Atualizado em 4 de julho de 2022.
Tempo de leitura: 12 minutos

Uma das principais questões em relação aos aparelhos de uso pessoal é: manter o notebook ligado na tomada o tempo todo pode afetar a bateria? Afinal, o que é melhor para o aparelho?

Existem muitas teorias sobre o uso das baterias do notebook . O que pode ou não ser feito e o que pode ou não prejudicar e diminuir a vida útil dela são as mais frequentes.

Sim, você pode usar o notebook ligado na tomada, mas não é tão simples quanto parece. Confira os detalhes de como fazer isso corretamente:

Você conhece os ciclos da bateria de um notebook?

Para começar, é interessante falar um pouco a respeito dos ciclos de vida que uma bateria possui. Essas informações são importantes para que o usuário já saiba que o que esperar desse componente essencial para o funcionamento de um computador portátil.

Os ciclos são a representação de uma carga e descarga completa da bateria. Portanto, quando você está com a capacidade máxima e deixa sua bateria terminar, um ciclo de energia foi gasto nesse processo e assim, lentamente, o componente vai se desgastando ao longo do tempo.

Estima-se que as baterias convencionais possam ter entre 300 e 500 ciclos de energia. Esse número irá variar de acordo com as especificidades de cada componente e o modelo. Alguns baterias durarão, naturalmente, mais do que outras. Porém, é importante ressaltar também que o tempo de duração do item irá ser influenciado diretamente pela maneira que o usuário utiliza seu notebook. Por essa razão, existem uma série de recomendações que visam prolongar a vida útil da bateria

O efeito memória na bateria

O termo “bateria viciada” está diretamente associado ao que chamamos de efeito memória. Esse efeito podia ser sentido especialmente nas baterias de níquel cadmio, material usado para a fabricação das antigas baterias para notebook. Essas fontes de energia possuíam o efeito chamado de memória, pois não tinham o total controle sobre a carga e descarga do componente.

Esse efeito fazia com que a bateria “memorizasse” um valor de carga de maneira equivocada, caso o carregamento da bateria fosse interrompido antes de ser finalizado. Repetindo o processo várias vezes, a placa controladora se acostumava a receber somente uma porcentagem parcial de sua carga total, o que acabava deixando a bateria “viciada”.

Hoje, as baterias dos nossos notebooks não viciam porque são de íon lítio, tipo de bateria que não apresentam esse efeito, já que foram programadas para reconhecer se o componente já carregou o suficiente para preencher seus níveis de energia. As baterias possuem esses sistemas inteligentes de identificação,

Quando você recarrega a bateria do seu notebook, a bateria vai se desgastando com o tempo. Porém, os módulos de energia têm um número de ciclos de carregamento e, à medida que muitos ciclos são realizados, a bateria vai “envelhecendo”. Com o desgaste gradual dos ciclos, a bateria vai lentamente perdendo seu tempo de vida útil.

Para preservar a saúde de sua bateria, evite deixar a carga em níveis inferiores a 20%. Outro dica importante para manter a melhor performance do componente é evitar ligar e desligar o notebook muitas vezes durante o dia. Para momentos em que o notebook estiver ocioso, o recomendável é utilizar o modo de suspensão, que economiza bateria e ainda mantém seus aplicativos e programas abertos.

Qual a vida útil da bateria do notebook?

Essa é uma pergunta que certamente é dúvida de muitos usuários. A vida útil de uma bateria pode variar, e sofrer influência através de uma série de fatores. Via de regra, a média do tempo de duração da vida útil de uma bateria de notebook é 3 a 5 anos. No entanto, a vida útil pode variar de acordo com o modelo do notebook e a maneira com que o usuário utiliza o componente. Podemos afirmar, assim, que algumas baterias duram mais e outras menos, dependendo da conservação e também da qualidade do material. Por isso, evite comprar baterias de procedência duvidosa e tenha em mente que a conservação do componente é um procedimento fundamental.

É também importante relembrar que as baterias de notebook possuem ciclos de vida que determinam seu funcionamento. Nesse sentido, como vimos no tópico logo acima, é importante ter a consciência da duração de cada ciclo para saber a hora correta de trocar a bateria de seu aparelho.

É correto utilizar o notebook com ou sem bateria?

Ambas as maneiras podem ser utilizadas.

Os modelos mais atuais de notebook possuem um sistema inteligente que identifica o nível de carga na bateria. Ele  passa a utilizar a energia direto da fonte quando ela chega a 100% de carga, no entanto é preciso verificar se o seu aparelho tem este sistema.

Se você prefere utilizar seu notebook ligado na tomada, deixando-o sempre conectado a sua fonte de alimentação, é recomendado que se retire a bateria. Assim, possibilita que ela tenha uma vida útil mais extensa, visto que seu uso e seus ciclos são poupados.

O lado ruim de não utilizá-la é que a mesma funciona como um NoBreak do notebook em casos de quedas ou oscilações de energia. Somente com a fonte de alimentação em uma possível queda de luz, seu aparelho se desligará automaticamente. Neste caso, pode haver danos no dispositivo e perda documentos que estavam abertos.

Deixar a bateria parada por muito tempo não é recomendado. Colocá-la em uso pelo menos a cada 15 dias, garante uma melhor eficiência e maior tempo de duração.

Leia também
Veja como testar a bateria do notebook
O que são os ciclos da bateria do notebook

Preciso retirar a bateria do carregador quando a carga está 100%?

Objetivamente, a resposta é não. Isso porque deixar ligado o notebook na tomada não prejudica a autonomia de bateria, pois os sistemas de energia dos notebooks atuais conseguem constatar quando o aparelho já conta com carga suficiente. Em outras palavras, o próprio notebook “corta” o carregamento quando a carga chega a 100%, sendo alimentado diretamente pela corrente elétrica.

Ou seja, as baterias não são “sobrecarregadas”, continuando a receber energia quando estão cheias e ainda alimentando os outros componentes. Portanto, não há problema em utilizar a bateria junto a sua fonte de notebook, mesmo quando o nível da bateria atinge seu percentual mais alto.

Zerar a bateria estraga?

Se você deixar sua bateria chegar ao nível mínimo de carga, estará prejudicando o componente pois tecnicamente, baterias de lítio sofrem com níveis baixos de carga. Evite expor sua bateria a esse tipo de situação.

Quando o sistema operacional informa que o computador precisa ser conectado em uma tomada pois a bateria está sem carga, na verdade, a bateria ainda armazena uma quantidade mínima de energia para manter a máquina operando. Se você deixar a bateria descarregada e mais ainda, guardada por um longo período de tempo, essa carga mínima de funcionamento pode correr o risco de acabar. Se isso acontecer, a bateria acelera o seu nível de desgaste e começa a utilizar mais seus ciclos de energia, o que ocasionará em menos tempo de vida útil.

Dicas para conservar a sua bateria 

Existem diversas recomendações e dicas que podem ajudar a conservar a vida útil da bateria de seu notebook. A principal delas é, sem dúvida, a calibragem da bateria do notebook. O processo de calibragem do notebook consiste na descarga e carga completa da bateria por três vezes. O processo é extremamente simples e prático, e pode ser feito por qualquer pessoa. Ele é particularmente importante para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável e otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

Para agilizar o processo, você pode colocar em prática ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo, executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Lembrando que sempre ao adquirir um novo produto é necessário realizar a calibragem do notebook.

Outras medidas 

Existem várias outras recomendações para conservar o componente, tornando sua vida útil maior. Entre elas, algumas das principais são: diminuir o brilho da tela e da resolução, não deixar muitos programas abertos simultaneamente, desconectar wireless e periféricos e fechar aplicativos secundários no sistema operacional.

Entre as dicas relacionadas ao manuseio e cuidado externo do aparelho, indicamos que o usuário não utilize a máquina sob almofadas e travesseiros ou sobre o colo, pois, dessa forma, o aparelho corre o risco de superaquecer, prejudicando diretamente a bateria.

Quando substituir a sua bateria

Mesmo se levarmos as dicas a respeito da conservação da bateria ao pé da letra, em algum momento o componente irá, inevitavelmente, esgotar sua capacidade por completo. Existem alguns indícios que podem mostrar ao usuário que esse momento está próximo de acontecer. Como, por exemplo, quando a carga da bateria esgota rapidamente. Ou, então, com avisos que próprio notebook nos dá. As mensagens variam de acordo com o modelo e sistema operacional instalado. Alguns podem, por exemplo, apresentar a mensagem logo ao iniciar a máquina, informando que é necessário se conectar a uma rede de energia para funcionar.

Outros indícios incluem o desligamento repentino do equipamento e problemas relacionados ao uso de baterias de baixa qualidade. Essas baterias não irão apresentar o desempenho recomendado e, dessa forma, não são indicadas ao usuário que deseja um componente eficiente e durável.

Se o seu aparelho apresenta algum desses sintomas, pode significar que chegou a hora de substituir o componente.

Como descartar a bateria corretamente

Para não causar danos ao meio ambiente, o correto é fazer o descarte desse tipo do lixo eletrônico em locais especificos para esse tipo de processo. A primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com o fabricante de seu notebook e verificar qual a política de descarte que eles possuem. Caso a marca não tenha, é possível recorrer a empresas que fazem esse serviço, dando a garantia de que não haverá danos ambientais. A disponibilidade varia conforme a região.

Independentemente da solução encontrada, é importante ter em mente que é fundamental realizar o descarte correto do componente. Por se tratar de um item com composição de elementos químicos, é necessário ter o cuidado para não manter a bateria junto ao lixo comum, com o risco de prejudicar o meio-ambiente.

Como descobrir o modelo de sua bateria de notebook

Para efetuar a compora o modelo correto para seu computador portátil. é importante que seja feita a identificação da bateria do aparelho, pois muitos proprietários de notebook ainda encontram algumas dificuldades para identificar o modelo de suas baterias. Isso, em muitos casos, acaba levando ao erro na hora da compra e, consequentemente, a não utilização da bateria no aparelho, devido a falta de compatibilidade.

A forma mais fácil de identificar a bateria do seu computador portátil é através do part number. O part number é uma espécie de CPF da bateria, responsável por levar ao usuário a confirmar se aquela bateria específica é compatível com o notebook. Para encontrar o part number da bateria, o usuário deve retirar a “tampa” do equipamento que conserva a bateria.

Após isso, você deve procurar por um conjunto de número e letras que está inserido na bateria. Esse código pode ser disponibilizado em uma etiqueta ou, então, estar reproduzido diretamente no produto. Antes dos números e letras, você deverá encontrar o identificador a partir de definições como Model, P/N, Type, entre outras. Todos esses termos estão se referindo ao part number da bateria. Com o número de série anotado, você estará apto a escolher um modelo de bateria compatível para seu aparelho.

Também existem outras formas menos utilizadas para identificar a bateria. Como exemplos, podemos citar a verificação da voltagem e da amperagem desses componentes. 

Baterias padrão x baterias de alta capacidade

Muitos usuários se perguntam qual a diferença entre as chamadas baterias “padrão” em comparação as chamadas baterias de alta capacidade, e se realmente existe uma grande distância de desempenho entre elas.

Basicamente, podemos dizer que as baterias de 4 a 6 células são consideradas as “baterias padrão”, enquanto que a partir de 8 células as baterias são consideradas como de “alta capacidade” ou “longa duração”. A principal diferença entre elas está justamente no formato, que acaba fazendo com que as baterias a partir de 8 células tenham uma maior capacidade de retenção de energia, fazendo com que a autonomia do componente seja maior (assim como o tamanho da bateria.)

Não existe um número exato, mas geralmente as baterias de alto padrão oferecem entre uma e duas horas a mais de duração da bateria, em comparação direta com os modelos tradicionais. Portanto, uma boa opção para os usuários que prezam pela autonomia e pelo uso do aparelho mais tempo longe das tomadas.

Quanto custa uma bateria de notebook?

Alguns elementos irão afetar decisivamente o preço da bateria. É o caso do modelo do componente, da capacidade da bateria, da qualidade do produto e também de qual aparelho portátil estamos falando. Notebooks mais modernos e sofisticados terão, naturalmente, valores mais elevados. Na contramão, as linhas de uso doméstico (os chamados notebooks convencionais)  estarão à venda por preços mais acessíveis. 

Quando falamos das principais marcas de notebook, podemos considerar uma faixa de preço adequada algo em torno de R$ 100 a R$ 400, com algumas variações para cima ou para baixo dentro dessa margem de valores. Tudo isso irá depender de cada modelo de bateria.

É sempre importante também ter cuidado com valores muito abaixo dos que em média estão presentes no mercado: geralmente, produtos que possuem preços muito pequenos irão trazer prejuízos a seu notebook, já que se tratam de itens de baixa qualidade. Procure comprar a bateria de seu notebook em lojas especializadas e que possuem credibilidade.

Bateria Bestbattery x outras marcas

Assim como existem vários modelos diferentes, muitas também são as opções para realizar a aquisição do novo produto. Você pode optar por produtos mais baratos, com garantia curta ou inexistente ou, então, escolher modelos de garantia comprovada, de empresas consolidadas e com longa experiência nesse tipo de comércio.

O que deve ser considerado pelo usuário segue o mesmo critério para todas os tipos de bateria: é necessário respeitar as especificações técnicas do produto. A partir desses dados, é fundamental para o usuário optar por modelos de empresas que apresentam as melhores condições. Abaixo, temos alguns dos diferencias das baterias BestBattery em relação a outras baterias disponíveis no mercado:.

Onde comprar bateria para notebook

A partir do momento em que você constata a necessidade da reposição de sua bateria, devem ser levados em consideração alguns critérios para identificar um local adequado e de confiança para realizar a compra de um novo produto. Empresas que possuem uma marca própria, as maiores garantias e um atendimento pós-venda diferenciado certamente estão no topo entre os locais mais indicados para adquirir uma nova bateria.

BB Baterias atende a todos esses requisitos. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontestecladostelas e outros acessórios. Uma empresa que é reconhecida pela sua eficácia, qualidade e seriedade.

Você poderá fazer a escolha de sua nova bateria em nosso site. Lá, você encontrará uma ampla variedade de modelos, das principais marcas do mercado. Temos certeza que você irá achar a melhor bateria para o seu notebook, com as melhores condições de pagamento, 14 meses de garantia e com um serviço de atendimento ao cliente diferenciado. Estamos esperando por você!