Atualizado em 9 de janeiro de 2023.
Tempo de leitura: 11 minutos

Sabemos que a bateria é um componente vital para o notebook. A presença dela no aparelho possibilita ao usuário levar a máquina para qualquer lugar e utilizar a vontade, enquanto o item tiver autonomia para funcionar. No entanto, muitas pessoas tem dúvidas a respeito de uma outra questão igualmente importante. Afinal, posso usar o notebook sem bateria? 

Nesse texto, vamos esclarecer essa e outras dúvidas relacionadas a esse tema, facilitando o seu entendimento sobre a bateria e suas peculiaridades em um notebook. 

A IMPORTÂNCIA DA BATERIA DO NOTEBOOK 

Na estrutura de um notebook, a bateria é o item responsável por armazenar e entregar a energia necessária para o funcionamento dos outros componentes presentes no aparelho. A medição de sua vida útil é feita através de ciclos, sendo que cada um corresponde a uma carga e descarga completa do aparelho. Geralmente, temos entre 300 e 500 ciclos de vida útil em uma bateria.

Como você já viu em nosso blog, a vida útil da bateria costuma ser influenciada pelos hábitos de consumo que os usuários exercem no computador portátil. Dessa forma, existem diversas recomendações e dicas com o intuito de fazer com que os ciclos de vida de uma bateria alcance a sua máxima capacidade. Como é o caso da calibragem da bateria, importantíssima para a saúde do componente.

Existem maneiras diferentes de utilizar o notebook. Você pode usar notebook sem bateria, com o componente ou manter o aparelho conectado a uma fonte de energia. Todas essas alternativas apresentam prós e contras, como mostraremos para você nos tópicos a seguir.

POSSO UTILIZAR MEU NOTEBOOK SEM BATERIA? 

Essa é uma pergunta que costuma ser frequentemente feita pelos usuários. Sim, utilizar o notebook sem a bateria integrada no equipamento é uma opção possível. Apesar disso, você deve lembrar de seguir algumas indicações para fazer com que esse processo seja feito de maneira adequada.

A primeira orientação diz respeito a remoção do componente. Para começar, primeiro deixe a bateria com carga de até um percentual igual ou próximo de 60%. Há uma placa que controla o sistema dentro da bateria, e trabalha consumindo energia aos poucos para garantir o funcionamento. Isso explica a necessidade da bateria possuir esse nível de energia.

Na sequência, desligue seu aparelho, feche o notebook e retire o computador da tomada, caso esteja conectado. Depois, você deve efetivamente retirar a bateria. Armazene o componente preferencialmente em um pacote plástico anti-estático e que possua lacre, permitindo que não haja contato com sujeira e outras impurezas. Guarde a bateria em um local que fique entre no mínimo 5ºC e máximo de 25ºC. Importante: não é recomendado passar mais de 15 dias sem utilizar a bateria no notebook. Fique atento a esse prazo para não prejudicar o componente.

OS PRÓS E CONTRAS AO UTILIZAR MEU NOTEBOOK SEM BATERIA

Como todo processo, existem prós e contras em relação a esse procedimento. Naturalmente, a principal vantagem em usar o notebook sem bateria é que, dessa forma, você está conservando seu componente e aumentando sua vida útil. Como a bateria não está sendo exigida, teoricamente não estará gastando seus ciclos de energia e, assim, irá apresentar maior tempo de duração para a bateria.  

Já em relação as desvantagens, podemos definir que não usar a bateria no aparelho é uma medida prejudicial ao notebook, já que a bateria serve como uma espécie de No-Break para o computador portátil. Uma outra desvantagem evidente é a perda da característica principal de um computador portátil: sua autonomia longe das tomadas. 

Leia também
Como fazer a bateria de seu notebook durar mais
Quando devo carregar a bateria do notebook?

QUANDO UTILIZAR O NOTEBOOK DIRETO NA TOMADA? 

Uma das principais questões em relação aos aparelhos de uso pessoal é: manter o notebook ligado na tomada o tempo todo pode afetar a bateria? Afinal, o que é melhor para o aparelho? Utilizar o notebook na tomada, fora dela ou usar o notebook sem bateria?

Existem muitas teorias espalhadas na internet sobre o uso das baterias do notebook . O que deve ou não ser feito, e como o componente deve ser utilizado. Uma das principais dúvidas entre os usuários é sobre a utilização da máquina diretamente na tomada. Esse ato apresenta prejuízo ao aparelho?

Respondendo objetivamente: é possível sim utilizar o notebook diretamente na tomada, sem acarretar em prejuízo algum para o aparelho.

Atualmente os notebooks fabricados possuem um dispositivo que controla o armazenamento de energia, o qual desativa o carregamento da bateria quando ela chega ao nível 100% de carga, evitando danos na bateria e possibilitando a energia do carregador ir direto para o notebook. É esse método que evita que as baterias “viciem”, por exemplo.

Ou seja, ao completar a carga da bateria, o dispositivo detectará que o processo de carregamento está concluído e irá redirecionar a energia da fonte diretamente ao notebook, sem acionar a bateria. Você pode identificar isso por meio dos LEDs de carga de bateria que trocam de cor ou se a apagam para indicar que a carga está completa.

UTILIZANDO O NOTEBOOK NA TOMADA: COM OU SEM BATERIA?

Afinal, ao utilizar o notebook na tomada, é preciso deixar o componente, ou o ideal é usar o notebook sem bateria? Na verdade, as duas opções podem ser consideradas. O mais recomendável, porém, é manter a bateria no notebook, pois ela oferece uma série de vantagens ao aparelho. Em um episódio de falta de luz, por exemplo, ter a bateria no notebook permitirá ao usuário não perder o que está sendo realizado.

Além disso, é preciso considerar que nem todas as baterias são iguais. As de polímero de lítio, por exemplo, possuem formato mais fino, dificultando a remoção do componente, especialmente entre usuários sem tanto conhecimento técnico. Por isso, você pode manter sua bateria e realizar a calibragem a cada três meses, contribuindo para a saúde do item.

Se for usar o notebook sem bateria, lembre-se de não deixar o componente fora da máquina por um período maior do que 15 dias.

É BOM DESCARREGAR A BATERIA DO NOTEBOOK POR COMPLETO?

Respondendo de maneira objetiva: não. Muitos usuários pensam que o ideal é descarregar a bateria por completo para depois poder recarregar o componente por completo novamente. Na verdade, essa prática pode ser prejudicial ao seu aparelho e à bateria, pois faz com que a vida útil diminua com o tempo. Tudo tem a ver com o ciclo de vida da bateria.

De forma resumida, podemos afirmar que todas as baterias de dispositivos eletrônicos possuem um ciclo de vida próprio. Eles irão variar, é claro, de acordo com cada aparelho, a partir das particularidades de cada componente.

Esses ciclos são caracterizados pela recarga e descarga completa de energia. Nos notebooks, em média, a duração total desses ciclos está entre 300 e 500, dependendo do modelo da bateria. Isso irá resultar em aproximadamente 3 anos de vida útil do componente. Portanto, ao permitir que o notebook descarregue para ser carregado novamente, você estará contribuindo no processo de acelerar o desgaste de sua bateria, por estar

É importante salientar, também, que a vida útil da bateria é fortemente influenciada pelos hábitos de consumos que os usuários possuem. Dessa maneira, existem diversas recomendações para que os ciclos de vida de uma bateria alcance a sua máxima capacidade no que diz respeito a sua vida útil. 

Evite deixar que sua bateria atinja níveis muito baixos de energia.

QUANDO CARREGAR A BATERIA DO NOTEBOOK 

Para responder esse questionamento, é importante conhecer brevemente a história das baterias e sua composição, e como isso afetem em seu desempenho. Antigamente, as baterias eram fabricadas com níquel. Este elemento químico exigia que os usuários consumissem 100% da capacidade de carga para depois recarregá-la. No entanto, esta recomendação nem sempre era seguida. Isso gerava o que chamamos “efeito memória” que, em outras palavras, também era o atestado de que a bateria estaria “viciada”.

Com o tempo, este material tornou-se obsoleto e fui substituto pelo lítio, presente nas baterias encontradas no mercado nos dias de hoje. Com uma composição diferente do níquel, uma das principais vantagens existente no lítio é a ausência do efeito memória, fazendo com que a bateria de notebook não fique “viciada”. 

Então, é sempre ideal manter alguma carga, utilizando a fonte de seu aparelho, para evitar o desligamento do circuito de proteção. As recargas parciais não causam danos e, na verdade, são até melhores do que as recargas completas. Além disso, o sistema dos notebooks é preparado para identificar o momento limite das cargas no aparelho, evitando assim qualquer tipo de sobrecarga. 

Podemos concluir que utilizar o computador portátil conectado na tomada, ao contrário do que muitos pensam, é benéfico ao seu notebook, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os responsáveis pela vida útil da bateria. Caso você use a máquina sem o carregador, o recomendado é que a recarga seja iniciada quando a bateria apresenta níveis medianos, como 20%, por exemplo. 

COMO CUIDAR DA BATERIA DO NOTEBOOK

Existem alguns processos bastante simples que poderão ser utilizados seu notebook visando uma melhor performance de sua bateria. Eles irão ajudar o componente a durar mais e devem ser seguidas a risca, para que a chance de sucesso nos procedimentos seja maior.

CALIBRE A BATERIA DO NOTEBOOK

Talvez o procedimento mais importante de todos, o processo de calibragem do notebook é o ato de descarga e carga completa da bateria por três vezes consecutivas. Ele é bastante simples e prático, e pode ser feito por qualquer um, sem necessidade de grande conhecimento técnico. Ele é bastante importante para o para equalizar o nível de energia de cada uma das células que fazem parte a estrutura da bateria.  Dessa maneira, você estará deixando sua bateria mais saudável, otimizando o desempenho do componente a médio prazo e longo prazo.

Para agilizar o processo, você pode colocar em prática ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Lembrando que sempre ao adquirir um novo produto é necessário realizar a calibragem do notebook. 

REDUZA O BRILHO DA TELA

Essa pode ser a recomendação mais simples, mas será bastante útil. Se você estiver precisando economizar energia, o indicado é reduzir a iluminação da tela até um nível apenas suficiente para você enxergar o que está fazendo. Cada notebook tem seus próprios atalhos e teclas específicas para fazer isso, mas é possível alterar essa configuração também por meio do sistema Windows.

DIMINUA A RESOLUÇÃO

Quanto maior a resolução da tela, mais pixels ela precisa processar por vez e, com isso, mais energia ela gasta. Se você estiver simplesmente digitando um texto, a resolução Full HD não vai fazer diferença. Dessa maneira, caso precise economizar bateria, é possível ganhar algum tempo de autonomia apenas diminuindo a resolução da tela. Para fazer isso, clique com o botão direito na área de trabalho, selecione “Configurações de exibição”, depois “Configurações de vídeo avançadas” e, então, escolha a resolução.

NÃO DEIXE ABERTO MUITOS PROGRAMAS SIMULTANEAMENTE

De forma geral, abrir muitos programas ao mesmo tempo faz com que o computador trabalhe mais e, consequentemente, gaste mais bateria. Isso é especialmente ruim quando você possui pouca memória RAM. Quando a RAM fica lotada, o aparelho passa a utilizar o processador para troca entre arquivos de programas diferentes, o que faz com que o consumo de energia aumente mais ainda. Além de ser melhor para a sua produtividade, realizar uma tarefa por vez irá fazer sua bateria do notebook durar mais.

UTILIZE APLICATIVOS MAIS SIMPLES SEMPRE QUE POSSÍVEL

Programas mais pesados irão gastar mais bateria, se comparado a programas mais leves. Substituí-los por alternativas mais simples pode ser uma boa opção para fazer a bateria de seu notebook durar mais. Como exemplo: se você quiser fazer anotações simples, procure utilizar o Bloco de Notas do Windows em vez do Microsoft Word, sempre que for possível.

DESCONECTE O WIRELESS E PERIFÉRICOS

Desligue o Wi-Fi e o Bluetooth quando não estiver utilizando. Esses dois recursos se utilizam da energia da bateria para procurar redes disponíveis e dispositivos e, portanto, mantê-los ligados é mais uma maneira de desperdiçar energia da bateria. 

Leia também
Como escolher a bateria do notebook?
Quando devo carregar a bateria do notebook

QUANDO SUBSTITUIR A BATERIA DO NOTEBOOK

Assim como outros componentes que estão presentes no computador portátil, a bateria também irá, em algum momento, dar sinais de desgaste. Em certas ocasiões, esses sinais serão bastante claros o suficientes para que o usuário perceba que a vida útil da bateria está finalmente chegando ao fim. 

Alguns sinais são: bateria desliga repentinamente, dura menos do que anteriormente e também quando o Sistema Operacional avisa que o nível de bateria está baixo, informando que é necessário conectar o aparelho a uma rede de energia para que ele possa continuar sendo utilizado. Em todos esses casos, é preciso pensar seriamente em substituir o componente por outro modelo.

O primeiro ponto ao respondermos essa questão é: o usuário precisa ter clareza que a melhor bateria para notebook é aquela que é compatível com o modelo da máquina e adquirida a partir de lojas e empresas confiaveis.

Não existe uma bateria universal capaz de atender todos os modelos existentes de notebook. Assim, se você respeitar esses dois critérios fundamentais (adquirir um modelo compatível em locais confiáveis), com certeza terá uma bateria que desempenha um bom trabalho junto a seu aparelho. 

COMO DESCOBRIR O MODELO COMPATÍVEL PARA MEU NOTEBOOK

Inicialmente, é importante que seja feita a identificação da bateria do aparelho, pois muitos proprietários de notebook ainda encontram algumas dificuldades para identificar o modelo de suas baterias. Isso, em muitos casos, acaba levando ao erro na hora da compra e, consequentemente, a não utilização da bateria no aparelho, devido a falta de compatibilidade.

A forma mais fácil de identificar a bateria do seu computador portátil é através do part number. O part number é uma espécie de CPF da bateria, responsável por levar ao usuário a confirmar se aquela bateria específica é compatível com o notebook. 

Também existem outras formas menos utilizadas para identificar a bateria. Como exemplos, podemos citar a verificação da voltagem e da amperagem desses componentes. 

ONDE ENCONTRAR BATERIA PARA NOTEBOOK

A partir do momento em que você constata a necessidade da reposição de sua bateria, devem ser levados em consideração alguns critérios para identificar um local adequado e de confiança para realizar a compra de um novo produto, seja o modelo da sua bateria interna ou externa. Empresas que possuem uma marca própria, as maiores garantias e um atendimento pós-venda diferenciado certamente estão no topo entre os locais mais indicados para adquirir uma nova bateria.

BB Baterias atende a todos esses requisitos. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontestecladostelas e outros acessórios. Uma empresa reconhecida por sua eficácia, qualidade e seriedade.

Você poderá fazer a escolha de sua nova bateria em nosso site. Lá, você encontrará uma ampla variedade de modelos, das principais marcas do mercado. Temos certeza que você irá achar a melhor bateria interna ou externa para o seu notebook, com as melhores condições de pagamento, 14 meses de garantia e com um serviço de atendimento ao cliente diferenciado. Estamos esperando por você!

Nesse post, você descobriu se é possível usar o notebook sem a bateria. Para mais dicas e conteúdos exclusivos como esse, e tudo sobre o universo dos notebook, se inscreva em nosso canal no Youtube. Por lá, temos dicas, tutoriais e curiosidades para que você posso usufruir de seu computador portátil da melhor forma.