa função. Além do mais, esquecer de utilizar sua bateria pode, a longo prazo, representar um prejuízo a sua vida útil

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAGEM NA BATERIA

Existem algumas medidas que podem ser adotadas para prolongar a vida útil da bateria de notebook. Entre elas, a mais importante talvez seja o processo de calibragem do componente. Basicamente, ele consiste em carregar e descarregar completamente a bateria de três a seis vezes consecutivas.

Para agilizar o processo, é possível tomar ações como desativar a função de bloqueio da tela, colocar o brilho no máximo e executar programas pesados simultaneamente. Ou então, sites que naturalmente consomem muita bateria, como os de streaming, por exemplo. Você poderá utilizar normalmente seu notebook nesse procedimento.

Calibrar a bateria do notebook é fundamental para equilibrar o nível de cada célula presente na estrutura do componente. Com a calibragem realizada corretamente, o usuário irá evitar em um primeiro momento problemas comuns como o desligamento repentino do aparelho e a pouca duração da carga da bateria.

Assim, essa medida se torna uma das principais aliadas que você tem na preservação desse item tão importante para o pleno funcionamento do seu computador portátil.

OUTRAS MEDIDAS PARA CONSERVAR A BATERIA

Além da calibragem da bateria, fundamental para a boa conservação do componente, existem alguns outros métodos simples e eficazes que vão te ajudar a aumentar a vida útil da bateria de seu notebook.

MANTENHA UMA ROTINA DE LIMPEZA NO NOTEBOOK

Muitos usuários ainda cometem o erro de não retirar a bateria e limpá-la. Então, para que sua bateria de notebook dure mais, crie uma rotina de limpeza da bateria com o restante do seu aparelho.

Com o laptop desligado e desconectado da tomada, retire a bateria e passe um pano limpo e umedecido com álcool isopropílico (não utilize o álcool comum). Caso tenha muita sujeira, além da bateria, passe também nos conectores para que seja mantida a boa condução de energia.

Tenha muito cuidado no procedimento de limpeza para não molhar e não deixar resíduos do pano. Observe atentamente se não ficaram fios presos aos conectores.

Um pano de microfibra é um bom aliado neste momento, já que ele não solta fiapos. Evite a utilização de panos de algodão. Caso você tenha uma boa habilidade com eletrônicos e decida abrir o equipamento, utilize pincéis secos e uma boa luva ou pulseira antiestática.

UTILIZE O APARELHO EM LOCAIS ADEQUADOS

Usar seu computador portátil sobre almofadas, travesseiros ou cobertores pode diminuir o tempo de vida útil da bateria. O motivo é que esses componentes rendem melhor em temperatura ambiente e, quando você coloca o aparelho sobre esses objetos, aquece o material, prejudicando a médio prazo o funcionamento da bateria.

O uso inadequado do notebook nesses locais pode, inclusive, contribuir para um estado de superaquecimento no aparelho, um dos incidentes mais prejudiciais a saúde do computador portátil. Preste muita atenção nisso.

CARREGAR A BATERIA CORRETAMENTE

É sempre ideal manter alguma carga de bateria, utilizando a fonte de seu aparelho, para evitar o desligamento do circuito de proteção. As recargas parciais não causam danos e, na verdade, são até melhores do que as recargas completas. Além disso, o sistema dos notebooks é preparado para identificar o momento limite das cargas no aparelho, evitando assim qualquer tipo de sobrecarga.

Podemos concluir que utilizar o computador portátil conectado na tomada, ao contrário do que muitos pensam, é benéfico ao seu notebook, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os responsáveis pela vida útil da bateria. Caso você use a máquina sem o carregador, o ideal é que a recarga seja iniciada quando a bateria apresenta níveis medianos, como 20%, por exemplo. 

AFINAL, É RUIM DEIXAR O NOTEBOOK NA TOMADA MESMO ESTANDO 100% CARREGADO?

Muitas pessoas tem dúvida a respeito dessa questão. Alguns usuários pensam que usar o notebook na tomada o tempo todo pode “viciar” a bateria, enquanto outros argumentam que essa método é a maneira mais indicada de manter o computador portátil. Na verdade, é o necessário é adotar um meio-termo. Não, a bateria não irá viciar se você deixar seu aparelho na tomada enquanto estiver utilizando, já que o sistema das baterias atuais possuem um software que permite o reconhecimento dos níveis de energia, evitando qualquer tipo de sobrecarga. Na verdade, essa é uma maneira bastante recomendada para os usuários.

No entanto, evite deixar seu aparelho na tomada quando não estiver utilizando. Isso representa um esforço desnecessário para a fonte do notebook e não conta com nenhum benefício especial que justifique a medida. Pelo contrário; notebooks ligados o tempo inteiro na tomada podem ser prejudiciais a saúde do carregador.

Não utilize qualquer bateria no seu notebook! As Baterias BestBattery® possuem certificações e qualidade superior comparadas as existentes no mercado. Nossas Baterias atendem e/ou excedem as especificações técnicas da Bateria original, por isso temos 14 meses de garantia, a maior do mercado!

ONDE ENCONTRAR BATERIA PARA SEU NOTEBOOK

Mesmo com todos os cuidados exercidos, em algum momento, inevitavelmente, sua bateria irá cumprir o tempo de vida útil programado e, de maneira progressiva, deixará de funcionar. Existem alguns sinais que indicarão que o momento de substituir o componente finalmente chegou. Após constatar que uma bateria nova deve ser adquirida, você deve buscas por locais confiáveis para realizar a compra.

A BB Baterias possui uma ampla linha de produtos para notebook, que incluem baterias, fontes, teclados, telas e outros itens. Estamos atuando há mais de uma década no segmento de peças para computadores portáteis, possuindo ampla credibilidade de mercado e entre os nossos clientes. Além disso, nossas baterias contam com garantia de 14 meses e nossos consultores realizam o melhor atendimento pós-venda.

Tudo isso para fornecer a você as melhores soluções para notebooks. Se você precisar de ajuda, nós da BB Baterias estaremos prontos para te auxiliar. Não hesite em nos procurar!